• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Knitter

Como manter registo das alterações de IP de uma máquina com Xubuntu?

1 mensagem neste tópico

Boas,

Embora o título remeta para Xubuntu, penso que o problema, e solução, se aplicarão a qualquer linux.

Tenho uma máquina com o Xubuntu instalado que à qual pretendo aceder por SSH, no entanto a máquina pertence a uma rede bloqueado por um proxy, é uma máquina de uma rede interna, e o seu IP não pode ser estático, é atribuído por DHCP. Mesmo que o IP se mantenha igual durante bastante tempo, eventualmente sofre alterações. O meu problema é: como saber o IP dessa máquina para que, quando precisar de trabalhar nela não tenha de ir à sala onde está e verificar o IP, sendo que por vezes não posso entrar na sala onde está a máquina.

Sei que poderia usar um qualquer serviço de DNS dinâmico mas será que se aplica? Não posso abrir qualquer porta, logo um serviço desse tipo terá, obrigatóriamente de usar HTTP pela porta que o proxy permite.

Pensei em criar um script que me enviasse um mail caso o IP seja alterado, mas como saber se isso acontece? Onde posso saber que esse evento aconteceu?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora