• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Francisco

alteração de um kit de emissor - receptor

11 mensagens neste tópico

boas pessoal...

Passo a explicar a situação: sou estudate e estou no 12º ano na area de fisica, e tenho uma disciplina chamada area projecto, em que temos de desenvolver um projecto durante o ano lectivo. O projecto que escolhi foi construir um carro telecomandado movido a energia solar, e estou integrado num grupo.

Mas a minha duvida prende-se com o kit, emissor-receptor,  que compra-mos, no que toca ao  receptor, pois é um emissor e receptor que trabalha por priodos, do genero dos portões das garagens e o que eu pretendo é alterar o circuito do receptor se for possivel? para ter um sinal continua   durante o tempo em que preciono o botão do emissor.

agradesia a a ajuda( não tenho aqui o esquema do circuito do emisso mas ponho-o assim que possa ) 

cumps...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

olá.

em anexo encontram-se as iagens do circuito.

agradeia a análise do circuito e se me poderem ajudar agradeço.

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não sei se percebi muito bem o teu probelmas ... mas

Se o que precisas é : aguentar o sinal de ON durante um

tempo ( constante e sempre igual ).  Sempre que

recebes comunicação as saidas ficam ligadas "x tempo"

em vez de desligar logo de seguida .

Ou reprogramas o microcontrolador ...

Ou mais simplesl entre o pino GP0 e o transistor de saida colocas um temporizador... fazes uma montagem com um lm555 que "conte x tempo" ...

Na outra saida GP1 fazes igual !!!!  ver montagem tipica [ http://www.uoguelph.ca/~antoon/gadgets/555/555.html ] ...

Se não for este o teu problema explica um pouco melhor  ...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas...

eu ainda n trestei o kit por isso é k eu n respondi ainda. mas afirmai isto pois falai com pessoas  que me o disseram.

assim que testar o kit explico-me melhor...

cumps...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

olá...

ja testei o kit, e para meu espanto ele fonciona de um modo q me agrada. relembro q sou um aprendiz nesta area, este é o 2º kit q monto, mas este q eu tenho aqui esposto é referente a um projecto.

já liguei o motor do carro ás saidas (com) e (no) com  ajuda, e em serie com o motor e uma fonte, q é a 2º j q tenhio outra a alimentar o receptori. passo a explicar o que pretendo, que é ligar no canal 2 o motor com a polaridade invertida, para fazer mais tarde mover o carro para a afrente e paar traz, mas sem ter de utilizar uma outra fonte(3ª) e sem alterar o circuito impresso. será q seria possiver? se for sff façam-me o desenho do circuito como ficaria ligado: o motor com a polaridade inverdidarelativamente á do 1º canal?

espero resposta...

cumps...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Francisco, não compreendi o teu post, não sei se queres ligar 2 motores se só 1 e não sei como funciona esse kit. Olhando para o esquema (Imagem 116.jpg)  a primeira coisa que me ocorreu está na imagem em anexo. Se não é aquilo que tu queres então explica melhor se faz favor.

Cumps ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

olá

eu n precebo mm quase nada disto, mas o que eu quero é fazer um carro telecomandado. e o kit em anexo é o receptor, que vai estar no carro, e eu queria ligar um só motor ao receptor mas com a polaridade de uma maneira num canal e de outra polaridade noutro canal, para fazer andar o motor nos dois sentidos, quando carrego nos botões do emissor. e por conseguinte mover o carro para a frente e para traz,

se não me explicai bem diz.

se for possivel isto, sem alterar a placa?

se for possivel faz.m o circuito o mais simples que conseguires pois eu não sei nada de electonica.

link para a pagina da net onde está este receptor:

http://www.velleman.be/ot/en/product/view/?id=352724

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas Francisco, pelo esquema que mostras, e pelo que dizes que queres, os exemplo dado pelo "freesumo" está correctissimo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

olá!

pois mas eu n precebo muito bem o esquema, aparece lá uma ligação á terra, e umas coisas que não precebo... :nono:

será que podiam desenhar um esquema mais simples com as saiaadas, NO, COM e NC de cada canal,  ligadas ao motor. e á fonte de alimentação?

dumps! :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tens aqui o teu esquema com as alterações necessárias,  a NOTA é para te indicar que esse ponto é para ligar há alimentação positiva do motor, que não sei se é de 12V ou menos.

semttuloae6.png

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

olá...

obrigadão, nem sabem o quanto me ajudaram, foi um pesso que me tiraram de cima, mesmo obrigado e dcp o incomodo!

:thumbsup: :thumbsup: :) :) :cheesygrin: :cheesygrin: :cheesygrin: :cheesygrin: :cheesygrin: :cheesygrin: :thumbsup:

assim que poder vou exprimentar, n escola...

abraços...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora