• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

marinheiro

passar disco com ubunto para outro portátil

15 mensagens neste tópico

a minha questão é simples:

instalei o ubunto 6 num disco no meu portátil... neste momento, tenho um portátil mais antigo disponivel e o que queria saber é que problemas poderão advir de passar o dito disco de um portátil para o outro... é só mudar? tenho de reinstalar o ubuntu? tenho de formatar o disco e instalar de raiz?

como vêm, não é nada de transcendental...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu penso que as definições (como a resolução de ecran, por exemplo) irão sofrer alterações. Só se instalares o Ubuntu no disco que queres e depois com alguma ferramenta de backup de dados, copias o que queres de um pc para o outro. Poderás também tentar usar o Norton Ghost (só usei uma ou duas vezes) e clonar o disco onde ta o SO e copiares para o novo.

Cump.

M.offspring.R

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dependendo do hardware das duas maquinas, podes ter safar bem ou podes não te safar mesmo. Se for muito diferente, mas vale reinstalares e repores uma copia.

Mas não perdes nada em experimentar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

acho que nem vou fazer a experiência... acho que vai ser formatar e instalar tudo de novo sem perder tempo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dependendo dos nomes das partições também terás de alterar o ficheiro /boot/grug/menu.lst

PS: Ubuntu !! ! :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

quer-me parecer que o pessoal está a entender que o que quero fazer é uma cópia das partições para outro disco... não é isso... vou passar o disco fisicamente de um portátil para o outro...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

quer-me parecer que o pessoal está a entender que o que quero fazer é uma cópia das partições para outro disco... não é isso... vou passar o disco fisicamente de um portátil para o outro...

Sim, podes ter problemas ao fazer isso :thumbsup:
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

então, acho que vou instalar tudo novamente... os 11 gigas... resumindo, estou lixado com um F dos grandes...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

então, acho que vou instalar tudo novamente... os 11 gigas... resumindo, estou lixado com um F dos grandes...

LOL, normalmente só tens problemas se os portáteis forem diferentes. Se for mesmo CPU, mesma motherboard, mesmo tipo de ecrã, teclado, rato, números de discos/unidades ópticas, não deves ter problemas :thumbsup:
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

um é um acer com 2 anos e o outro é um toshiba com 7... mais diferente não há...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Experimenta na mesma... mal não faz... Em princípio vai ficar a funcionar.

Já fiz isso com um desktop, instalei num P4 2.8GHz 512MB RAM e Radeon 9200 SE (para falar só dos componentes principais...) e ficou a funcionar sem problemas num P2MMX 233MHz 64MB RAM e uma gráfica que nem deve aparecer no mapa :thumbsup:

Escusado será dizer, que NENHUM dos componentes era igual (nem sequer parecido).

E também já fiz o mesmo, mas com WINDOWS XP entre um portatil AIRIS com 2 anos e outro COMPAQ com 6 e também funcionou bem...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como já tinha dito pode funcionar, é uma questão de experimentar.

Os maiores problemas ocorrem com troca de tecnologia, tipo CPU 32 vs 64, SDRAM vs DDR, IDE vs SATA, coisas do genero.

Neste caso utilizar coisas como o Ghost ou afins não serve.

Mas podes trocar os discos, e se der problemas, instalas por cima. O Linux não é como o Windows tudo o que é software deve ficar a funcionar correctamente. Mas uma copia de segurança é sempre bom.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

além de não ter funcionado, não consigo instalar... ficou mais de 1 hora, já por duas vezes, e aparece 1 vez o ecran laranja a carregar não sei o quê, desaparece, e não faz mais nada... o cd vai lendo, a luz do disco vai piscando, mas, no fim de contas, nem a versão live se vê... pelo que li, as caracteristicas do portátil são mais que suficientes para o ubuntu funcionar... é um pIII600 com 160 de ram...

acabei por desistir e, para testar se está tudo bem, estou a instalar o xp que, por sinal, já está quase no fim da instalação e não deu problema nenhum... o cd do ubuntu também está a trabalhar bem porque arrancou no outro portátil perfeitamente com a versão live...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

marinheiro instala Debian ou usa o alternate do Ubuntu para a instalação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como disse o CR usa o alternate CD, esse problema é conhecido.

Se queres mesmo instalar o Ubuntu as caracteristicas são mais que suficientes para o pores a trabalhar. Mas também podes experimentar outras distros mais light, tipo puppy linux ou sdl.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora