• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

19 mensagens neste tópico

boas..

:)

eu estou a fazer um programa de gestao de uma loja de informatica, com acesso a uma base de dados criada para o efeito, esta B.D será em access 2003 e gostaria que alguem me explicasse o que sao chaves  primarias e o seu funcionamento

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem-vindo ao fórum estrafalhote.

Uma chave primária é um atributo que identifica inequivocamente uma tabela.

Por exemplo numa universidade há vários alunos, aquilo que identifica inequivocamente um aluno é o seu número de aluno porque não há outro número igual. Já nomes de aluno podem haver muitos iguais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem-vindo ao fórum estrafalhote.

Uma chave primária é um atributo que identifica inequivocamente uma tabela.

Correcção: identifica univocamente um registo numa tabela.

Por exemplo numa universidade há vários alunos, aquilo que identifica inequivocamente um aluno é o seu número de aluno porque não há outro número igual. Já nomes de aluno podem haver muitos iguais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas..

:)

eu estou a fazer um programa de gestao de uma loja de informatica, com acesso a uma base de dados criada para o efeito, esta B.D será em access 2003 e gostaria que alguem me explicasse o que sao chaves  primarias e o seu funcionamento

Aconselho-te a leres sobre modelo relacional antes de começares a fazer tabelas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas...

antes de mais obrigado pelas vossas respostas. :)

ja agora ninguem conhece nenhum site com tutoriais em portugues de portugal sobre access 2003?

ou até mesmo um livro qualquer?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ARG!!!

Livros há muitos, como por exemplo os da FCA:

266_8.gif

448_2.gif

Não... Livros da FCA não!!!...

Façam um favor a vocês mesmos e não comprei livros da FCA, invistam esses cobre em livros a sério onde se expliquem as coisas como deve ser.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

:cheesygrin:  :cheesygrin:

Já li 2 ou 3 tópicos teus que falam mal da FCA....

Eu não percebo porquê, há dois anos atrás comprei um livro deles ("Fundamental da Linguagem C") e ajudou-me bastante. Não vejo grande distância para outros livros portugueses.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não percebo porquê, há dois anos atrás comprei um livro deles ("Fundamental da Linguagem C") e ajudou-me bastante. Não vejo grande distância para outros livros portugueses.

Sim, infelizmente não há grande distancia para outros livros portugueses... :P Isso deve-se oa facto do nosso panorama literário técnico ao nível da informática ser, modo geral, mau!!!

Só comprei um livro da FCA na minha vida (era jovem e incosciente :P) indicado por um professor... Que dinheiro tão mal gasto... Tinha muita palha, e muito pouco para me ensinar... Depois, em conversa com amigos que também cairam no erro de comprar uns livros da FCA, todos se queixavam do mesmo: muito má qualidade, muita palha e muito pouco sumo...

Durante algum tempo, quando ia a uma livraria, dava uma olhadela aos livros da FCA a ver se era um padrão ou apenas "azar" meu e dos meus amigos... Infelizmente era mesmo um padrão!!!

Não faltavam livros a "ensinar" Access com 120 páginas de "screen shots" e muito pouco texto a explicar o que se estava a fazer e, acima de tudo, o porquê de se fazer assim!

Os livros da FCA servem apenas para os curiosos da informática, para miudos de 16 anos que acham piada à informática e gostavam de experimentar fazer umas coisa engraçada para usar lá em casa...

Os livros da FCA não servem, na minha opinião, para alunos que estudam informática e muito menos para profissionais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, infelizmente não há grande distancia para outros livros portugueses... :P Isso deve-se oa facto do nosso panorama literário técnico ao nível da informática ser, modo geral, mau!!!

Só comprei um livro da FCA na minha vida (era jovem e incosciente :P) indicado por um professor... Que dinheiro tão mal gasto... Tinha muita palha, e muito pouco para me ensinar... Depois, em conversa com amigos que também cairam no erro de comprar uns livros da FCA, todos se queixavam do mesmo: muito má qualidade, muita palha e muito pouco sumo...

Durante algum tempo, quando ia a uma livraria, dava uma olhadela aos livros da FCA a ver se era um padrão ou apenas "azar" meu e dos meus amigos... Infelizmente era mesmo um padrão!!!

Não faltavam livros a "ensinar" Access com 120 páginas de "screen shots" e muito pouco texto a explicar o que se estava a fazer e, acima de tudo, o porquê de se fazer assim!

Os livros da FCA servem apenas para os curiosos da informática, para miudos de 16 anos que acham piada à informática e gostavam de experimentar fazer umas coisa engraçada para usar lá em casa...

Os livros da FCA não servem, na minha opinião, para alunos que estudam informática e muito menos para profissionais.

É uma pena, mas tenho de concordar.

Também cheguei a comprar 2. Hoje, só os abro nas livrarias para ver se vão melhorando.

Mas também chegamos a um ponto em que os livros já têm pouco para nos oferecer. 90% dos livros são para topicos iniciados/intermédios. Para obtermos informação diferente temos de pagar bastante por livros em inglês.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também cheguei a comprar 2. Hoje, só os abro nas livrarias para ver se vão melhorando.

Mas também chegamos a um ponto em que os livros já têm pouco para nos oferecer. 90% dos livros são para topicos iniciados/intermédios. Para obtermos informação diferente temos de pagar bastante por livros em inglês.

até eu concordo porque comprei um livro dessa editora chamado "domine a 110% Access 2003" e o livro é uma bela m**da.

já agora M6, então que livros me recomendas? 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

até eu concordo porque comprei um livro dessa editora chamado "domine a 110% Access 2003" e o livro é uma bela m**da.

já agora M6, então que livros me recomendas? 

Para estudantes e profissionais aconselho livros da O'Reilly, Apress ou Springer por exemplo.

Estas editoras são excelentes exemplos de bons livros, isto não quer dizer que os melhores sejam apenas estes... Por exemplo, ali na estante tenho excelentes livros de outras editoras: Morgan Kaufman, Addison Wesley e Manning, por exemplo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para estudantes e profissionais aconselho livros da O'Reilly, Apress ou Springer por exemplo.

Estas editoras são excelentes exemplos de bons livros, isto não quer dizer que os melhores sejam apenas estes... Por exemplo, ali na estante tenho excelentes livros de outras editoras: Morgan Kaufman, Addison Wesley e Manning, por exemplo.

isso são editoras não são editoras nacionais pois não?

já agora onde e que eu posso encontrar esse tipo de livros

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas....

voltando à questão pela qual iniciei o tópico, ainda ninguém me respondeu em concreto o que são chaves primárias, como funcionam, e como as aplicar.

peço a vossa ajuda que ainda sou um iniciante no access

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma chave primária é um atributo que identifica inequivocamente um registo (ou um tuplo) uma tabela.

Já te respondi lá em cima, tinha-me era esquecido do que está a vermelho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois mas isso eu já sabia, agora o problema é que eu não sei como aplicá-las ou até mesmo se na mesma base de dados posso ter vários tipos de chaves primarias

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

isso são editoras não são editoras nacionais pois não?

já agora onde e que eu posso encontrar esse tipo de livros

São editoras estrangeiras e o melhor local para comprares estes livros é na Amazon, aconselho a Amazon inglesa para não teres problemas na alfandega, pagas o câmbio mas os livros chegam depressa e sem surpresas desagradáveis a nível de preço como pode acontecer nas Amazons fora da UE (a alfandega é uma roleta).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois mas isso eu já sabia, agora o problema é que eu não sei como aplicá-las ou até mesmo se na mesma base de dados posso ter vários tipos de chaves primarias

As chaves primarias são únicas ao nível da tabela, ou seja, cada tabela tem uma chave primária.

Aconselho-te a leres o tema de capa (Bases de Dados) da 5ª edição da Revista Programar para teres uma ideia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Aconselho-te a leres o tema de capa (Bases de Dados) da 5ª edição da Revista Programar para teres uma ideia.

obrigado pela dica! ;)

já tinha ouvido falar desta revista mas nunca a tinha visto :o mesmo, está muito boa  :o

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora