• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Nazgulled

Usar o Dev-C++ ou Linux? (e para o makefile?)

15 mensagens neste tópico

O segundo semestre está ai à porta e uma das cadeiras é programação imperativa onde se aprende C. Eu já fiz esta cadeira o ano passado, mas a minha namorada e alguns amigos meus ainda não e eles pediram-me para lhes instalar o linux para programarem em C. Que é o que eu faço, no entanto, tenho umas dúvidas.

Por exemplo, para a minha namorada preferia instalar-lhe o DevC++ porque é para o Windows e ela não tem praticamente experiência nenhuma em Linux e acho que para já não ha necessidade de estar a aprender por conta própria só para fazer estudar e fazer os trabalhos de C, talvez mais tarde. Portanto, o DevC++ talvez seja a solução ideal para ela.

No entanto, penso que a cadeira este ano vá ser igual ao ano passado, onde irá ser necessário usar o make para criar o ficheiro makefile. Eu tive a fazer uma pesquisa ligeira e rápida e não encontrei grandes informações sobre makefile para o Windows, se alguém tiver mais informações agradecia. E por exemplo, o make para o windows (se existir) obdece exactamente à mesma syntax do make no linux? Se assim for, então tudo bem, porque caso o prof queira pegar no código e no makefile e usa-los no linux, convinha que tudo funcionasse da mesma forma que no Windows... Pondo de parte que todo o código é ANSI C sem bibliotecas especificas para determinado SO.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já viste o Cygwin?

É um ambiente GNU/Unix para Windows, e supostamente tudo deve funcionar correctamente. As outras soluções que estou a ver são uma VM com Linux, se a tua namorada não quizer sair do ambiente Windows.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Usa makefiles, mas na cadeira vais ter de ser tua a criar o makefile, com o código necessário para compilar todos os módulos e depois criar o ficheiro executavel final. Isto, se for como no ano passado...

O problema não é ela não querer sair do ambiente Windows, posso estar errado, mas acho que ela se sentirá mais à vontade em trabalhar no Windows do que no Linux e possivelmente fazer outras coisas ao mesmo tempo.

Mais logo vou dar uma vista de olhos ao Cygwin, já usei isso mas para criar um servidor ssh, mas na altura segui um tutorial e não vi realmente o que estava a usar, mas mais logo vou ver isso melhor.

Obrigado.

Se mais alguém tiver algo a dizer... I'm all ears!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Cygwin faz isso na boa...

Mas se metemos para instalar todas as dependências ocupa uns bons gigas no pc...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

convém ter cuidado com o Cygwin, quando andava no primeiro ano tive colegas que fizeram o trabalho no cygwin que depois não funcionava no Linux (a sorte deles é que nem o prof consegui descobrir por que é que isso acontecia).

e também o comentários que tenho ouvido sobre o Cygwin não são muito favoráveis...

Nazgulled, o trabalho de PI não é em conjunto com AC?

quando eu fiz a cadeira de AC o modelo da disciplina era ligeiramente diferente do actual, mas tínhamos de fazer praticamente tudo em Linux.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Cygwin é um ambiente nativo GNU/Unix em Windows, ou seja, tens o GCC, o make, etc...

Qual foi esse problema que os teus colegas tiveram?

Supostamente o código é o mesmo... ou seja, basta compilar em Linux e tens um executável. :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Cygwin é um ambiente nativo GNU/Unix em Windows, ou seja, tens o GCC, o make, etc...

Qual foi esse problema que os teus colegas tiveram?

Supostamente o código é o mesmo... ou seja, basta compilar em Linux e tens um executável. :cheesygrin:

não sei qual foi o problema, o que sei é que o código não compilava.

lembro-me que também noutra disciplina o código de um prof (que era suposto nós analizar-mos num teste) também não funcionou e a justificação que o prof deu é que havia problemas de compatibilidade das bibliotecas do Cygwin e do Linux.

as coisas em Cygwin não funcionam exactamente da mesma maneira que em Linux. o Cygwin tem que se sujeitar a restrições impostas pelo windows, pois este apenas faz a ligação entre os programas e o windows.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sou obrigado a concordar com o Rui Carlos.

Uma vez para experimentar o cygwin tentei compilar um programa que não dava erro nenhum no linux e no cygwin deu. Acho que era po ter uma versão do compilador diferente...

Quanto à questão, aconselho a tua namorada a utilizar o mesmo compilador que ela usa nas aulas, seja ele qual for. :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sou obrigado a concordar com o Rui Carlos.

Uma vez para experimentar o cygwin tentei compilar um programa que não dava erro nenhum no linux e no cygwin deu. Acho que era po ter uma versão do compilador diferente...

Quanto à questão, aconselho a tua namorada a utilizar o mesmo compilador que ela usa nas aulas, seja ele qual for. :P

Também não tenho grande experiência em Cygwin, só estava com curiosidade, pois sendo o compilador o mesmo (GCC)... o problema deve ser de o Cygwin ter uma versão mais antiga do GCC, pelo menos comigo já testei mais de 30 programas, simples, e tudo funcionou entre Linux e Cygwin.

Não há nada como testar, fiquem bem! :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epa... eu não aconselho nada usar o windows para programar em C e compilar com o gcc ( o dev db usa o gcc ). Teoricamente tudo funciona muito bem e tal, depois esta-se a meio do caminho... "olha isto n funciona no windows", podes tentar mas aviso desde já que já dei este conselho a dois colegas meus que insistiram no windows e mais tarde chamavam tudo qto era nome ao bill gaitas enquanto arrancavam o próprio cabelo e batiam com as cabeças na parede.

O problema primeiro que se poe são as bibliotecas como já disseste, n é só o caso de serem especificas, n há muita coisa para o windows.

Depois há problemas que relacionados com magia negra ( lol ) tipo o programa compila e tal mas depois só caga mensagens de erro em vez de fazer o que quer que seja.

O ubuntu instala-te o grub, isso n tem qq problema, ficas com tudoa funcionar :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@vbmaster

eu sei, mas eu apenas vou instalar o pacote "base" e o "devel" que chegam... tou agora a testar isto na minha máquina.

@Rui Carlos

Quando fizeste isso o Proença era o prof de AC né? Ele é que costuma fazer sempre isso, ligar AC com PI, o ano passado foi assim comigo, este ano deve ser igual... Eu sinceramente não me lembro da primeira aula, e se o prof disse que era suposto fazerem tudo em Linux ou não, não me lembro mesmo, mas esta semana já irei saber isso também.

@Hipnoted

Se bem me lembro do ano passado, havia as aulas teoricas e as praticas e nenhuma delas era no PC, logo não havia compiladores nas aulas para testar. Mas este ano acho que existem praticas laboratoriais, portanto ja deve haver... O mais provável é ser em MACs e usar o gcc.

@pedrotuga

acredito, mas se calhar esses teus colegas também já programavam um pouco mais avançado e neste primeiro ano não é assim tão complexo, o ano passado não foi. Duvido que os programas que venham a fazer este ano, existam incompatibilidades ao testar o código em sistemas diferentes. Mas isso eu também posso testar no meu portátil conforme eles vão programando, se encontrar problemas ainda vou a tempo de lhes instalar o linux.

Pk o problema nunca foi instalar o linux, não tenho problemas com isso. É mesmo por questões de utilização por parte deles e se sentirem à vontade. Porque eu queria arranjar uma maneira para isto para depois fazer o mesmo nos portateis dos meus amigos e da minha namorada pk sinceramente, não quero ter o trabalho de estar a configurar net e assim em cada um deles, tenho mais que fazer, não sou cá suporte técnico de ninguem...

E eu lembro-me o ano passado de ter instalado o ubuntu em alguns deles, e começaram a dar problemas com o placa grafica da ati e outros o som funcionava mal etc, e eu é que tinha que resolver tudo e não tou com paciência este ano...

Como já disse, estou agora a instalar o cygwin no meu e vou testar... Logo se vê.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando fizeste isso o Proença era o prof de AC né? Ele é que costuma fazer sempre isso, ligar AC com PI, o ano passado foi assim comigo, este ano deve ser igual... Eu sinceramente não me lembro da primeira aula, e se o prof disse que era suposto fazerem tudo em Linux ou não, não me lembro mesmo, mas esta semana já irei saber isso também.

no meu tempo AC era no 2º ano, mas no últimos dois anos foi no 1º e foi dada em conjunto com PI (era bom que isso não acontecesse este ano pois preciso de fazer melhoria a PI  :cheesygrin:). uma boa parte do programa de AC consiste em analizar código assembly (ou pelo menos no meu tempo era assim), que no windows é diferente do linux. se calhar com o Cygwin essas diferenças são menores, mas sei que ainda existem algumas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, já não me lembrava disso do assembly, porque praticamente que não fui as aulas de AC... Se calhar convém mesmo instalar o linux então... para essa situação.

Quanto à melhoria de PI, eu também tenho intenções de a fazer, embora tenha mudado de curso... não sei se este ano os trabalhos vão ser iguais pa CC e LEI como foi o ano passado para MCC/LESI. Mas lembro-me que o ano passado havia um trabalho prático para quem quisesse fazer melhoria... Se calhar isto ta diferente do teu tempo, porque agora, apesar de AC ser em conjunto com PI, PI não é em conjunto com AC. Ou seja, podes fazer PI e esqueceres AC, mas para fazeres AC vais ter de fazer PI (mas também acho que á trabalhos de melhoria ou cenas diferentes para quem já fez PI).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mete linux pa...ja usei o cygwin e tive alguns problemas, as xs nao compilava etc...dev c++ pa...para isso mais vale mesmo linux ate' e' uma boa forma de eles aprenderem.

E cm vao ter windows dps podem usar o VMware player que até e' engraçado.

Abrç.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora