• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

portofino

Integrar BD na aplicacao

2 mensagens neste tópico

Viva!

Em primeiro lugar quero dizer que ainda não domino muito de JAVA pois estou ainda a aprender na faculdade.

O que eu queria saber era se é possível integrar a BD na nossa aplicacao, ou seja, sem ser necessario instalar a BD (postresql, SQL, etc) no nosso computador. Eu pergunto isto pq ja instalei uma vez um software livre "Evaristo" e foi preciso instalar Postresql e um driver jdbc... Como posso faze-los (podem-me dar referencias...) e qual a melhor BD com que trabalhar em JAVA ?

OBrigado!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Começo pelo fim: O melhor SGBD para usar em Java vai depender muito do que pretendes fazer, não podes escolher um sistema apenas pela linguagem que estás a usar para programar a aplicação cliente.

No caso de queres incorporar um SGBD numa aplicação Java, podes fazê-lo usando HSQLDB. É um SGBD completo com grande suporte ao SQL e que te permite fazer boas aplicações com uso de bases de dados. É simples de usar e de incorporar.

Caso não precises de um SGBD, ou se adapte melhor ao teu programa, podes experimentar o db40. Não é um SGDB mas sim um motor de base de dados para objectos, isto é, não usa SQL para fazer consultas, não tem tabelas, e não se comporta como os SGBD a que deves estar habituado. É um sistema que guarda directamente os teus objectos para uma "base de dados", se assim lhe pudermos chamar, e que se adapta bastante bem ao modelo de programação orientada a objectos.

Qualquer um dos dois é uma boa escolha. No HSQLDB tens o poder do SQL para as consultas, no db4o, tens a relação directa entre os objectos que constróis e guardas em memória e o que guardas em disco. Quanto a performance, neste caso, e tendo em conta que se destina a incorporar numa aplicação, as diferenças são negligenciáveis.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora