• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Guest tsenart

Operador- %

6 mensagens neste tópico

Olá pessoal....

Eu sei que esta dúvida é um bocado noob... Lol.

Mas como nunca precisei mesmo de usar este operador(%) ainda não percebi muito bem a sua aplicação e para que serve.

Alguém me esclarece?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O resto entre dois valores?

Queres dizer o resto da divisão inteira?

Isto é uma vergonha mas eu já nem sei fazer contas de dividir à lá pata...

Não entendo a aplicação deste operador... Para que é que serve praticamente? Em que contexto é que se insere?

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim é o resto da divisão inteira.

Serve por exemplo para saberes de um número é par. Se o resto da divisão inteira desse número por 2 for 0 é porque é par. Mas tem outras utilidades.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sempre que limitares um valor a uma gama de intervalos, com o operador podes saber quantos valores foge do intervalo.

Ex:

Se x for um angulo entre 0 e 90, e tiveres operações sobre x, para limitares x tens de fazer x = y%90. Assim tens uma gama circular.

Se queres x entre 10 e 60, então x= y%50 + 10.

É provavel encontrares outros exemplos se procurares pelo operador, aqui no forum. Já foi usado em algumas situações.

haaa lembrei agora.

Existe uma aplicação pratica bastante importante, que pode ser usado nas tabelas de hash. Como é normal a tabela de Hash está compreendida entre 0 e X e todos os valores da função de hash para esta tabela também têm de estar entre esta gama. Para minimizar as colisões é normalmente usado um numero primo para o tamanho da tabela.

(Valor Hash) = (Função Hash)%(Número primo/tamanho da tabela Hash)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

este operador é muito mais útil do que pode parecer à primeira vista, há muitas situações em que a sua utilizções simplifica bastante a resolução dos problemas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora