• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Overrun™

Duvida sobre Interface gráfica

13 mensagens neste tópico

Boas ppl

Gostava de saber se qualquer linguagem permite criar interface gráfica do tipo programas Windows ou outro, o que eu quero dizer com isto é:

existem programas como por exemplo o WinAVI que têm uma interface que é mm cool mas não sei em que linguagem foi feito, o que gostava de saber é se em qualquer linguagem posso criar tanto software do tipo windows (quando me refiro a Windows refiro-me a por exemplo uma janela simples com campos para escrever) como janelas com interface todas "pipi's" como por exemplo o WinAVI ou outro programa.

Se todas as linguagens permitirem gostava também que me explicassem como.

Cumps. Magic-Hacker aka Overrun

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Visual Basic, o C++, PHP ou Java, são as linguagens que melhor interface podem criar....

O WinAVI penso que foi feito em VB ou em C++...

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

n eh bem assim... c++ nao implica interface grafica... tem de ter um gtk ou coisa assim por tras... :\

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
n eh bem assim... c++ nao implica interface grafica... tem de ter um gtk ou coisa assim por tras... :\

Hmm....então isso significa que o eMule tinha um gtk por trás certo? Ou seja, os programas mais famosos feitos em C++ não são apenas feitos em C++, mas sim com outras tools ou com outras linguagens....

É mais uma das coisas que não sabia....sempre achei que o C++ tinha, de facto, uma interface gráfica....

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

olha o exemplo do VB... Só o VB nao tem nada de "grafico" tem eh um IDE que permite encaixar o aspecto grafico no programa! Tu fazes as funcoes para receber e retornar dados... de resto, a janelinha bonita, eh graças a outra coisa (nao me tou a conseguir explicar mto bem pois n?)

Tenho a certeza, pk ja vi, que anda aí alguem que percebe de java... ele sabe explicar melhor isso do que eu (por exemplo como o bluej encaixa as coisas dp...)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quanto a C++ não sei.... mas criar interface gráfica sem duvidas q VB PHP e Java... são excelentes e das mais conhecidas - pelo menos são as que eu conheço...

e talvez começaria com VB visto ser muito apreciada pela pessoal... agora acho que tudo depende do tipo de programa que queres fazer...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
olha o exemplo do VB... Só o VB nao tem nada de "grafico" tem eh um IDE que permite encaixar o aspecto grafico no programa! Tu fazes as funcoes para receber e retornar dados... de resto, a janelinha bonita, eh graças a outra coisa (nao me tou a conseguir explicar mto bem pois n?)

Tenho a certeza, pk ja vi, que anda aí alguem que percebe de java... ele sabe explicar melhor isso do que eu (por exemplo como o bluej encaixa as coisas dp...)

Sim conseguiste explicar-te....só não sabia que era assim....achei que as próprias funções "desenhavam" as linhas....

Existem por aí alguns membros que percebem de Java, pode ser que venham dar aqui uma vista de olhos e me façam perceber isso com termos técnicos....

No entanto, já percebi a base e de certeza que o Overrun tambem...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Quanto a C++ não sei.... mas criar interface gráfica sem duvidas q VB PHP e Java... são excelentes e das mais conhecidas - pelo menos são as que eu conheço...

e talvez começaria com VB visto ser muito apreciada pela pessoal... agora acho que tudo depende do tipo de programa que queres fazer...

ehhehehe php nao moço :D a nao ser que queiras isso web based...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas!

Na altura q estive a fazer o meu mod do dc++, era tudo feito via Visual Studio, por isso nao aprendi muito como programar concretamente ui's em C++...

De qq maneira, quem estiver interessado, tem aqui um bom tutorial para win32: http://www.winprog.org/tutorial/ (Win32 API Tutorial)

Em relação ao java, podes conseguir colocar a tua aplicação com o aspecto da plataforma onde esta ou definir o teu proprio "Look and Feel" (fiz aqui um mto mto pequeno tutorial referente a isso em "Como definir o "Look And Feel"")

O Java permite controlar todos os aspectos da criação de Janelas e componentes e acredito q isso tb funcione da a mesma maneira c o C++ icon_arrow.gif

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

PHP é tudo menos gráfico :\

PHP é "backend" puro e duro. Linguagem interpretada sem nenhum intuito de interface gráfica.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bem ppl pelo que eu percebi entre as diferentes linguágens são necessárias outras linguágens para as Interface (estou errado?) bem o que é certo é que vou começar agora a aprender C e por isso gostava de saber que se após aprender C terei de aprender alguma outra linguágem para aplicar uma interface de janelinhas todas bonitinhas ao meu programa XD, já agora sendo que já se falou no eMule eu posso programar em C para eMule ou preciso de me complementar com o resto dos comandos e das filosofias necessárias para C++ (eheh)???

Cumps. Overrun

NOTA: desculpem lá eu ser bueda xato nestas perguntas, mas é que o conhecimento é sempre bom

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
bem ppl pelo que eu percebi entre as diferentes linguágens são necessárias outras linguágens para as Interface (estou errado?)

Não, normalmente o que tu usas é o que se chama de bibliotecas (libs), e cada linguagem normalmente tem umas quantas. Bibliotecas são conjuntos de Objectos com métodos que podes usar para criar o teu ambiente gráfico. Por exemplo Open GL e uma lib de C++.

Que eu saiba C puro e duro e muito fraco a nivel de libs gráficas e a mula utiliza C++ intensivamente (que é C mas orientado a objectos).

Ainda há outra cena como foi dito ateriormente as libs variam de plataforma para plataforma assim mesmo em C++ tens libs para fazer programas para Windows e outras para Fazer libs em Linux (excepto java que e multiplataforma).

O que tens e que alguem se estava a referir anteriormente são ambientes gráfico que te permitem "desenhar" o ambiente gráfico, que o que na realidade fazem é produzir on-the-fly o código correspondente para ficheiros que podes utilizar no teu programa.

Espero que tenha esclarecido algo.

Abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pelo que eu precebi o que tu queres mesmo é trabalhar com Visual Basic!

Já tou a ver o filme todo,...

..á e tal,...aqui a fazer umas coisas em C,..:S isto é engracadito, mas eu gostava mesmo era de fazer coisas com janelas e menus e botoes....

VB! :D é a solução para os teu problemas! eheheh

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora