• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

CR_

Debian Testing + Xfce

30 mensagens neste tópico

Instalei num pc mais antigo Debian Testing + Xfce. Vou descrever os passos que fiz:

Saquei um cd net install da versão Testing: http://www.debian.org/devel/debian-installer/

Instalei o mínimo (sem X, só o sistema base) e depois pus os seguintes comandos no fim da instalação:

(para instalar em vez de Xfce, GNOME, usar #aptitude install gnome ou gnome-desktop-environment (aconselho o último) e para instalar KDE usar #aptitude install kde )

aptitude install xserver-xorg
    aptitude install x-window-system
    aptitude install xfce4
    aptitude install gdm

Instalei o X + Xfce + GDM. Alterei os drivers “vesa” para “ati” (tenho uma radeon 9200 neste pc), configurando o X (Se tiverem nVidia metam "nv" e no fim de tudo instalem os drivers oficiais da nvidia, nas ati >9500 instalem também os driveres oficiais apesar de ainda não suportarem AIGLX. Caso algum dos drivers dê problemas metam "vesa" para desenrascar. ):

dpkg-reconfigure xserver-xorg

aptitude install mesa-utils

Para verificar se tenho aceleração 3D com o comando “glxinfo”.

Adicionei as seguintes linhas ao /etc/apt/sources.list (atracés do comando #pico /etc/apt/sources.list )

deb http://ftp.eq.uc.pt/software/unix/Linux/debian-multimedia/ testing main
deb-src http://ftp.eq.uc.pt/software/unix/Linux/debian-multimedia/ testing main

e editei as que lá estavam para:

deb http://debian.ua.pt/debian/ testing main contrib non-free
deb-src http://debian.ua.pt/debian/ testing main contrib non-free

No fim fiz #aptitude update

Configurei o audio (alsa):

aptitude install alsa-base
aptitudeinstall alsa-utils
alsaconf
alsamixer

Instalei o Swiftfox (Firefox optimizado):

Adicionei a isto:

deb http://getswiftfox.com/builds/debian unstable non-free

E instalei

#aptitude update
#aptitude install swiftfox-pentium4

Aparte do pentium4 varia de arquitectura para arquitectura. Se tiverem uma diferente vejam aqui o nome: http://www.getswiftfox.com/debian.htm

Instalei todos os codecs:

aptitude install gstreamer0.10-ffmpeg gstreamer0.10-plugins-base gstreamer0.10-plugins-good gstreamer0.10-plugins-bad gstreamer0.10-plugins-ugly

aptitude install w32codecs

Instalei o Flash como neste post: http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=5469

Instalei o mplayer mais o plugin para o firefox:

aptitude install mplayer mozilla-mplayer

Instalei o ivman (se usarem este how-to para instalarem KDE ou GNOME não precisam disto) que permite montar e desmontar dispositivos automaticamente:

aptitude install ivman

depois instalei o ssh (para ligar usar na rede), o openoffice e o music player audacious:

aptitude install ssh
aptitude install openoffice.org openoffice.org-l10n-pt
aptitude install audacious

O leitor de RSS, GIMP, Gftp e Xchat

aptitude install liferea
aptitude install gimp
aptitude install gftp
aptitude install xchat

Instalei o Emesene.

Personalize o Xfce através do site http://www.xfce-look.org/

Para instalar os temas é colocá-los na pasta /usr/share/themes e mudar nas configurações do Xfce através dos menus.

Final:

semttulo1do3.th.png    semttulo2ok5.th.png

Xfce tem a vantagem de ser um WM simples e rápido, ideal para pcs com pouca memória (este onde instalei tem 256MB).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Cool.

Que cena porreira, um dia destes experimento isso. Olha lá, isso vem com algum explorador de ficheiros diferente ou usa o nautilus tb? É que pelo que me parece isso não tem tantas diferenças assim em relação ao gnome, parece que tudo recorre ao GTK na mesma :S

De qq modo, grande trabalho, wiki com isso.

Epa... esta malta hoje em dia é uma cambada de estragadinhos... então 256 é pouca memoria? O computador que uso desde ha quase 4 anos vinha com 256 de ram. Por acaso ja lhe pus mais 256, mas 256 é assim tao pouco?

Acho alguma piada a isto, ando a desenvolver software num pc e depois os utilizadores vao comprar altos maquinoes para o correr preocupados com o desempenho, lol

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pedrotuga, o file browser do Xfce é o Thunar.

Aconselho o Xfce, é o que estou a usar de momento! :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epa... esta malta hoje em dia é uma cambada de estragadinhos... então 256 é pouca memoria? O computador que uso desde ha quase 4 anos vinha com 256 de ram. Por acaso ja lhe pus mais 256, mas 256 é assim tao pouco?

Para o que costumo ter aberto (duas janelas firefox + várias tabs abertas, +xchat, lifera, Msn, música, etc) acaba por se tornar pouco, pelo menos de maneira a ter o que eu considero uma boa fluidez. Por isso é que é melhor esta solução Debian + Xfce do que a que eu tinha Gentoo + Gnome (mudei para Debian porque neste pc não tenho tempo para compilações. Com Xfce a navegaão fica nitidamente mais fluída em relação a Gnome, neste pc (PIV 1.5GB 256MB e um disco rígido lento).

Quanto ao file browser é o que o Triton disse :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Good post...  :cheesygrin:

Qualquer dia ainda experimento o Xfce para ver como é. Por agora mantenho-me fiel ao meu Gnome...  :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para o que costumo ter aberto (duas janelas firefox + várias tabs abertas, +xchat, lifera, Msn, música, etc) acaba por se tornar pouco, pelo menos de maneira a ter o que eu considero uma boa fluidez. Por isso é que é melhor esta solução Debian + Xfce do que a que eu tinha Gentoo + Gnome (mudei para Debian porque neste pc não tenho tempo para compilações. Com Xfce a navegaão fica nitidamente mais fluída em relação a Gnome, neste pc (PIV 1.5GB 256MB e um disco rígido lento).

Quanto ao file browser é o que o Triton disse :cheesygrin:

Yap, parece que não mas uma pessoa quando está a usar um SO distraí-se e quado dá por ela está a ocupar bastante memória.

Eu por exemplo neste momento:

- Firefox com duas tabs;

- Nautilus;

- Amarok;

- Azureus;

- Xchat;

- Beryl;

- Gaim;

total: 320MB

Não é díficil ultrapassar os 256. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pena que a versão do Xfce disponível nos repositóriso do Debian ainda é o 4.4 beta (4.3). A versão final do 4.0.0 tem a maior parte dos novos programas como o Thunar nas suas versões mais recentes e implementadas no core.

De resto, achei óptimo o sistema minimalista instalado

Keep it up (:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

estou com um problema que é o seguinte, quando tento encerrar pelo menu de terminar secção apenas consigo carregar no botão sair.. o reiniciar e desligar não dão para seleccionar.. alguém já teve o mesmo problema?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Kaux é mesmo assim mas podes mudar (só agora é que me apteceu mudar). Com dois cliques atráves do Google cheguei aqui (só para lembrar que saber usar o google é muito util ;) ): http://gentoo-wiki.com/HOWTO_xfce4

fazer:

(# -> como root)

#visudo

Adicionar no fim:

%shutdown ALL=(root) NOPASSWD: /usr/sbin/xfsm-shutdown-helper

Depois:

#groupadd shutdown

e

#gpasswd -a USER shutdown

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acrescentado o ivman que permite montar e desmontar automaticamente dispositivos, pois, por exemplo, nas pendrives tinha que montar "à mão" ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

CR_, podes dar aí dados sobre a memória utilizada, etc etc? E, podes explicar-me como se fosse muito burro como faria se fosse instalar isto num PC com uma nVidia GeForce 6600GT (relativamente recente)? :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A memória penso que eram 55mb apenas com o X ligado. (Está na revista P@P). É muito mais rápido que GNOME é o que me interessa...

Quanto à placa metes na parte:

dpkg-reconfigure xserver-xorg

Escolhes nv e depois instalas os drivers da placa oficiais da nVidia (procura no google como que não deve faltar how-to's sobre isso).

Alteração ao artigo nesta parte.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tou com um probleminha com os servers multimédia que indicaste... alguma alternativa? Nem que seja internacional?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

CR_ já agora quão antigo é o teu PC ??

É que tenho um Pentium 3 500 com 64mb de ram e queria uma distro com X para ele :P

Já tentei Xubuntu mas ele não gostou muito, esta agora a pensar em Debian.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É mais recente. Não é assim tão antigo como ele disse.

É um Pentium 4, 1500Mhz, 265 RAM (195 para ser mais preciso, parte está "queimada"), disco de 20Gb de 3200 rotações (penso eu).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
3200 rotações (penso eu).

7200 não?

Não. Secalhar são é 2000 e qualquer coisa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os discos "normais" de desktop costumam ser de 7200rpm. Alguns são a 10000rpm. Os de portátil costumam ser de 5400rpm. Acho 2000rpm um valor mt baixo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também é um disco que já tem alguns anos...

7200 tem o do meu outro pc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

CR_ já agora quão antigo é o teu PC ??

É que tenho um Pentium 3 500 com 64mb de ram e queria uma distro com X para ele :)

Já tentei Xubuntu mas ele não gostou muito, esta agora a pensar em Debian.

Olha isto veio mesmo a calhar porque eu ontem tive a instalar o debian testing num pc que tinha praqui com mais ou menso essas caracteristicas:

Cerelac a 633Mhz (Sim foi de proposito!)

64Mg de RAM acho que a 133Mhz

Disco de 4Gb

Drive CD-Rom 52x

Placa Geforce 4 64Mb

Vou tentar colocar o GTK + Fluxbox e ver o que consigo disso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

CR_ podes explicar como é que fizeste a configuranção do ivman para fazer automount das drives... TIpo isto não faz mount da Pen, e dos discos de windows...

Já instalei o ntfs-3g e nada na mesma...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para mim bastou o instalar o ivman que ele faz tudo! Aparece no ambiente de trabalho e tudo!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora