• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Gust

SMS Gateway

23 mensagens neste tópico

Tenho andado a procura de uma maneira de permitir aos meus programa enviar SMS. Até já perguntei aqui no fórum:http://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/0-find-topic/?do=findComment&comment=84638.

Depois de muito pesquisar descobri que para enviar SMS a partir do PC é necessário um SMS Gateway, que basicamente controla as trocas entre os protocolos de SMS e os de PC.

Ora o que eu vinha propor era que nós pegássemos num SMS Gateway já criado de código aberto e o alterássemos de forma a este apenas permitir o acesso apenas aos nossos programas. E também que depois o deixássemos a correr num server caseiro ou assim.

Eu não tenho bem a certeza se apenas o Gateway é suficiente para trocar SMSs entre o PC e os demais telemóveis, mas estas foi toda a informação que consegui arranjar.

Mais informações sobre SMS em geral e também sobre SMS Gateway:http://www.developershome.com/sms/smsIntro.asp

Mais informação sobre SMS Gateway:http://en.wikipedia.org/wiki/SMS_gateways

Exemplo de Gateway de código aberto:http://www.kannel.org/(este foi o único que consegui encontrar e foi escrito em C, língua que não domino, por isso esta visto que não posso levar este projecto sozinho)

Obrigado pela atenção, fico à espera de comentários.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A questão não é pegar no código de uma SMS gateway. Mas sim arranjar um operador que disponibilize uma gateway para o teu software.

Não é normal as operadoras fazerem isto. Normalmente as SMS gateways são para uso interno.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nós não podemos usar um PC para Gateway?

Pelo menos nos requerimentos do Kannel não diz mais nada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A questão não é pegar no código de uma SMS gateway. Mas sim arranjar um operador que disponibilize uma gateway para o teu software.

Não é normal as operadoras fazerem isto. Normalmente as SMS gateways são para uso interno.

Tens toda a razão.

Quanto ao Kannel, é um dos projectos opensource mais bem conseguidos :). Para alterares/mexeres no kannel , não só necessitas de perceber bem de C, como também de vários protocolos e normas (GSM, SMS, HTTP, Encoding, protocolos proprietarios siemens, nokia, etc etc).

**OffTopic**

A titulo de curiosidade, dei uma maozinha ao Valtix :-) na alteração/instalação/configuração do kannel (Roaz) quando "montamos" a operadora móvel na Telemar Brasileira (OI)

Ficas também a saber que a optimus usava (Não sei se ainda usa) o Kannel´como Gateway SMS.

voltando ao assunto, Se queres enviar SMS de um pc, basta teres um Telemovel (com saldo) e com um cabo ligado a um servidor, e rapidamente se faz um serviço para envio de SMS. OU pagas e aderes a um dos serviços (SMS by WebServices) da optimus/vodafone/tmn .

/ing

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se queres enviar SMS de um pc, basta teres um Telemovel (com saldo) e com um cabo ligado a um servidor, e rapidamente se faz um serviço para envio de SMS

Podias explicar melhor este bocado?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na empresa do meu pai temos um Nokia N30 (modem) que so serve para mandar SMSs para clientes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim ta bem pensado um pc ligado a um telemóvel e depois basta um software para fazer o intercâmbio PC - Tel.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já percebi a ideia.

Alguém conhece bibliotecas em Python para este tipo de coisas?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hummm Python ??

Eu aconselhava Java até porque tens o Java ME que é mesmo para dispositivos moveis, e podias fazer uma interface Server-Client com Java e JavaME

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Encontrei uma, Python-Gammu, mas não sei instala-la em windows.

É uma biblioteca para controlar o Gammu que por sua vez controla a ligação entre o PC e o telemóvel.

Se alguém me pudesse ajudar a instala-lo era bom.

Vou tentar explicar: o Gammu não é preciso instalar, basta fazer download e descompactar.

Depois é preciso fazer uma coisa qualquer, nas instruções diz isto:

Build as shared library:

> make share

> su

Mas estes comandos são para Linux, acho eu.

Junto anexo as instruções se alguém tiver alguma duvida.

Obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Afinal não consegui.

Alguém sabe como é?

Eu fiz tudo como diz nas instruções.

Mas dá-me isto:

semttulozq7.jpg

Já agora como é que apagamos um post?

Obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os meus não têm o botão de apagar!

Mas fora isso alguém sabe como resolver o problema que eu pôs lá atrás?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho andado a procura de uma maneira de permitir aos meus programa enviar SMS. Até já perguntei aqui no fórum:http://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/0-find-topic/?do=findComment&comment=84638.

Depois de muito pesquisar descobri que para enviar SMS a partir do PC é necessário um SMS Gateway, que basicamente controla as trocas entre os protocolos de SMS e os de PC.

Ora o que eu vinha propor era que nós pegássemos num SMS Gateway já criado de código aberto e o alterássemos de forma a este apenas permitir o acesso apenas aos nossos programas. E também que depois o deixássemos a correr num server caseiro ou assim.

Eu não tenho bem a certeza se apenas o Gateway é suficiente para trocar SMSs entre o PC e os demais telemóveis, mas estas foi toda a informação que consegui arranjar.

Mais informações sobre SMS em geral e também sobre SMS Gateway:http://www.developershome.com/sms/smsIntro.asp

Mais informação sobre SMS Gateway:http://en.wikipedia.org/wiki/SMS_gateways

Exemplo de Gateway de código aberto:http://www.kannel.org/(este foi o único que consegui encontrar e foi escrito em C, língua que não domino, por isso esta visto que não posso levar este projecto sozinho)

Obrigado pela atenção, fico à espera de comentários.

apos varias pesquisas, consegui descobrir como enviar sms atraves de uma aplicação no visual basic vou explicar passo a passo:

1º - crie um formulario no visual basic com duas textbox

2º - de o nome de textBoxdestino e textboxsms

3º - coloque um botao e um WebBrowser na aplicação

4º - crie uma conta no site www.lusosms.com

A mensagem sera enviada atraves de http, para isso substitua os seguintes campos, com os seus dados:

telefonedeorigem - pelo numero do seu telemovel

seuusername - o seu username registado no site lusosms.com

suapassword - a sua password

NOTA: a mensagem não deve exceder 150 caracteres.

http://www.lusosms.com/enviar_sms_get.php?username=seuusername

&password=suapassword&origem=telefonedeorigem&destino= & textBoxdestino.text &

&mensagem=&textboxsms

ULTIMO PASSO: agor que voce tem o link, é so aplicar na sua aplicação do VB.

No evento click do button1

escreva o seguinte codigo

Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click

WebBrowser1.Navigate(http://www.lusosms.com/enviar_sms_get.php?username=seuusername

&password=suapassword&origem=telefonedeorigem&destino= & textBoxdestino.text &

&mensagem=&textboxsms)

End Sub

execute a aplicaçao

espero que a ajuda tenha sido util

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para quem quiser enviar sms através do pc, enviando comandos para um telemóvel não precisa de pagar nem pouco nem muito. Há uma aplicação chamada MyPhoneExplorer que permite receber comandos pela linha de comandos e executam o envio de mensagens. A aplicação é freeware.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

miguelferreira conseguiste mandar sms dum n80?! utilizas-te at commands?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu uso este software: www.ozekisms.com

Bastante completo... Dá para mandar SMS de qualquer forma, e-mail, ftp, sql, http... etc etc etc...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas!

Para enviar sms's através do PC eu costumo utilizar o telemovel, um modem GSM, ou ate mesmo uma PEN's de banda larga que agr estão na moda...

Bem...a minha necessidade de enviar sms's pelo PC é um bocado especifica e tenho de utilizar comandos AT para comunicar com os modems, portanto, com o meu nokia ligo-o ao PC com o windows e instalo os drivers da nokia que criam uma porta serie virtual, depois com o hyperterminal, putty ou qualquer outro inicio uma sessão nessa porta serie virtual e é só meter os comandos necessários.

Com o modem GSM que utilizo, como tem uma interface RS232, basta ligar à porta Serie do PC ou a um conversor RS232-USB, e depois é igual ao telemóvel e com a PEN da BLM é a mesma coisa que com o telemóvel, instalar os drivers, etc.

Os comandos básicos para enviar uma SMS com comandos AT:

AT - Para verificar se há ligação ao modem. Retorna ''OK\r\n' se estiver tudo OK.

AT+IPR=9600 - Configura o Baudrate (velocidade) da porta. O habitual é 9600

AT+CMGF=1 - Configura o modem para funcionar em modo de texto em vez de PDU

AT+PIN=xxxx - Trocar os 'x's pelo código PIN do cartão caso tenha. Espera-se um tempo para o modem se registar na rede e pronto.

AT+CREG? - Para verificar se já está registado. (0,0) se não estiver registado na rede. (0,1) se já estiver registado. (0,2) penso que indica que está em processo de registo na rede.

AT+CSCA="+351xxxxxxxxx" - Configura o centro de mensagens conforme a operadora que se estiver a utilizar. TMN: +351962100000 e Vodafone: +351911616161

Agora que o modem já está pronto:

AT+CMGS="+351xxxxxxxxx" - Trocar os 'x's pelo número ao qual se quer enviar a sms. Em seguida dar ENTER. Depois vai aparecer uma linha que se não estou enganado começa com o caracter '>' e aí escreve-se o texto da mensagem e para terminar basta pressionar CTRL+z. Agora dependendo do modem e de algumas configurações, vai retornar alguma informação sobre o envio da sms.

Certamente que não é a forma mais simples de o fazer... Mas para certas situações é a melhor forma.

Cumprimentos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa noite,

A solução do modem GSM é relativamente simples e existem vários softwares de SMS-Gateway disponíveis na net. Todos sofrem é do mesmo mal... Enviam mensagem a mensagem uma a uma, se estiveres a falar numa quantidade considerável de mensagens que precises de enviar num espaço de tempo realmente curto, não sei se será boa solução. Mas existem vários na net, para windows e para linux, alguns deles OSS.

Eu uso uma implementação minha de um que encontrei na net em OpenSource e decidi modificar e corrigir alguns problemas com que me deparei, para de quando em vez mandar sms's para varias pessoas de uma forma "pouco tradicional". Pois o uso que lhe queria dar, ele simplesmente não serve, por limitações de hardware.

A solução da Vodafone posso dizer que é realmente boa, trabalhei com ela de 2004 a 2006, e ainda uso uma "variante" da aplicação da Vodafone. A app da Vodafone, utiliza hardware e API's que foram pertencem à RedOxygen. Eu de momento trabalho directamente com a API da RedOxygen, por questões meramente comerciais. Em portugal definitivamente a Vodafone foi que melhor me atendeu quando implementei um programa baseado no serviço deles, e o serviço é bastante fiável. Não muito barato, mas fiável!

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora