• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

kimus

Sugestão versão online e pdf

9 mensagens neste tópico

Olá a todos.

Registei-me à pouco tempo neste fórum e também tomei conhecimento da revista recentemente (vi a edição #6). Achei interessante a iniciativa e espero poder ajudar de alguma maneira.

Acho que a parte gráfica e paginação precisa de mais trabalho e é pena que só exista a versão PDF da revista. Já me informaram que estão a ser transcritos para a Wiki P@P.

Para além dos artigos online seria também muito util que o código de exemplo que é colocado na revista esteja disponivel para fazer download. A versão online dos artigos da revista também permite haver alguma interacção com outras pessoas através de comentários.

Mas também não estou aqui para dar trabalho, acho que é possivel escrever os artigos uma vez, por exemplo na versão online, e depois gerar depois o pdf com essa informação.

A maior parte dos wiki's, ou gestores de conteúdos, suporta importar/exportar XML (ex.: docbook) depois tendo o docbook é simples gerar um PDF.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como já tinha dito no outro tópico, acho a ideia de uma edição online muito fixe, podia ser criado um backend com inserção de notícias, depois a versão final em PDF era gerada semi-automaticamente a partir desse conteúdo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A ideia, creio, já tinha sido menciona anteriormente... a questão de disponibilizar os exemplos penso ser pertinente. É importante que o código que foi usado esteja fácilmente acessível, penso que isso poderá ser considerado quando trabalharmos o antigo centro de downloads aqui do fórum e que de momento está em avaliação.

Quanto a possuir um sistema para a criação da revista online e posterior passagem automática/semi-automática para pdf não me agrada. Isto porque tem sido feito um trabalho de evolução e aperfeiçoamente do grafismo e layout da revista que penso ser deitado por terra com um sistema online. De certo modo sinto que se perderá a qualidade, não dos artigos, mas de um aspecto que também é importante.

É claro que ainda não vi sistema nenhum que produzisse a partir de componentes online uma versão pdf de qualidade, se me mostrarem um que o faça pode ser que fique convencido :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

De certeza que esses sistema seria algo em que o texto sairia "amontoado". Ora, a revista, como todos notam não é texto amontoado. Tem, tal como o Knitter disse, um grafismo associado. Esse grafismo não é feito à tola. Envolve trabalho e dedicação. Criar uma edição online que saísse ao mesmo tempo que a revista era deitar por terra todo esse trabalho. Mas, além disso, os artigos de edições anteriores estão a ser passados para a wiki, por isso podes ler edições anteriores lá.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nada impede de 'pegar' nos artigos online e colocar manualmente no programa que usam actualmente. E a revista online podeira ser só colocada depois da PDF sair.

Não me parece verdade que ao gerar o PDF se perca a 'qualidade' do grafismo. Eu pessoalmente já fiz isso, mais concretamente para um jornal. No jornal O Público os conteúdos das partes do Cinecartaz, Guia do lazer, entre outras, vêm dos sites online e as páginas são geradas automáticamente (com certas regras). E também não acho que um site online é um conjunto de texto amontoado e sem regras e de fraca qualidade grafica.

Também gostáva que me explicássem qual é a mais valia de uma revista gerada em PDF versus versão online (em HTML). Possivelmente vão-me dizer que é por ter melhor leitura e maior qualidade dos gráficos. Confesso que, actualmente, não estou impressionado com o layout escolhido para o PDF e na qualidade do grafísmo. O que está actualmente penso que não seria muito complicado gerar. Mas a edição online daria também a possibilidade de ter mais uma ferramenta de trabalho com edição, versionamento e correcções antes de ser publicado o artigo (seja em PDF ou Online).

Uma ferramenta do tipo wiki não é a melhor para defenir tipos de conteúdo. Um gestor de conteúdos que se possa defenir e expecificar os campos, imagens, data de publicação, moderador, etc iria ajudar em muito que o artigo final estivesse já na forma correcta. Também tenho experiência nisto dado que fiz parte da equipa que fez o site do publico, entre outros, e mais concretamente o backoffice do cinecartaz e guia do lazer.

Mas estou aqui a falar (ou escrever) convosco para ajudar e não dizer mal. Se por acaso não acharem que faz sentido o que estou a dizer eu posso ajudar noutras coisa que possam precisar.

Uma curiosidade minha é qual o programa que estão a usar para editar a revista e gerar o PDF.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quanto ao programa, se não me engano é o Scribus.

Quanto ao sistema, como disse, o que conheço é de fraca qualidade e por isso não gosto mas não conheço quase nada. Não se trata de pdf vs html, e concordo que seria mais uma ferramenta de trabalho, no entanto vejo-o mais como uma ferramente anterior à edição da revista e não com um sistema de geração automático de pdf.

Vou investigar essa do Publico para ver como funciona o sistema.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu por acaso já fiz umas coisas em Scribus (para Linux) mas no Público usam o Adobe InDesign (para Mac) se não me engano. Basicamente gera-se um ficheiro de texto específico com fontes e conteúdos que depois o paginador só tem de importar. Mas se vais investigar (deves ter conhecimentos internos no Público) não preciso entrar em detalhes :-P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites