• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

toomuch

Compilador de ruby

6 mensagens neste tópico

Boa noite,

Desde já parabéns pelo fórum.

A minha questão é mais relaciona com os programas de ruby do que com a própria linguagem e é a seguinte: conhecem algum bom compilador/editor de ruby? ja utilizei o que eles dispoe no site, mas nao faz debug e não é grande coisa, não sei porque mas ao fazer um pequeno programa aquilo ao correr por vezes nao faz as linhas de códigos todas.

Ja tentei tb o eclipse mas nao o consegui por a reconhecer ruby, fiz todas as actualizações que haviam a fazer e nada...

Ultimamente instalei o Ralraids, mas neste nao consigo correr os programas que faço, ao fazer run aparece-me um quadro com diferentes opções e já tou farto de andar la as voltas e nada, estava mais habituado ao netbeans e borland, que acho que são bem mais simples...

Se me poderem ajudar a meter isto a funcionar no ralraids ou noutro qualquer agradecia

Em anexo deixo uma das coisas com a qual andei a brincar e apenas consegui meter a correr no ruby 185-21 embora tivesse tido o problema que referi acima

Obrigado,

Tiago

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Primeiro, o que procuras não é um compilador de ruby, mas sim um IDE para a linguagem.

Tens várias opções, para Ruby já usei Vim em GNU/Linux e agora uso o InType / Notepad++ para edições simples, e o eclipse com o RDT e RadRails para projectos maiores. Se instalaste o RadRails, então instalaste também o RDT (Ruby Development Toolkit), logo o eclipse passa a funcionar bem com Ruby. Sobre o debug, o interpretador fornece-te quase todas as informações necessárias para corrigir os erros, ainda n precisei de usar mais... Sobre não "fazer" as linhas de código todo, isso so pode ser claramente erro no código.

No portal do RadRails deves encontrar informações de como configurar o Run do eclipse para o interpretador de Ruby, se não gostares de correr o interpretador numa janela da consola à parte.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado,

Quanto ao eclipse não o instalei, tirei do site um ficheiro rar que continha o programa, foi só descompactar, não foi preciso instalar. Já o consegui por com ruby copiando a directoria plungins do RadRails para a plugins do eclipse, mas basicamente deu o mesmo porque a forma de os correr é igual :).

Quanto ao outro programa que esta no site do ruby, ele efectivamente não corre mesmo bem alguns ficheiros rb, por exemplo o que esta acima em anexo é praticamente só puts, e correndo a partir do programa o resultado nunca é o mesmo, e nunca faz os puts todos.

Correndo mesmo á "pata" ou seja na consola do dos então funciona sempre bem  :D

A minha duvida era só mais para ter a certeza que estava a usar um programa fiável porque vou começar a fazer agora a dissertação para acabar o curso, e não queria estar a "bater código" sem saber se poderia estar a ter problemas só devido ao programa que utilizava.

Mas já percebi que o melhor mesmo é a consola do dos.

Mais uma vez obrigado,

Abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já consegui por aquilo a funcionar no Radrails, faltava-me localizar o interpretador, ou seja o ficheiro ruby.exe  :)

Aqui já funciona tudo bem.

Agora falta só conseguir meter isto a fazer debug, assim que consiga digo aqui como consegui pois pode vir a ser útil para alguém.

Força

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal, tenho uma dúvida, sou novo em Ruby, queria aprender uma nova linguagem e após ver a sintaxe, decidi-me plo Ruby, mas não sei se fiz a escolha acertada...

Este tópico fala sobre "compiladores", pois eu andava à procura de um IDE para programar em Ruby, mas tenho lido que esta é uma linguagem "interpretada", de "scripts", ao ver um editor de Ruby, o mesmo dizia que para correr os programas em Windows, tinha que ter o editor aberto para poder executar, ora o meu problema é que eu preciso de fazer 3 aplicações standalone para Windows e queria que fossem executáveis (.exe), é possivel fazer isto com Ruby ?

Agradeço a ajuda que me poderem dar. Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Paa fazer debug você pode instralar a gem ruby debug, IDE eu uso o RadRails - que é baseado no Eclipse e o debug funcionar perfeitamente. Vou fazer um screencast e postar detalhando o processo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora