• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Guest acc

[Resolvido] Introdução Ao Linux

49 mensagens neste tópico

Para kem ker komeçar a entrar no linux recomendo que experimentem ler 1s ebooks.

um dos meus preferidos é este:

http://www.guiadohardware.net/e-books/download/Entendendo_e_Dominando_o_Linux-7ed.pdf

Para quem quer ter facilmente a sua 1º experiencia em linux aconselho o Live-cd do Kurumin, 1 distribuição do brasil bastante intuitiva e certamente n terão grandes probs em ligarem-se á net por ela...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Para kem ker komeçar a entrar no linux recomendo que experimentem ler 1s ebooks.

um dos meus preferidos é est:

http://www.guiadohardware.net/e-books/download/Entendendo_e_Dominando_o_Linux-7ed.pdf

Para quem quer ter facilmente a sua 1ª experiencia em linux aconselho o Live-cd do Kurumin, 1 distribuição do brasil bastante intuitiva e certamente n terão grands probs em ligarem-se á net por ela...

Hmm....

Em primeiro lugar bem-vindo ao forum acc....

Bom trabalho em teres aberto esta secção e em teres colocado aqui um tutorial para iniciação ao Linux....

Cumps( foi mesmo para dar as boas vindas...)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu tenho ali o RedHat fedora core  e acontece que estou a pensar muito serialmente em instalo.

tenho dois problemas.

1º A primeira vez que o instalei foi uma confusao porque ele na parte de perguntar qual era o meu monitor eu fiquei á toa porque tenho um apple com uns 25 anos e não via la nada parecido, primeiro escolhi la um o ecran ficou a tremer nao deu para ver nada.

Nao sei como resolver esse aspecto.

2º se instalar isto terei dificuldades em aceder á net tendo clix 2 megas?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
eu tenho ali o RedHat fedora core  e acontece que estou a pensar muito serialmente em instalo.

tenho dois problemas.

1º A primeira vez que o instalei foi uma confusao porque ele na parte de perguntar qual era o meu monitor eu fiquei á toa porque tenho um apple com uns 25 anos e não via la nada parecido, primeiro escolhi la um o ecran ficou a tremer nao deu para ver nada.

Nao sei como resolver esse aspecto.

2º se instalar isto terei dificuldades em aceder á net tendo clix 2 megas?

Eu sinceramente ía para outra distribuição. Mas normalmente estas nas instalação não costumam perguntar qual o tipo de monitor, talvez essa já seja um pouco antiga porque RedHat Fedora Core não existe. A distro Red hat foi descontinuada, o que existe agora é Fedora Cora (actualmente na versão 4).

Quanto à net não tema  ver com a velocidade mas sim quando ao modem.

Fica bem;)):);)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

obrigado, estou um pouco com "medo" de deixar o windows e passar ao LINUX e depois nao me adaptar pelos componentes que o meu pc tem, falando na configuraçao do monitor por exemplo.

Existe algum local onde possa arranjar uma versão boa para mim e para o meu pc ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

para iniciantes... aconseilho fedora, redhat, suse, essas distribuiçoes assim :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lol eu ia para uma debian based (yeah debian fanboy here :) ) não gosto de rpm's :D anyway Ubuntu actualmente é a distro com melhor suporte e mais facil tanto para n00bs como para utilizadores normais e habituados a linux :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Lol eu ia para uma debian based (yeah debian fanboy here :) ) não gosto de rpm's :D anyway Ubuntu actualmente é a distro com melhor suporte e mais facil tanto para n00bs como para utilizadores normais e habituados a linux :)

Subscrevo. Ubuntu é óptimo para quem está a começar no mundo do Linux (como eu comecei há pouco tempo) e tambem é bom para os mais experientes. É uma distro que tem muito a dar e muito por onde explorar.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoalmente sou adepto de Debian puro.

Para iniciantes o Ubuntu é certamente a melhor escolha sendo ele baseado em debian.

ap-get rulezzzzzz

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bem que vou precisar, porque nem sei instalar nada nem mexer em nada la no linux, algumas dicas importantes ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
bem que vou precisar, porque nem sei instalar nada nem mexer em nada la no linux, algumas dicas importantes ?

Dicas importantes?

Lê uns FAQs de preferencia não-oficiais e faz as perguntas que nós tratamos de te responder.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

dica importante: nunca ter problemas em perguntar nada! por vezes são pequenas coisas que nos fazem desistir de coisinhas simples :D vais ver que se te empenhares a serio nisso torna-se tudo uma rotina e até vais sentir falta dos momentos em que não estás na console :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quickfire obrigado pela gentileza e apoio :)

só tenho umas questões básicas.

1º Visto que da outra vez que instalei LInux Redhate Fedora a dectectar o meu monitor foi uma coisa séria, neste Ubuntu vou ter problemas?

2º COmandos básicos a saber? Imaginem que quero instalar o Messenger no Linux , era possivel ? no site de download nao vai aparecer um exe certamente, quais sao os tipos de ficheiros que aparecem quando tento fazer um download ? o que tenho que fazer apos o download ?

por exemplo em http://darkstar.ist.utl.pt/games/  vejo alguns .run outros tar.gz outros sh . Fico á toa quando olho para isto

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Primeiro objectivo depois de instalação, configurar o acesso á Internet e vir aqui ao forum ter com o pessoal... :)

Quanto a MSN, o ubuntu vem com o Gaim se não me engano, se quiseres depois instalar qualquer coisa após ter a net a funcionar podes ir ao Synaptic e procurar pelo nome do programa. Se não existir no repositório do ubuntu, sacas o pacote debian de outro lado ou compilas a source.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois mas se eu nunca mexi no linux como configuro a ligaçao ?nunca explorei aquilo por isso acho que vou morrer lool

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Primeiro objectivo depois de instalação, configurar o acesso á Internet e vir aqui ao forum ter com o pessoal... :)

O Ubuntu configura automaticamente (isto se ligado por cabo de rede) e acedes logo á net.

1º Visto que da outra vez que instalei LInux Redhate Fedora a dectectar o meu monitor foi uma coisa séria, neste Ubuntu vou ter problemas?

Problemas? Nada de muito grave. Pode a imagem saír fora do monitor quando não tens as drivers instaladas, mas é uma questão de um centimetro para ai...

2º COmandos básicos a saber? Imaginem que quero instalar o Messenger no Linux, era possivel ? no site de download nao vai aparecer um exe certamente, quais sao os tipos de ficheiros que aparecem quando tento fazer um download ? o que tenho que fazer apos o download ?

Calma...isso tu aprendes lendo uns tópicos de uns FAQs, fazendo umas perguntas, mas desde já te digo que não é nada de complicado.

Depois de fazeres a primeira vez é sempre a andar.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

por acaso o ethernet foi-se , agora a clix só me orientou um modem unica e exclusivamente conectavel por usb... posso ter problemas ? :\

sakei o ubuntu 5.04 install amd 64 e dentro do zip tem alguns files, pensei que saca-sse uma iso mas nao..

dentro da pasta install tenho uma pasta chamada netboot e um zip chamado initrd.gz..

alguem me ensina como se faz para a instalaçao ?

acontece que sakei o ubuntu-5.04-install-amd64.iso    e so agora vi que nao tenho 64 bits nem reparei no 64 no fim.. acontece tb que nao tem nenhum iso so para amd.. saco o i386.iso ? será que dá para amd normal ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

i386 significa que funciona com qualquer processador x86, nomeadamente arquitectura dos Intel e AMD. É esse que precisas.

Depois com o nero gravas o ISO para uma CD, mete-o na drive e reinicia o PC. Ñ te eskeças de meter o CDROM como First-Boot device e tem cuidado a criar as partições senão mandas um windows pelo cano de esgoto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

vou mesmo mandar o windows, vou só ter o linux porque so tenho 20 gigas e neste momento livres so tenho 900 megas. Nao tenho espaço para dualboot.

Obrigado pela escolha... 600 megas po crlho.. lol

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Segue esses artigos do Morimoto, porque são excelentes, dos melhores que já vi na Internet até agora...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Convidado
Este tópico está fechado a novas respostas.