• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

GlobalDot

Windows Vista

83 mensagens neste tópico

Boas!

Este post foi criado para os que ja têm o vista ou percebem algumas coisa dele!

Duvidas comentarios é aqui!

Deixo ja o meu comentario!

Adoro o vista so a o prblema com as compatiblidades!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vou-te ser honesto, eu sou um gajo que utiliza Gnu/Linux e tal...

Mas praticamente tudo o que tenho lido (neutro isto é, e não escrito por fanboys) não tem me entusiasmado muito.

Desde que vi isto que perdi a pouca vontade de o experimentar.

E quando penso que com essa mesma ram tenho o Beryl/AIGLX a correr que é uma maravilha que na minha honesta opinião, por aquilo que tenho visto do Vista, mete-o ao bolso com uma facilidade do caraças...

Mas prontos, o que é que se há-de fazer...

Só é capaz de haver uma coisa que achei de interessante no Vista, que é o Ready Boost, ou seja, usar uma pen como auxiliar de memória RAM... Gostava de ver se isso funciona bem ou mal...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sinceramente não acho nada de especial, ainda nem o experimentei, GNU/Linux é que está a dar, para programar é do melhor. :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois. Eu não mudo tão depressa, e é provavel que a tendencia seja deixar o windows de vez.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mudo para o Vista quando eles lançarem o segundo Service Pack de patches  :)

também já vi muita coisa no Vista que não gosto, no entanto a verdade é que ele está aqui para ficar.. lembro-me à uns anitos no icq quando apareceu o 95 e se começou a falar do fim do DOS. Na altura achei a ideia absurda  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lol agora por falar nisso lembrei-me de uma reportagem que vi na tv em que os gajos a fazer a apresentação do vista todos babados a dizer que o vista iria proporcionar experiências visuais nunca antes vistas e depois mostravam as janelas a abanar e a esticar. E eu nesse momento pensei para comigo hummm que imitação do xgl mais fraquinha  :D e depois eles ainda diziam que para poder ter tudo era necessário um hardware há quase topo de gama e foi ai que pensei também hummm perá lá mas eu tinha o XGL a correr num pc com 256mb de ram e com processador a 900 :S

E pronto conclui LINUX POWER :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nas demonstrações que vi do Vista o design parecia estar bastante bom, mas como para mim esse tipo de coisas (assim como o XGL e companhia) não passam de panel**rices, não tenciono instalar o Vista, até porque só uso windows quando preciso de alguma aplicação que não corre (ou não tenho instalada) em MacOSX nem em Linux.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho o Vista:

1- compatiblidades ate agora, na maior,ate melhorou ligaçao de redes wireless

2- Aspecto mto bonito, mas pouco funcional no meu ver

3- E todo mais configuravel que os restantes windows, em termos de segurança parece esta mto melhor do que o Xp.

4- O seu modo 3d, parecido ao do linux, e menos fucional, mas tb e engraçado.

5- Compatiblidade com o grub.. dor de cabeça para que querer ter os dois sistemas operativos :D

De resto ainda nao tive mais experiencia..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uso o Vista como SO principal há 1 mês e qq coisa e tenho-me dado bastante bem com ele. A grande diferença que notei do XP para o Vista foi uma melhor gestão de energia, e coisa que me agradou bastante porque o meu portatil no XP fazia um "cagaçal" do caraças e aquecia exageradamente.A nivel de estabilidade não noto diferenças pq ja no XP nao tinha problemas. Quanto às incompatibilidade até agora resolvi facilmente e o unico problema que tive está descrito aqui.

Quanto ao aspecto gráfico acho engraçado mas não é o que mais me interessa.

O "Instante Search" do Star Menu é bastante precioso. Ao inicio pode custar um bocado utilizarmos, mas com o hábito torna-se bastante util (pelo menos para mim).

O ReadyBoost é realmente uma coisa bastante engraçada, o problema é q nem com todas as pendrive activamos isso. Tive pena de uma pen de 4gb que tinha aqui não ser aceite pra activar o ReadyBoost. Para mim vai ser uma boa alternativa em vez de tar a comprar mais memória, coisa q para o um portatil torna-se bastante caro.

O UAC é que achei um bocado "rasca". Se o objectivo era a segurança do utilizador, acho que não deveria estár "tão à mão" para o desactivar.

Bem, assim por alto, é a minha opinião qt ao Vista.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, finalmente instalei o Vista no meu PC e agora sim já posso falar por experiência própria.

Acabei de instalar há 2 ou 3 horas (instalei o Business) mas desde já faço as seguintes observações:

Instalação: demora +- o mesmo tempo do XP, a diferença é que com o Vista a instalação ocupou 7 Gb e o XP ocupava cerca de 2 Gb se não estou em erro.

A interface gráfica ajuda bastante a quem tinha problemas com a anterior.

O arranque é um pouco mais lento que o do XP.

A interface gráfica do Vista: Dá mais prazer trabalhar num ambiente assim, apesar de ter instalado ainda agora os drivers da ATI e ficou pior do que quando estava antes.

Os efeitos, já estava habituado no linux portanto não foi novidade para mim.

O sistema de ficheiros está muito melhor, muito simplificado e é mais fácil navegar entre as directorias na interface gráfica.

Problemas que detectei, temos que reiniciar pelo menos 2 vezes na instalação, a percentagem de RAM ocupada dispara (neste momento só tenho o firefox, MSN e XChat aberto e está a 46 %), ao instalar os programas continua a criar atalhos no Desktop (coisa que me irrita), ... Ah.... Finalmente na linha de comandos podemos fazer cd .. e não cd.. (já podemos dar o espaço ;)).

Resta dizer que tenho 1 Gb de RAM, e por agora não me dei mal mas ainda me falta configurar muita coisa e testar a fundo...

Acho que se não tiver problemas vou-me manter no Vista. O pior é o problema da memória.

Amanhã vou instalar o linux, ou pelo menos tentar porque já ouvi dizer que com o Vista é difícil meter dual-boot.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
ao instalar os programas continua a criar atalhos no Desktop (coisa que me irrita),

Isso que eu saiba nao é culpa do SO mas sim dos setups da aplicação.

Ah.... Finalmente na linha de comandos podemos fazer cd .. e não cd.. (já podemos dar o espaço ).

Isso já na command-line que vem no XP ja permite.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ha eu tenho a versao Ultimate... Em relaçao as drives da Ati, a microsoft ja tem um patch para corrigir isso ;) ... Já começa os patch de correcçao para nao variar um bucado :D...

Ainda so me deu um problema, que me esqueci de referir, foi na instalaçao de codecs, temos msm que sacar uma versao que anda na net ja msm para o vista, e se instalarem o Bsplayer, que que alterar la uma cena na maneira de ver os flimes, que e tirar a defualt, e meter senao tou em erro a 3 opcçao..

Mais uma cena que testei ontem a visualização de um flime em dvd, esta mto porreiro la com centra media que ja vem incoporado, se tiverem ja um portatil ou um pc com tal dispositivo torna-se mto mais facil a sua visualizaçao. Falta-me e uma placa de tv para testar mais a serio as outras opcções que nos disponibiliza.

Agora uma pregunta:

Temos aquele modo de visualizaçao de janelas tipo o linux, mas so tempos um tipo, ou temos mais como o linux nos apresenta ??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Temos aquele modo de visualizaçao de janelas tipo o linux, mas so tempos um tipo, ou temos mais como o linux nos apresenta ??

Segundo eu vi só podes alterar as cores. Desktop -> Botão direito do rato -> Propriedades -> Côr e aspecto das janelas.

Em relação aos drivers da ATI, podes-me indicar o link para fazer download desse patch? É que ainda não encontrei...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando referi era mesmo a mais efeitos 3d digamos assim...

O patch, com a minha versao ela foi logo busca-lo, la nas actualizações de sistema e que apareceu la a dizer patch.

Agora nao tou no Vista, quando for para o Vista posso ver se sou capaz de ver o link para te dar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mais uma coisa que o Vista tem de giro, e quando fazemos um Downlaod, ele automaticamente manda para a pasta download que ja vem por defeito no Vista. tb ja notei que temos dois tipos de pasta umas publicas e umas privadas, em que naos privadas so se pode entrar com a pass de utilizador e nas publicas, toda a gente la tem acesso.

Alguem ja exprimentou gravar cd/dvd no Vista e que programa usou?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Alguem ja exprimentou gravar cd/dvd no Vista e que programa usou?

Alcohol 120%, num dvd da sony a 2X

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nao sei se ja instalaram o Daemon Tools para o vista a versao e a 4.0.8 senao tou em erro.

Tou so a colocar aqui isto porque me deu um erro, e como resolver o tal erro que me deu a min e que pode dar a mtos de voçes que venham a usar o Vista, e so ir as propriedades do ficheiro e na parte da compatibilidade, mudarem para o Windows 2003, que fica a dar sem problemas menhuns.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Alguém que tenha Vista + Linux instalados consegue ler a partição onde está instalado o Vista a partir do linux?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nao sou capaz, mas tb ainda nao tentei instalar a cena do ntfs do linux, mas como esta nao sou capaz

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu ainda não testei... mais tarde quando tiver tempo (se tiver :S), vou tentar montar a partição a ver se consigo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu por aqui já instalei o vista e até gostei só tive que voltar ao XP, porque a minha placa de captura de TV que é a ( PCTV Pro da Pnnacle ) não funciona, alguem sabe como por esta placa a funcionar ? é que no site do fabricante não encontro nada.

Tanks

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que li por alguns lados que a pinnacle não ia lançar updates nenhuns para o vista para os suas placas de tv, não sei se é verdade e se será para todas elas ou só algumas...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Li esta notícia hoje e achei por bem partilhá-la convosco:

Microsoft partner: Vista less secure than XP

Natalya Kaspersky, the company's chief executive, said that without UAC, Vista will be less secure than Windows XP SP2. "There's a question mark if Vista security has improved, or has really dropped down," she said to our sister site ZDNet UK at the CeBIT show in Hanover last week.

Kaspersky provides one of the scanning engines in ForeFront, Microsoft's business security product.

Arno Edelmann, business security product manager for Microsoft, said that Kaspersky's claims were surprising. "We have a thriving community of partners, and Kasperky is one of our best partners," Edelmann told ZDNet UK. "I find their statements a little strange because they have one of the best insights into Microsoft security products."

After being roundly criticised over its security strategy in the past, Microsoft has done a lot of work to improve its approach and has been touting Vista as its most secure operating system. But Kaspersky confirmed that her analysts had found five ways to bypass Vista's UAC, and that malware writers will find more security holes.

Kaspersky also added her voice to Symantec and McAfee complaints that PatchGuard, designed to protect the Vista kernel, is hindering security companies' work.

"PatchGuard doesn't allow legitimate security vendors to do what we used to do," said Kaspersky.

Symantec has claimed that PatchGuard is hurting security vendors more than it was hurting malware writers. Bruce McCorkendale, a chief engineer at Symantec, said: "There are types of security policies and next-generation security products that can only work through some of the mechanisms that PatchGuard prohibits."

Eugene Kaspersky, the company founder, said last Thursday that while vendors had to interact with Vista legitimately, hackers were under no such constraints.

"Cybercriminals seem not to care about Vista licensing," said Eugene Kaspersky. "They don't need to follow regulations or be certified by Microsoft -- antivirus vendors do."

http://www.zdnet.com.au/news/software/soa/Microsoft_partner_Vista_less_secure_than_XP/0,130061733,339274261,00.htm

Se realmente isto for verdade, estamos perante mais um sistema inseguro, e toda a campanha da Microsoft à volta da questão da segurança do Vista não passa, mais uma vez, de puro marketing. Por outro lado, pode ser um golpe da Kaspersky para se sobrepor, em termos de mercado, ás outras empresas de produtos de segurança, incluíndo a Microsoft. Seja como for, é uma notícia algo controversa, que provocará, certamente, muitas discussões.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já que estamos neste tópico , queria salientar 1 coisa , este vista tem-me dado água pela barba.... eu programo em vb6 e nunca vi esta plataforma dificultar tanto as coisas....!!!!!!!!

já agora se alguém puder testar o SendKeys se funcionam no vista agradecia..

já que as transparências que proporcionam o XP profissional quase não existem no vista..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora