• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

ht

Licenças de software

11 mensagens neste tópico

Boas  a todos!

Ultimamente tenho andado a tentar ficar esclarecido no que respeita a algumas licenças de software, nomeadamente GPL que tanto se ouve falar.

Segundo a licença GPL, se desenvolver um programa tenho de obrigatoriamente distribuir juntamente com ele o codigo-fonte e a respectiva licença GPL. Mas a minha dúvida é, se utilizarmos por exemplo bibliotecas ou software externo GPL num programa nosso, somos obrigados a incluir a licença do nosso software a licença GPL?

Para dar um exemplo mais concreto, é o seguinte: utilizando por exemplo o GWT, Java, Smarty, etc para desenvolver aplicações posso vendê-las sem fornecer o codigo fonte?

agradeço desde ja kkr esclarecimento :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

uma coisa é tu desenvolveres um novo software a partir de um já existente (por exemplo, a partir do kernel do Linux criares outro SO), outra coisa é usares um software para criar outro software (por exemplo, usares o gcc para compilares os teus programas).

no primeiro caso tens que continuar a usar a licença GPL. mas convém não esquecer que a maior parte da bibliotecas estão sob a licença LGPL, o que já não te obriga a usar a licença GPL no teu software caso este use funções dessas bibliotecas.

no segundo caso, obviamente que não tens que usar a licença GPL, isto é, o facto de precisares de usar o compilador de Java (ou outro programa GPL como ferramenta de desenvolvimento) para criar as tuas aplicações não te obriga a usar a licença GPL.

não sei se respondi à tua questão, mas se ainda tiveres dúvidas avisa!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Neste aspecto ja fiquei bem esclarecido. Thanks man! :cheesygrin:

Já agora surgiram 3 duvidazitas... sobre o seguinte:

- É necessário ter licença, caso eu quiser desenvolver e vender uma aplicação comercial em asp.net, mesmo usando aplicações de desenvolvimento gratis?

- Das licenças existentes, existe alguma em que seja possível vender a aplicação e o código fonte mas impedir a distribuição por terceiros?

- Posso criar a minha própria licença?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens tanto direito a criar uma licença como qualquer outra pessoa! :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Neste aspecto ja fiquei bem esclarecido. Thanks man! :cheesygrin:

Já agora surgiram 3 duvidazitas... sobre o seguinte:

- É necessário ter licença, caso eu quiser desenvolver e vender uma aplicação comercial em asp.net, mesmo usando aplicações de desenvolvimento gratis?

- Das licenças existentes, existe alguma em que seja possível vender a aplicação e o código fonte mas impedir a distribuição por terceiros?

Experimenta ver as licenças Creative Commons :P

http://creativecommons.org/licenses/ || http://creativecommons.org/license/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O problema das licenças Creative Commons é que todas elas permitem a distribuição.. pelo menos pelo que vi sobre as licenças na jurisdição portuguesa.

se calhar vou criar a minha própria licença.. mas n sei se tem "peso" jurídico...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O problema das licenças Creative Commons é que todas elas permitem a distribuição.. pelo menos pelo que vi sobre as licenças na jurisdição portuguesa.

se calhar vou criar a minha própria licença.. mas n sei se tem "peso" jurídico...

penso que as licenças CC são para trabalhos gratuitos, por isso não devem ser exactamente o que pretendes.

o peso jurídico de uma licença por ti criada, está na "correcção" da licença, isto é, a menos que tenhas bons conhecimentos de direito nesta área, a tua licença vai provavelmente ter várias formas de ser contornada. enquanto que licença como a GPL ou as da CC, foram criadas por advogados especializados na matéria.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
penso que as licenças CC são para trabalhos gratuitos, por isso não devem ser exactamente o que pretendes.

posso tar enganado, mas neste url http://creativecommons.org/worldwide/pt/ existe uma licença CC que se pode usar pra fins comerciais. :hmm:

das 6 licenças que encontrei no site (as que estão logo no início), todas permitem "copiar, distribuir, exibir e executar a obra" (sem que seja necessário o utilizador pagar alguma coisa).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora