• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

nitoc3

Delphi e MySQL

8 mensagens neste tópico

Olá pessoal, estou a trabalhar num programa que preciso de aceder a uma base de dados MySQL. Alguém me pode informar qual a melhor forma de o fazer?

Tentei com o DBExpress mas não consigo entender muito bem como funciona, consegui estabelecer ligação mas não sei como passar os dados de um TEdit para a base de dados. Conheço a sintaxe de MySQL, só não como por o Delphi a interagir com ela de forma a poder consultar, alterar e inserir dados na base de dados.

Um tutorial era bem vindo  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa noite.

Pessoalmente uso o ZeosLib. É um conjunto de componentes que te permitem aceder a vários motores SQL(incluindo várias versões de mysql) e que o faz de uma forma bastante transparente.

Ou seja, largas uma tabela numa form e ela funciona exactamente como o componente TTable, não precisas de usar código SQL para as queries, só quando precisares de algo mais complexo.

Dá uma olhadela aqui - http://zeos.firmos.at/portal.php

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O problema é que estou a usar o Turbo Delphi Explorer que não me permite instalar componentes de terceiros  :rant_01: e tenho que usar o que tenho disponível... infelizmente tenho que seguir o caminho mais complicado.

Mas obrigado pela dica, se algum dia descobrir como instalar componentes nisto sou capaz de tentar. Entretanto precisava de saber como usar os componentes que estão incluídos no Turbo Delphi.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nunca instalei esse IDE mas já o estou a sacar para testar.

Tas a usar a versão para .Net ou Win32 ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou a usar a Win32, funciona bem mesmo no Windows Vista, onde o estou a usar agora. O único inconveniente mesmo é de não dar para instalar componentes de terceiros, mas de resto está ok.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não tenho a certeza mas penso que, embora não consigas usar componentes de terceiros, podes usar qualquer driver ODBC, e é apenas isso que precisas para te ligares a uma base de dados. Tens de encontrar um driver ODBC, se quiseres usar ODBC claro, para o motor MySQL.

Quanto ao IDE, já usei, ainda tenho um trabalho académico para acabar usando isso, mas não gosto. Se usares saca o update pois sem ele é impossível trabalhar no IDE.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não tenho a certeza mas penso que, embora não consigas usar componentes de terceiros, podes usar qualquer driver ODBC, e é apenas isso que precisas para te ligares a uma base de dados. Tens de encontrar um driver ODBC, se quiseres usar ODBC claro, para o motor MySQL.

Por acaso acabei de encontrar um tutorial sobre como usar OBDC para ligar a MySQL no Delphi, deixo o link para quem precisar:

http://www.activedelphi.com.br/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=372&mode=thread&order=0&thold=0

Quanto ao tutorial para instalar componentes parece que esse sistema já não funciona, a Borland corrigiu a falha e quem fez download do programa recentemente ou instalou o update já não consegue instalar componentes, pelo menos foi o que li... De qualquer forma acho que vou tentar o OBDC.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora