• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

SoulOnFire

E XAML?? E WPF??

17 mensagens neste tópico

Boas a todos??

Então e XAML ninguém fala  ou discute?

Será que ainda ninguém usa?

Ou será que é tão fácil/simples que não existem duvidas??

Eu faço parte de uma equipa que já desenvolvemos em XAML há algum tempo, não muito cerca de 2 meses (2 meses num projecto a sério), e gostava de ver aqui no forum a falar/discutir sobre isso!

Para começar basta instalar a Framework 3.0

http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyId=10CC340B-F857-4A14-83F5-25634C3BF043&displaylang=en

Instalar Extensions para o Visual Studio

http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyId=F54F5537-CC86-4BF5-AE44-F5A1E805680D&displaylang=en

Para começarem a ter uma ideia podem ir dando uma vista de olhos no meu blog http://wpfpt.wordpress.com/ ou no blog de um amigo http://wpfbox.wordpress.com/

Espero que comecem a programar em XAML visto que é bastante simples e agradável!!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pessoalmente não sei se vale a pena começar (actualmente) a usar xaml.

embora o software fique visualmente mais apelativo, exige muito da maquina onde está a correr.

conclusão *** paga-se um preço muito alto para ter um software mais apelativo visualmente.

/ing

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não posso dizer que em parte não tenhas razão...

Mas tb te posso dizer que aqui trabalhamos com CITRIX (Terminais não PCs) (deves sabes o k é) e porta-se muito melhor do que com o actual .net framework 2.0, sem flicks nem stressa com os graficos :thumbsup:

Digamos que o pior de tudo é a memoria, apesar de um projecto como o que estou, que já é uma solução com cerca de 90 projectos ;), gasta em média 70-90MB de memória!!

Agora contrariando-te um bocadinho... o WPF ta construido de uma forma inteligente ou seja s tiveres muitas animações por exemplo ele perante a capacidade do pc em causa ele corta frames e tenta manter a mesma performance!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O SkinCrafter é q é... ui ui... até o ministro ficou fan! Lol.. Hehe...

Devias escrever um artigo pra nossa revista com alguns exemplos de XAML e codigo fonte... e aplicaçoes pra PDA? Tb podias falar não???

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O SkinCrafter é q é... ui ui... até o ministro ficou fan! Lol.. Hehe...

Devias escrever um artigo pra nossa revista com alguns exemplos de XAML e codigo fonte... e aplicaçoes pra PDA? Tb podias falar não???

Olha ele ;)

Não sejas assim mau!!

:)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mau eu??? Nah...

Olha agora fora de tangas... devias em pensar em enriquecer a nossa comunidade, escrevendo um artigo sobre o XAML e o WPF.

Que dizes?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso eu já trabalho com WPF no meu local de trabalho vai pra um ano (sim começamos com as betas! ;)). WPF traz várias vantagens, uma delas como ja foi referida é o facto de se ajustar à capacidade da máquina em que está a correr, mas também com boas praticas de programação é facil ajustar o nosso codigo aos 3 níveis de hardware, fazendo assim com que não haja qualquer sofrimento por parte da performance. Uma das outras vantagens é o sistema de Binding de dados e de templates de dados, é tão simples agora fazer bind de qualquer coisa para um objecto e depois customizar como apareçe essa informação que nem dá pra acreditar! O trabalho em WinForms é demasiado complexo e demorado pra conseguir obter algo relativamente perto do que podemos fazer com WPF... nem dá pra comparar. é uma questão de conheçer a tecnologia. Ao que tenho visto a maior parte dos programadores vêm esta tecnologia como uma forma de colocar as coisas + bonitas sem qualquer outro tipo de vantagem, a verdade não é esta. WPF traz muitas vantagens que não saltam à vista, é preciso estudar a tecnologia e conheçer um bocado antes de começar a implementar para se ter a verdadeira noção do trabalho que se poupa mesmo na lógica da aplicação, quase tudo é automatizado. :) (uf!)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal, não me levem a mal, mas os utilizadores de tecnologias microsoft têm tendencia para esquecer que há vida para elm da microsoft.

Tambem não vejo aqui quase ninguem a falar de GTK por exemplo. "Framework 3.0" queres dizer: "Microsoft .NET framework 3.0"

A microsoft não é inventora de uma tecnologia chamada "framework" no entanto abusa da palavra como de resto já o fez com várias outras palavras ( internet, sql, server, etc )

Pessoalmente acho que o .NET é a joia da coroa da microsoft, ainda assim penso que é um erro ficar agarrada às tecnologias microsoft.

Quanto ao XAML, como sempre lá está o foco no imediatismo e no aspecto. É uma tecnologia com a qual não tenho nenhum contacto, mas ou muito me engano ou é uma solução que desenrasca bem para umas brincadeiritas e pronto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pedrotuga, desculpa lá, mas tu ves alguem a dizer Microsoft Windows ? Que eu saiba "Windows" tb nao foi "inventada" pela Microsoft. Acho q dá para perceber a ideia ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pedrotuga, desculpa lá, mas tu ves alguem a dizer Microsoft Windows ? Que eu saiba "Windows" tb nao foi "inventada" pela Microsoft. Acho q dá para perceber a ideia ;)

Yaps :) entendo perfeitamente :thumbsup:

So chamei à atenção pois pareceu-me que se estava a confundir esta tecnologia com uma feature da framework .net  da microsoft.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal, não me levem a mal, mas os utilizadores de tecnologias microsoft têm tendencia para esquecer que há vida para elm da microsoft.

Tambem não vejo aqui quase ninguem a falar de GTK por exemplo. "Framework 3.0" queres dizer: "Microsoft .NET framework 3.0"

A microsoft não é inventora de uma tecnologia chamada "framework" no entanto abusa da palavra como de resto já o fez com várias outras palavras ( internet, sql, server, etc )

Pessoalmente acho que o .NET é a joia da coroa da microsoft, ainda assim penso que é um erro ficar agarrada às tecnologias microsoft.

Quanto ao XAML, como sempre lá está o foco no imediatismo e no aspecto. É uma tecnologia com a qual não tenho nenhum contacto, mas ou muito me engano ou é uma solução que desenrasca bem para umas brincadeiritas e pronto.

Yaps :) entendo perfeitamente :)

So chamei à atenção pois pareceu-me que se estava a confundir esta tecnologia com uma feature da framework .net  da microsoft.

Mas até parece que ofendi alguém... minha nossa... apenas coloquei uma questão!!!

E apenas questionei porque acho que é uma linguagem a ter em conta :thumbsup:

E se achas que é só para brincadeiras... olha que estou num projecto na área da Saúde.. e n me parece que seja para brincar....

Mas acredito que se o nível de exigência n for grande... n necessitamos disso para nada... agora s tens que fazer um programa, simples e apelativo.. ai n tenho kk duvida que devemos optar por esta tecnologia :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

La esta... é por estas questões que acho que deverias escrever um pequeno artigo com algumas dicas sobre XAML e WPF  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso eu já trabalho com WPF no meu local de trabalho vai pra um ano (sim começamos com as betas! :D). WPF traz várias vantagens, uma delas como ja foi referida é o facto de se ajustar à capacidade da máquina em que está a correr, mas também com boas praticas de programação é facil ajustar o nosso codigo aos 3 níveis de hardware, fazendo assim com que não haja qualquer sofrimento por parte da performance. Uma das outras vantagens é o sistema de Binding de dados e de templates de dados, é tão simples agora fazer bind de qualquer coisa para um objecto e depois customizar como apareçe essa informação que nem dá pra acreditar! O trabalho em WinForms é demasiado complexo e demorado pra conseguir obter algo relativamente perto do que podemos fazer com WPF... nem dá pra comparar. é uma questão de conheçer a tecnologia. Ao que tenho visto a maior parte dos programadores vêm esta tecnologia como uma forma de colocar as coisas + bonitas sem qualquer outro tipo de vantagem, a verdade não é esta. WPF traz muitas vantagens que não saltam à vista, é preciso estudar a tecnologia e conheçer um bocado antes de começar a implementar para se ter a verdadeira noção do trabalho que se poupa mesmo na lógica da aplicação, quase tudo é automatizado. :D (uf!)

Por acaso não queres dar uma ajudinha... já que pela tua conversa dos bindings, deves ter cruzado este caminho.É o seguinte:

Tenho um webservice a funcionar os métodos, estão todos bem, já em asp.net não havia qualquer problema. A questão é que sou noob no xaml, e queria saber como raio faço um bind de um web service. Quero meter uma datagrid com dados provindos de um web service, mas a coisa está preta, nem uma luzinha se vê. Eu sei que o xaml não tem DG, estou a usar uma da infragistics.

Se der para dar uma ajuda, agradecia (temo pela minha cabeça de tanto bater com ela :P)

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Mas até parece que ofendi alguém... minha nossa... apenas coloquei uma questão!!!

Não ofendeste ninguém, podemos dizer que o pedrotuga é bastante sensível quando se fala apenas de microsoft. E não o podemos censurar, a verdade é que os programadores que trabalham apenas, e reforço, apenas com tecnologias microsoft têm a tendência de se virar apenas para o seu umbigo. "Somos os maiores", "somos os melhores", "inventamos tudo", "somos nós contra o mundo", yada, yada, yada :P:D :D

Para dizer a verdade não conhecia, vou investigar sobre a tecnologia, mas infelizmente posso dizer-te que detesto cada vez mais a tecnologia .net da microsoft. Aquela plataforma tem assassinado, todos os dias, as boas práticas de programação me ensinaram, e tendo vindo de Java, a plataforma deixa-me sempre preso por qualquer pormenor que não devia ser assim, mas é... Por isso devo ser suspeito enquanto estiver a ver a essa nova tecnologia, nova para mim claro.

Mas é bom saber que existem coisas fora do Java :D :D :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

já agora outra questão porque é que volta e meia aparece um erro a dizer "Application File Not Valid". esta mensagem aparece mesmo que por vezes o código esteja correcto. Com esse erro "presentationHost.exe" fica a correr... help F1! F1! F1! :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora