• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

avernoro

dúvida de maçarico

8 mensagens neste tópico

Olá amigos estou a começar a programar em c, mas tenho uma dúvida depois da compilação do programa "cc prog0103.c -o prog0103"

Quando vou correr o programa criado escrevo ./ prog0103 e o programa nada

ou seja aparece me assim : "bash: ./ is a directory

eu estou a usar linux fedora core 5

e estou na directoria tmp aonde criei uma pasta para ir guardando os meus programas à medida que os vou fazendo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nao podes deixar um espaco entre ./ e prog0103, tem que ser

./prog0103

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é como eu digo, quem não sabe é como quem não vê ?

Já agora não sabes como é que eu posso fazer para me livrar da tarefa de escrever ./

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

acho que não podes, pois se não meteres o ./ , ele assume que estas a escrever um comando, e não a mandar executar um programa

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas isto do ./ eu acho que tem qualquer coisa a ver com o path

mas não sei

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas isto do ./ eu acho que tem qualquer coisa a ver com o path

mas não sei

Pois tem, ele indica que o que queres executar esta na pasta onde estas nesse momento

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

existe um ficheiro que é executado sempre que te logas, ao adicionar a directoria em que te encontras (.) a esse ficheiro nunca mais te tens de preocupar com isso

esse ficheiro chama-se bashrc, está escondido por isso leva ponto antes, ou seja .bashrc, e encontra-se na tua home

> cd

> pico .bashrc                          (ou nano, vi, vim, emacs, seja lá o que for que usas para editar ficheiros)

depois vais até à linha que diz PATH=.....

e acrescentas no fim dessa linha um ponto (.)

Exemplo:

PATH=$PATH:directoria1:directoria2:.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá amigos estou a começar a programar em c, mas tenho uma dúvida depois da compilação do programa "cc prog0103.c -o prog0103"

Quando vou correr o programa criado escrevo ./ prog0103 e o programa nada

ou seja aparece me assim : "bash: ./ is a directory

eu estou a usar linux fedora core 5

e estou na directoria tmp aonde criei uma pasta para ir guardando os meus programas à medida que os vou fazendo.

A variável de ambiente PATH tem que conter a pasta tmp que usas para guardares os teus programas. Podes começar por ver o valor do PATH fazendo:

$ printenv PATH

e deverá surgir o nome de cada uma das pastas nas quais estão ficheiros binários executáveis. Para adicionares a pasta tmp ao PATH só tens que alterar o ficheiro .bashrc e adicionar a linha

export PATH=<pastas>:<pasta tmp>

Desta forma, sempre que faças log in a variável PATH contém a tua pasta tmp dos teus binários e não precisas de implicitamente dar o ./ quando executares um binário na pasta tmp. Se esse binário estiver numa das pastas contidas no PATH, então este será executado.  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora