• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

edferreira

Internet Data Center

5 mensagens neste tópico

Boas,

Eu tenho uma empresa de informática e recentemente surgiu a ideia de lançar a empresa também no desenvolvimento web. Quanto ao desenvolvimento propriamente dito não ha grandes problemas, mas o projecto é para ir mais alem.

Eu gostaria de construir um pequeno Internet Data Center (IDC) para armazenar as páginas e demais que pela empresa serão construidas. Não estou a falar de uma coisa muito grande, apenas um pequeno projecto para começar.

O problema é que ja procurei na net e não encontro nenhum tutorial, artigo ou coisa que se pareça de como montar o hardware, programas necessários nem nada disso.

A unica coisa que consegui arranjar é relativo as instalações, isto é os cuidados com a energia, protecção, segurança, etc.

Se alguem me poder ajudar relativamente ao hardware e software necessáriso para fazer este pequeno IDC agradecia.

Desde já o meu obrigado.

Abraço. fikem bem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Deixa-me ver se percebi bem, queres montar a tua rede da tua empresa de forma a que possas alojar as páginas para todo o público mas com a segurança necessária certo?

Arranjei uma imagem que te vai ajudar a compreender:

redecq5.png

O servidor Web tem de estar numa DMZ, uma zona onde o exterior (Internet) e o interior (LAN) podem aceder. Mas para isso precisas de uma boa firewall incorporada no router que controle os acessos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É isso que pretendo, fornecer um serviço para alojar páginas dos meus clientes.

A imagem realmente ajuda a perceber melhor, mas ainda tenho a duvida quanto ao hardware e software necessário.

Eu estive a ler mais umas coisas e percebi que no software preciso de SO (possivelmente linux), servidor web (apache), servidor de email e servidor proxy(não sei bem o que é). É isto o necessário?

E quanto ao hardware?  é necessário uma maquina com razoavel capacidade de processamento, RAm e disco? o software que referi em cima é instalado nessa máquina?

è necessário ainda um router certo? onde deverá estar incorporada a firewall.

Só mais uma coisa, podem-me explicar melhor o que é o DNS, eu sei por alto em que consiste mas não sei como funciona, nem se é preciso instalar alguma coisa no servidor para este funcionar.

Agradeço a ajuda que deste hipnoted

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É isso que pretendo, fornecer um serviço para alojar páginas dos meus clientes.

A imagem realmente ajuda a perceber melhor, mas ainda tenho a duvida quanto ao hardware e software necessário.

Eu estive a ler mais umas coisas e percebi que no software preciso de SO (possivelmente linux), servidor web (apache), servidor de email e servidor proxy(não sei bem o que é). É isto o necessário?

E quanto ao hardware?  é necessário uma maquina com razoavel capacidade de processamento, RAm e disco? o software que referi em cima é instalado nessa máquina?

è necessário ainda um router certo? onde deverá estar incorporada a firewall.

Só mais uma coisa, podem-me explicar melhor o que é o DNS, eu sei por alto em que consiste mas não sei como funciona, nem se é preciso instalar alguma coisa no servidor para este funcionar.

Agradeço a ajuda que deste hipnoted

Quanto ao hardware não estou muito dentro do assunto, mas informa-te como são constituídos os servidores de páginas Web. Mas também por agora não deve ser preciso nada por aí além porque não deves ter milhares de acessos num dia (digo eu). Tens é de ter material que suporte algumas ligações em simultâneo. Ter uma boa RAM ajuda.

Sim, a firewall deverá estar incorporada no router. Quanto ao software, precisas de tudo isso que disseste, apenas o proxy é opcional mas é recomendado por questões de segurança.

O DNS é o Domain Name System, ou seja, é aquilo que faz a resolução de nomes de um nome que um cliente mete no browser para o respectivo IP. Mas acho que não te tens de preocupar com isso. Tens é de ter também uma largura de banda razoável.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado mais uma vez pela ajuda.

Vou ver se consigo encontra em algum lado qual o hardware necessário. Também penso que por enquanto não é preciso grande coisa, é um projecto pequeno, no futuro se crescer sim, justifica mais investimento.

Se tiver mais alguma questão volto a xatear.

Fica bem, abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora