• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedrotuga

Mais uma razão ( a única e suficiente ) pela qual eu nao gosta da microsoft

74 mensagens neste tópico

Na minha faculdade, há muito que era prática corrente, se não o é ainda, usar software pago. O software instalado em computadores de uso publico como por exemplo nos laboratórios didáticos, está todo licenciado gastando a faculdade quantias astronómicas para manter as licenças. Mas isto é só a ponta do véu. Na verdade, os alunos dos últimos anos, envolvidos nos seus projectos de final de licenciatura ou estágio na sua grande maioria usam software pago, sendo que em 99% dos casos este é obtido por vias alternativas e as devidas licenças não são pagas. Isto era assim até há uns meses atrás, ninguem se importava muito com isso pelo simples facto de ser conveninete a uma empresa de software proprietário contar com engenheiros ocm experiencia de utilização dos seus produtos.

Pessoalmente sempre achei isso uma grande idiotice, pois andei a pagar propinas para ter condições de excelencia ( que  nunca tive ) e não para o bill gaitas se encher de dinheiro e vir agora feito cagão armar-se em bom samaritano. Para alem disso o software microsoft em termos gerais, para um engenheiro é uma grande bosta: não é compatível com nada, não segue nenhuns standards, está cheio de bugs, é pouco configurável, e por aí adiante.

Por ter esta opinião tomei iniciativa e desenvolvi o meu projecto usando 100% livre de tecnologias microsoft e de software pago.

Há coisa de meio ano atrás começaram a ouvir-se uns rumores que outras universidade tinham sido punidas com multas astronómicas pois andavam aí inspeções de software.

O meu departamento parecia a feira dos ciganos quando lá aparece a policia. Tudo em alvoroço, pessoal a carregar computadores para casa para lhe tirar tod o software, outros a formatar discos, um caos. Eu segui com o meu trabalho muito descansadinho e aproveitei para mandar umas bocas.  ;)

Coberta de florzinhas, e com o cuzinho a cheirar a água de colónia aparece agora a microsoft com um programa para disponibilizar aos estudantes das universidades software de desenvolvimento de forma gratuita.

Podem por aágua de colónia que quiserem, isto para mim trasanda a desonestidade.

Andaram os meus pais a esfolar para eu poder estudar e esses gajos sempre tentaram ganhar o máximo que podiam sem se preocupar com qualquer questão social. As universidades na penúria e eles sempre de mão estendida para receber o deles. Quando se aparceberam que andava pessoal a escapar-se ao pagamento, misteriosamente aparece a fiscalização, e logo por coincidencia no final de um ano lectivo.

Agora que muitos aprenderam à força e seguiram por outro caminho aparecem armados em bonzinhos a tentar impinjir os seus produtos como sempre o fizeram.

Não quero utilizar linguagem mais directa ainda pois sou moderador aqui do p@p. Mas que fique bem claro que reprovo este tipo de atitude hipócrita e desonesta e que me sinto ofendido com esta situação de panelinha entre as universidades e a microsoft em que os únicos prejudicados são os alunos.

O objectivo da microsoft nunca foi criar produtos de qualidade, ódios e amores à parte, software microsoft para fins profissionais é uma velente sucata.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tirando de parte o facto de poderes ter ou não razão. Se o teu curso é de informática ou afins, ter opiniões assim tão vincadas não é bom.

Quanto mais não seja por se ter de trabalhar com eles.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não se ganha 56 mil milhões de dólares sendo honesto...

Nem mais. Basicamente é isso.

Tirando de parte o facto de poderes ter ou não razão. Se o teu curso é de informática ou afins, ter opiniões assim tão vincadas não é bom.

Quanto mais não seja por se ter de trabalhar com eles.

Eu posso perfeitamente trabalhar em tecnologias microsoft. Penso que há bem melhor que estas, mas n vou perder o meu direito à opiniao por causa disso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu posso perfeitamente trabalhar em tecnologias microsoft. Penso que há bem melhor que estas, mas n vou perder o meu direito à opiniao por causa disso.

Nem eu estava a dizer que não podias. Eu acho é que radicalismos não são úteis em caso algum.

Eu utilizo no meu dia-a-dia o máximo de tecnologias Open Source, mas isso não significa que não existam situações onde a Microsoft faça algo que tem uma melhor relação qualidade-preço.

E quer queiramos quer não, muito do que temos hoje a nível de TI deve-se as práticas (mais ou menos correctas) da MS.

Edit:

Para evitar confusões, quando me refiro a relação qualidade-preço, refiro-me ao software em geral, no caso de "software para engenharias" concordo que seja mais complexo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então se tu fores tentar vender um produto teu a alguem, e esse alguem deu-te milhoes por ele, a culpa é tua de o teres vendido ?

A Microsoft, como outra empresa qualquer, tenta vender o seu peixe. Se há alguem que é culpado nisto sao as universidades.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Coberta de florzinhas, e com o cuzinho a cheirar a água de colónia aparece agora a microsoft com um programa para disponibilizar aos estudantes das universidades software de desenvolvimento de forma gratuita.

Os bastardos... facilitarem acesso a software. Não se faz....

Se isso foi feito para que as pessoas (estudantes nesse caso) fiquem a desenvolver software na plataforma deles?? Quase de certeza.

Mais uma vez... Uma empresa a tentar com que o seu produto seja usado pelos futuros utilizadores de computadores.. Os bastardos!!  :rant_01:

Isso é como por exemplo alguém arranjar os canais da tv cabo por métodos que não os convencionais.. haver fiscalização e então o pessoal começar a trocar para a tvtel e a tv cabo ao ver que perde mercado baixar os preços e até fazer algumas ofertas especiais, e queixarem-se por a tv cabo ter feito isso.

Quando um produto começa a ser menos usado seja que empresa for ou seja que produto for eles vão baixar preços, fazer ofertas, publicidade qualquer coisa para fazer com que as pessoas voltem a usar o produto deles. Acontece com tudo, carros, bebidas, ISP's, telemóveis (aqui vê-se mesmo muito só falta oferecê-los nos cereais). Isso é desonesto? Não.. é o mercado normal.

Se eu tiver uma empresa e por alguma razão os meus produtos começarem a perder terreno, eu vou baixar preços, fazer campanha, fazer ofertas para tentar cativar de novo os utilizadores. Se alguém arranjasse os meus produtos de uma forma que não a mais legal também seria a favor a fiscalização desses mesmos produtos.

Queixarem-se que os preços são muito altos... ou que os produtos tem problemas, isso é uma coisa (o que na verdade acho que em muitos produtos M$ são) isso é algo que tem de ser analisado por quem gere os mercados. Agora queixarem-se porque o acesso a esses produtos é facilitado pela empresa que os produz parece-me um pouco estranho. Ou se queixam por uma coisa ou por outra não podem queixar-se de ambas e manter a coêrencia.

Se acham que a dependência das faculdades de produtos microsoft é má.. isso também já é outra coisa. Eles fazem pelo produto deles as faculdades é que tem que avaliar os prós e os contras. O facto da microsoft não respeitar certos standards é outro assunto, mais um contra para as faculdades avaliarem.

Eu por exemplo uso o code::blocks para programar, pela simples razão de que suporta mais compiladores e gosto mais do ambiente. A microsoft para ajudar a combater um pouco a mudança que muitas pessoas fizeram para sistemas open source soltou as edições express. O que tenho eu a dizer? "Oh maravilha!!!", bom ou mau (o software) é uma alternativa grátis que eu posso ter em mente. Que por acaso, para mim pelo menos, até é bastante bom embora programe tudo em code::blocks já usei várias vezes a edição express para fazer alguns debugs mais complexos. Inda bem que a M$ libertou uma ferramenta grátis que me ajuda no meu trabalho. Se mais tarde resolver usar a edição paga é porque achei que valia a pena (o que não deverá acontecer pelo seu elevado preço).

PS.: Desculpem o sarcasmo lá em cima mas achei que era uma maneira simples de explicar o meu ponto de vista, não pretendi ser ofensivo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pedrotuga, a Microsoft não tem culpa da estupidez das universidades em investir num software pior ou melhor (não interessa), quando existem alternativas grátis. Na minha opinião esse dinheiro estava mais bem empregue no desenvolvimento desses sistemas, e não estou só a falar de Linux, mas também de ReactOS (para quem não sabe é uma implementação de código aberto dum sistema operativo compatível com Microsoft Windows), FreeBSD, Minix, etc...

merlin.3000 gostei do teu ponto de vista, já tive várias discussões aqui no fórum por causa deste tema, e como já disse, se eu tivesse uma empresa, provavelmente faria o mesmo que a Microsoft, tentaria vender ao máximo o meu produto, não têm culpa que os governos e as universidades continuem a gastar dinheiro nos produtos deles, mas isto por vezes também deve ser mais complexo do que parece à primeira vista.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ora bem, para quem não sabe as empresas existem para acrescentar um contribuito à sociedade sendo o lucro a sua forma de sobrevivência. Este sistema de comercio liberal que foi adoptado pela esmagadora maioria dos países acolheu o conceito de empresa supostamente para issso. Se o principal objectivo da empresa é o lucro e o acrescento que dão à sociedade não passa de um encargo para esta então não deviam existir, e se os politicos fossem honestos e fizessem o que diziam, e o que este modelo económico-social defende não deviam deixar existir empresas com esta característica.

Desculpem-me falar assim, mas se não entendem o que eu escrevi acima leiam umas coisas sobre capitalismo neo-liberal. É que já estou farto de respostas do tipo:

"A empresa existe para dar lucro e não para prestar serviçoes"

ou

"todas as empresas fazem isso"

ou ainda

"se tivesses uma empresa..."

De uma vez por todas, essas afirmação são falsas, por isso agradecia que não as fizessem mais neste tópico, pois ele não foi criado para discutir isso, até porque estes conceitos estão bem estudados e documentados. De resto, sem querer ofender ninguem, ao fazerem afirmações dessas podem até ficar mal vistos pois estão a caír numa falácia recorrente que pode ser confundida com ignorancia.

Culpar as universidades... claro que culpo a panelinha, mas se vos entendi bem.

O ladrão que me roubouo carro não tem culpa nenhuma, a culpa é do policia que não estava lá...

??? expliquem-me isso melhor que eu nao percebi.

Então se tu fores tentar vender um produto teu a alguem, e esse alguem deu-te milhoes por ele, a culpa é tua de o teres vendido ?

Sou, por não o vender a um preço justo, foi por isso que se liberalizou o mercado, para os preços se poderem autoregularizarem com mais dinamica para evitar desajustes. De resto monopólio, especulação e assambarcamento são proíbidos e punidos por lei.

Os bastardos... facilitarem acesso a software. Não se faz....

Facilitam? "Só em situações em que nós temos algo a ganhar" Eu não considero isso grande facilidade de acesso.  Principalmente tendo em conta o enquadramento que fiz no primeiro post. Nunca se preocuparam senão agora... coincidencia das coincidencias a seguir aquela onda de rusgas.

Querem apaijar a microsoft, na boa, eu já perdi dois meses de trabalho porque quis dar uma chance às tecnologias microsoft, devia confiar mais na minha inteligencia e nao na estupidez alheia que me contagiou. Serviu-me para ver com maior detalhe a falte de qualidade dos produtos microsoft.

Se devemos muito à microsoft, quanto a mim esta só encrava o desenvolvimento, tudo o que fazem é copiar ideia, implementar uma coisa parecida mas toda mal feita e impinji-la às grandes massas.

Foi o que sempre fizeram copiar ( e mal ) software.

Já que cá estamos, se tirarmos o ASP.net alguem me diz alguma coisa nova que a microsoft tenha trazido ao mundo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Já que cá estamos, se tirarmos o ASP.net alguem me diz alguma coisa nova que a microsoft tenha trazido ao mundo?

A infelicidade na informática... o mundo era tão bom sem eles.... ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma empresa é para prestar um contributo, um serviço sim.. mas em troca de algo. Uma empresa é a ampliação de um negócio. Um negócio tem como objectivo o lucro. Qualquer empresa hoje em dia fornece um serviço sim senhor com maior ou menor qualidade, mas em troca de algo (e assim deve ser). Agora existe quem tente maximizar esse lucro, podemos acusá-los de má fé? Provavelmente. Isso não quer dizer que não sigam as leis do mercado. Aliás supostamente existem agências do governo que dizem se os preços tão mal ou bem (tal como aquela ameaça feita pela UE à microsoft de que tem que baixar os preços das ferramentas de desenvolvimento em windows para os seus concorrentes).

Se o principal objectivo da empresa é o lucro e o acrescento que dão à sociedade não passa de um encargo para esta então não deviam existir.

Eu, pelo menos, felizmente vivo num país livre. Em que desde que não tenha uma situação de monopólio sou livre escolher os objectivos da minha empresa, se eu quiser lucro ao máximo sou livre do o fazer (agora se o produto que eu forneço não tiver ao nível dos outros esse objectivo provavelmente não vai pelo melhor caminho). A microsoft tem essa situação e é por isso que a UE anda em cima deles.

Ninguém aqui disse que as empresas estavam só preocupadas com o lucro (que eu tenho lido pelo menos), o que foi dito é que também se preocupam com isso. A PT manteu a corda o mais esticado possível neste país até virem as clix e afins, aí teve que diminuir os preços senão perdia clientes. O que achas disto? São hipócritas? O que eles fizeram foi tentar manter clientes, lucro sim mas provavelmente senão o fizessem com as outras empresas a baixarem cada vez mais com a concorrência entre si, ficava sem eles. Os mercados gerem-se normalmente a eles próprios desde queexista controlo sobre os monopólios.

Aquilo do ladrão não percebi onde leste isso. É que nisto tudo (além dos preços.. e dos standards..e isto na minha opinião) a Microsoft não fez nada de mal. Forneceu um serviço as pessoas compraram-no perdeu clientes, fez algo acerca disso. É a lei normal do mercado. E aqui não há culpa de nada para ninguém, a não ser para quem acha que algo está mal feito. Eu pessoalmente acho que podiam ter poupado dinheiro mas se eles querem por software microsoft eu já sabia disso quando escolhi a minha faculdade e mesmo assim fui para lá. Se achar que eles tão a fazer mal queixo-me á faculdade, não vou culpar a empresa que prestou o serviço pedido a preços que são conhecidos de todos.

Isso do preço justo aí em baixo tou contigo. Mas tal como tu, votei neste governo, que por sua vez na união europeia ajudou a construir a comissão que gere isso dos preços. O que aconteceu foi que demos a um grupo de pessoas a responsabilidade de tratar das coisas por nós. Só nos resta esperar que façam um bom trabalho.

A parte do facilitar bem isso é como já disse, as coisas só mudam quando à concorrência. Foi o que aconteceu. Isso é que é o auto-ajuste dos preços. As empresas não baixam os preços porque acham que é mais justo. Baixam porque tem essa necessidade. É assim que os mercados se auto regulam. O problema com a microsoft é que eles tem força para se aguentar mesmo com preços altos, mais altos do que outra empresa conseguiria. Mas a união europeia está a dar-lhes em cima e espero que as coisas melhorem.

A parte da qualidade ou não do software não é relevante.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é só o ASP.NET, é a tecnologia .NET toda ela.

Mas há mais: o Windows por exemplo. Imagina que só havia MS-DOS... achas que os computadores pessoais se espalhavam da maneira que se espalharam? Acho que aqui a Microsoft prestou um enorme serviço à sociedade. Ok, podes dizer que a Xerox já tinha feito algo parecido, mas pegou no mercado? Não, e por alguma razão foi...

Outro: O Visual Studio. Ok, foi desenvolvido para suportar a tecnologia deles, mas não conheço nenhum IDE tão poderoso. Deixa o eclipse a anos-luz.

Quanto à questão dos preços serem elevados e a qualidade não ser boa... sinceramente acho que não tens razão, porque isso funciona assim em todos os mercados. Por exemplo, o meu pai é agricultor e vende no MARL. Se a procura é grande, vendem-se produtos de péssima qualidade por preços astronómicos (exemplo que já vi acontecer: feijão verde que eu não comia nem que me pagassem, a 10€ o quilo, ou seja, que ia ser vendido ao consumidor, no mínimo a 15€) , se a procura é baixa, vendem-se produtos de óptima qualidade por preços miseráveis. Isto é o que acontece com a Microsoft, a procura é alta, portanto... eles não fazem mais do que rentabilizar o seu negócio e penso que estão no seu direito. Há alternativas, se as pessoas (ou neste caso as universidades) quiserem que as usem.

Quanto às universidades gastarem o dinheiro das propinas em licenças, ponto número 1: existem preços especiais para organizações e estabelecimentos de ensino, ponto número 2: não sei em que faculdade andas, mas na minha (IST) o software Microsoft ou pelo menos parte dele é oferecido pela própria, que tanto quanto sei até oferece material informático ao abrigo de certos acordos. Com as workstations da Sun acontece a mesma coisa.

Tinha mais coisas para dizer, mas ia repetir o que o merlin3000 disse, portanto fico por aqui.

PS. pedrotuga: é óbvio que não é nada pessoal, nem muito menos estou aqui para defender a Microsoft, mas acho que por vezes as pessoas aproveitam tudo para fazer crítica fácil à Microsoft e ninguém vê o que eles fazem de bom.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quer queiramos, quer não muito por culpa da microsoft é que hoje quase todas as pessoas tem um computador, se não existisse Windows, possivelmente nem os sistemas Unix existiam tão desenvolvidos. E eu sou apologista do Open-Source e utilizo muito Linux

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Mas há mais: o Windows por exemplo. Imagina que só havia MS-DOS
Aquilo do ladrão não percebi onde leste isso. É que nisto tudo (além dos preços.. e dos standards..e isto na minha opinião) a Microsoft não fez nada de mal.

Cá estão duas afirmações completamente falsas.

Por acaso o windows foi "gamado". A microsoft violou uma patente ( um sistema operativo de janelas ) e foi a tribunal e inclusive perdeu o caso. Teve que pagar uma indemnização mas o dinheiro que tinha feito com esse crime ( cometido, provado e julgado ) era mais do que suficiente para esse pagamento. Por outras palavras, o crime tendo em conta a lei norte americana compensou.

Por ter implementado o seu SO numa arquitectura aberta e isso ser uma melhor opção em termos de mercado não estou a ver onde é que isso lhes garante o mérito. No fim de contas um crime, por muito genial que seja é um crime.

Saco, o visual studio, para nao variar é outra cópia, do borland, mais uma vez mal feita.

Eu formei-me na universidade de coimbra, e não quero estar aqui a espingardear para todo o lado, mas tenho plena consciencia que o IST, é muito melhor gerido e bate muito mais o pé perante interesses externos do que este pesado corpo com uma inercia gigantesca que é a uc. É natural que não apontes o dedo a tanta coisa, o técnico é na minha opiniao a escola de referencia de engenharia.

Merlin:Sabes em que partido votei? Lol, tou na brinca, percebi e até concordo, temos um governo eleito democraticamente temos que o deixar governar que é para isso que este lá foi posto pelos eleitores. Mas a democracia vai alem do voto, começando na discussão, que é o que estamos a fazer :)

Mas tocaste no ponto essencial, tu achas que não está nada mal, mas eu acho que está. Na minha opiniao,sucessivos governos de portugal abriram completamente a porta ao capitalismo selvagem do pior em vez de por o desenvolvimento em primeiro lugar.

A microsoft é um exemplo peremptório, por que raio apoiar tantas iniciativas ligadas à microsoft que acarretam custos elevados a medio prazo em vez de incentivar o uso de tecnologias abertas e gratuitas aproveitando o conhecimento made in portugal? Olhem o exemplo do brasil por exemplo, está a tornar-se uma potencia em engenharia de software àcusta de uma boa estratégia de utilização de software gratuito.

Outra que me deixa fulo, só para dar o exemplo de coisas que estão mal:

Então abre-se o mercado das telecomunicações, permitindo que a PT quase fosse despedaçada e extinta, e depois, após a entrada de tantas operadoras de telecomunicações, quero por ADSL em casa dos meus pais e não tenho alternativa senão usar a rede da PT?

Se a o belmiro tivesse comprado a PT grande parte do territorio nacianal ia ter que voltar ao dial up.

Se era para abrir o mercado então as operadoras tinham que garantir cobertura superior a 99% do território. Assim é obvio que o sistema fica prevertido e não chegamos a lado nenhum.

Podia estar aqui a noite toda mas esta mensagem já vai longa...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quer queiramos, quer não muito por culpa da microsoft é que hoje quase todas as pessoas tem um computador, se não existisse Windows, possivelmente nem os sistemas Unix existiam tão desenvolvidos. E eu sou apologista do Open-Source e utilizo muito Linux

Epa... porque é que dizes isso?

A internet é toda ela baseada nos sistemas unix anteriores à microsoft e a empresa que lançou o PC ( primeiro suporte para o windows ) , A IBM, é um gigante ainda hoje e um dos concorrentes da microsoft.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aliás supostamente existem agências do governo que dizem se os preços tão mal ou bem...

quanto ao existir, acho que não há dúvidas, agora funcionar é que se ficam mesmo pelo "supostamente"...

Ninguém aqui disse que as empresas estavam só preocupadas com o lucro (que eu tenho lido pelo menos), o que foi dito é que também se preocupam com isso. A PT manteu a corda o mais esticado possível neste país até virem as clix e afins, aí teve que diminuir os preços senão perdia clientes. O que achas disto? São hipócritas?

sim, do meu ponto de vista são hipócritas.

ainda há pouco tempo li um comentário acerca da FNAC, que, há uns anos atrás, arrasou com a concorrência e agora que é quase monopolista amentou os preço. achas isto bem?

relativamente à m$, também já li que ela não recuperou os investimentos que fez na XBox, isto é, vendeu a um preço inferior ao justo para tentar ganhar cota de mercado aos concorrente. desta forma pode levar os concorrentes à falência e depois, aproveitar uma situações de monopólio, para praticar preços abusivos.

são pequenos pormenores como este que fazem com que as leis do mercado nem sempre funcionem.

Aquilo do ladrão não percebi onde leste isso. É que nisto tudo (além dos preços.. e dos standards..e isto na minha opinião) a Microsoft não fez nada de mal.

excluindo tirar partido da estúpida lei de direitos de propriedade intelectual americana (que lhe permite fazer o que quer das empresas mais pequenas), não deve ter feito mais nada de mal. já para não falar de disponibilizar as informações necessárias para desenvolver software perfeitamente integrado no windows apenas aos "amigos" (facto que lhe tem valido o processo por parte da UE... que a m$ teima em não cumprir).

se estivesse na lei que era permitido roubar e se toda a gente roubasse, eu não ia passar a achar o roubo uma prática aceitável por causa disso. no caso do roubo podem-me dizer que isso não vai acontecer, mas já acontece (e irá acontecer em breve) com o aborto. da mesma forma, mesmo que aquilo que a m$ faz seja legal e que quase todas as empresas façam o mesmo, não faz com que considere isso aceitável, nem faz com que deixe de lutar contra isso.

Não é só o ASP.NET, é a tecnologia .NET toda ela.

não conheço a plataforma .Net, mas com o Java já não tínhamos muito do que o .Net tem?

a diferença entre a Sun e a m$, é que a Sun desenvolve soluções multiplataforma e não procura "agarrar" as pessoas a um SO. mais um aspecto que mostra que a m$ não faz nada de mal.

Mas há mais: o Windows por exemplo. Imagina que só havia MS-DOS... achas que os computadores pessoais se espalhavam da maneira que se espalharam? Acho que aqui a Microsoft prestou um enorme serviço à sociedade. Ok, podes dizer que a Xerox já tinha feito algo parecido, mas pegou no mercado? Não, e por alguma razão foi...

deves-te estar a esquecer (e não só tu) que o MacOS é anterior ao windows (aliás, a m$ copiou, e continua a copiar, o MacOS).

Outro: O Visual Studio. Ok, foi desenvolvido para suportar a tecnologia deles, mas não conheço nenhum IDE tão poderoso. Deixa o eclipse a anos-luz.

será que para desenvolver em Java é melhor do que o Eclipse? (nunca o usei, não sei se é ou não, mas dúvido... para trabalhar com Java+AspectJ posso-te garantir que não é).

e se calhar para Objective-C, Carbon, Cocoa, etc. também não há nada melhor do que o X-Code.

se calhar repeti algumas coisa que o pedrotuga já tinha referido, mas pronto...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu sinceramente ainda não percebi o que esta aqui em causa... não lis os posts todos, mas li o inical, e não consigo preceber o que é que estas a criticar na microsoft. Pois eu não tenho razões de queixa da microsoft na universidade que ando... até estou contente por ter n software deles à pala...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ora bem, eu também não gosto nada das políticas da Microsoft. Alias actualmente deles só uso o Windows e o Visual Studio porque me obrigam :)

No que toca a eclipse VS Visual Studio discordo totalmente do que disseram... A meu ver o eclipse bate o VS em praticamente tudo :cheesygrin:

No que toca à importância da Microsoft para o mundo, sei que eles "vingaram" usando políticas menos correctas mas o que é certo é que evoluíram o mercado. Como foi dito já na altura existiam sistemas Unix e o Mac OS, no entanto, como sabemos quantos mais concorrentes melhor :)

Por fim, acho que a tendência futura é existir tanta diversidade de software e SO's que linguagens como o Java irão prevalecer! (e mais hão-de aparecer)

---

Eu ando no IST e como foi falado nele dão-nos várias cadeiras onde querem mesmo que usemos o Linux e é por isso que quase todos os computadores do IST tem linux. No entanto, ultimamente tem havido a infelicidade de nos obrigarem a usar Windows e determinados programas... A meu ver o futuro está em aplicações que seguem a filosofia do Java porque cada vez há mais coisas e não há-de tardar que o Windows irá sofrer dos problemas que o IE7 sofre nos dias de hoje.

No que toca aos pc's do IST eles também têm Windows mas geralmente porque alguns dos professores nunca viram outro SO à frente e e então exigem trabalhos em/para Windows...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pedrotuga: Eu sei que o Microsoft roubou o sistema de janelas. Aliás, a pioneira neste campo até foi a Xerox, no entanto foi o Windows que pegou de estaca, porquê? Concerteza que não foi por ser pior que o que já havia. Se fosse apenas uma má cópia, então porque é que as pessoas preferiram o Windows?

Rui Carlos: Não percebeste o que eu queria dizer... O ponto onde queria chegar é que a Microsoft não só inventou a plataforma .NET (ou copiou do java, se preferires...) como também desenvolveu (ou copiou, mais uma vez...) um IDE que apesar de não ser muito bom (eu diria mesmo que é péssimo) a nível de desempenho, já que é pesadíssimo, pelo menos excelente a fazer aquilo para que foi desenvolvido. A SUN não fez o mesmo em relação ao java.

A SUN preocupou-se em fazer o java multi-plataforma porque se fizesse só para o Solaris estavam condenados. A Microsoft aproveitou o seu quase-monopólio para fazer o .NET só para Windows e depois fez o Visual Studio para convencer mais alguns a mudar para o seu sistema operativo. Pode ser um pouco imoral... mas é negócio, acho que não os podemos criticar, porque voltamos ao que já disse anteriormente sobre o MARL.

será que para desenvolver em Java é melhor do que o Eclipse? (nunca o usei, não sei se é ou não, mas dúvido... para trabalhar com Java+AspectJ posso-te garantir que não é).

e se calhar para Objective-C, Carbon, Cocoa, etc. também não há nada melhor do que o X-Code.

Nunca usei nenhuma dessas tecnologias que referes mas aqui a questão é que para o Visual Studio é excelente para trabalhar com .NET (afinal foi para isso que foi concebido).

Não sei se já o usaste, mas o VS não só faz todas as inicializações sozinho como por exemplo, se quiseres meter um controlo basta arrastar da barra de ferramentas e colocar no sitio onde queres, depois clicas em cima e tens ao lado todos os eventos associados a esse controlo, clicas duas vezes no evento e o VS cria uma função associada ao evento. Isto o Eclipse não faz... pelo menos a versão base...

Isto pode não ser grande vantagem se se tratar de programas de linha de comandos... mas ainda assim o VS também tem uma vantagem em relação ao Eclipse: o AutoComplete do Visual Studio tem uma explicação detalhada de todos os métodos e respectivos argumentos e valor de retorno, bem como das propriedades de cada objecto. Para programadores experientes pode não fazer grande diferença, mas para quem se está a iniciar dá uma jeitaça (falo por mim).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se fosse apenas uma má cópia, então porque é que as pessoas preferiram o Windows?

Cuidado com essas afirmações. As pessoas não escolhem. Escolher implica saber as alternativas, estar consciente da escolha etc etc (se quiserem saber mais vão a um livro de FIL). As pessoas (não estou a falar de nichos) compram e usam o "default".

Adivinha que SO é que vem quase sempre com os computadores...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga: Eu sei que o Microsoft roubou o sistema de janelas. Aliás, a pioneira neste campo até foi a Xerox, no entanto foi o Windows que pegou de estaca, porquê? Concerteza que não foi por ser pior que o que já havia. Se fosse apenas uma má cópia, então porque é que as pessoas preferiram o Windows?

O que pegou de estaca foi o PC, que foi lançado pela IBM, o windows basicamente foi por arrastao. Os mac eram arquitecturas fechadas sendo a aple responsavel pelo produto final, enquanto que para um pc começaram a aparecer fabricates de componentes por todo o lado.

Basicamente, a aple tinha uma tecnologia completa, bem idealizada e protegida por lei. O que a microsoft fez foi basicamente encontrar um nicho de mercado e cagar para a lei.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tal como já foi referido, a m$ só está como está por razões históricas e erros estratégicos da IBM. durante muito tempo o equipamentos da Apple eram superiores aos pc da IBM, mas faltava-lhes nome, pois na IBM todos confiavam, enquanto que nas máquinas da Apple, que eram feitas numa garagem, ninguém via garantias de qualidade.

Nunca usei nenhuma dessas tecnologias que referes mas aqui a questão é que para o Visual Studio é excelente para trabalhar com .NET (afinal foi para isso que foi concebido).

claro, e o X-Code foi concebido para desenvolver software para mac e nisso deve ser o melhor que há, o que não faz do X-Code o melhor IDE do mundo. não estou a ver por que razão vamos comparar as funcionalidades de um IDE apenas para trabalhar com .Net.

a vantagem do Eclipse é que é bom para trabalhar em várias tecnologias/linguagens (e em particular é o melhor para algumas desenvolvidas por elementos da equipa do Eclipse). como já referi não uso VS, mas sei convém nõ esquecer que o Eclipse tem extensões para tudo e mais alguma coisa, por isso não sei se existem assim muitos aspectos em que o VS supere o Eclipse.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto pode não ser grande vantagem se se tratar de programas de linha de comandos... mas ainda assim o VS também tem uma vantagem em relação ao Eclipse: o AutoComplete do Visual Studio tem uma explicação detalhada de todos os métodos e respectivos argumentos e valor de retorno, bem como das propriedades de cada objecto. Para programadores experientes pode não fazer grande diferença, mas para quem se está a iniciar dá uma jeitaça (falo por mim).

O Eclipse tb tem o auto complete com a descrição :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso não sabia dessa cena do sistema de janelas. Mas a minha ideia não era por aí, porque eu sei que eles já fizeram várias cenas contra a lei e já tiveram uns quantos processos por causa disso. Mas no caso específico da tua faculdade (que era o que me estava a referir) não fizeram nada de mal.

lol calma aí eu não acho que está tudo bem. Não acho mal o que a microsoft fez neste caso, até acho muito bem. Agora (não conhecendo os factos todos) em casos de preços abusivos como acho que acontece muito, o governo ou outra instituição de cariz público deviam-se impor, e tentar não ceder a menos que a alternativa fosse nula, o que não é o caso. Favorecer software aberto, ou fechado para mim não me faz diferença, desde que seja bom. Agora apoio o favorecimento do resultado de conhecimento "made in Portugal".

OFFTOPIC:

Isso da PT, do meu ponto vista, foi muito mal planeado desde inicio pois todas as outras operadoras eram dependentes da PT, o que o governo nunca devia ter feito era vender as linhas de cobre à PT, se elas tivessem na mão de uma agência tipo anacom, a igualdade seria garantia e de certeza que já tinhamos melhores preços do que temos actualmente, embora espero que agora com a tele2 com os serviços que tem a coisa melhore um pouco.

Rui Carlos o que aconteceu com a xbox não foi tentar levar as empresas à falência, a concorrente directa era a sony e eles não vão á falência só porque a microsoft lhes tira mercado a um produto. O que aconteceu foi que a xbox trazia bastante hardware superior e iria ficar muito caro para o utilizador comum e a m$ como era o "newcomer" viu-se obrigado a baixar os preços abaixo do custo de produção (não o preço justo, porque isso é tão ambíguo que nem vale a pena ir por aí). Não é incomum, até pelo contrário muitas empresas metem produtos no mercado e mais tarde devido à falta de interesse têm de baixar os preços abaixo do custo de produção só para se livrarem dos stocks. O pessoal da M$ como outras companhias (incluindo a sony) não são burros nenhuns, e estudaram o mercado e a única hipótese de garantir um cota de tamanho razoável e que lhes garantia espaço de evolução foi essa. Não é errado, é o mercado normal (e não estou a dizer que não é errado porque é normal estou a dizer porque acho que não é nada de mal). A sony está a fazer exactamente o mesmo agora, e porquê? Querem levar a M$ à falência? não me parece. A sony está na situação de "regresso do filho pródigo" ou algo do estilo; a M$ conseguiu grande parte do mercado e a sony ainda se imaginava em cima de um pedestal. Agora tem que recuperar clientes o mal é que a PS3 fica cara a fazer, por isso é que mesmo com o preço alto que tem é abaixo do custo de produção. O que interessa neste momento à sony é assegurar o mercado que ainda tem (que é ainda é o maior das 3 grandes das consolas) e recuperar algum do perdido. Se o vão conseguir não sei. Se estão a fazer algo de errado. Não!

Quanto ás faculdades, nos trabalhos que tenho tido para fazer tenho tido a escolha de  o fazer como me der na telha. Só se pede que seja compatível com o gcc. De resto podes fazê-lo em linux, windows.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora