• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

bertolo

Instalar Linux em PC muito velho

34 mensagens neste tópico

Tenhu um pc 133 mhz, queria programar em C nele. qual linux e que meto lá?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Queres um ambiente gráfico? :P

O que eu aconselho é Arch Linux, instalas o kernel, um editor e o compilador.

A partir daqui já podes programar, se quiseres um ambiente gráfico muito leve, instalas o X.org e um WM, como o Blackbox, Hackedbox (versão mais leve do Blackbox) ou ratpoison.

São todas soluções muito rápidos, sugiro-te o Arch Linux porque assim não instalas tralha desnecessária. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

enquanto tentava botar o pc velho pelo cd do arch linux reparei que na bios do pc nem dava pa por nenhum leitor de cd's a bootar. depois e que vi que nem leitor de cd's tinha lá, só um gravador. mas nem por esse consegui pq a unica opcção que vi relativamente à sequencia do boot era A,C ou C,A. Que posso fazer? Se meter la um leitor de cd's a bios já me vai mostrar um D ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aconteceu-m ainda outra coisa: Disk boot failure, Insert system disk and press enter. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aconteceu-m ainda outra coisa: Disk boot failure, Insert system disk and press enter. :)

Se o disco não tiver nenhum sistema operativo instalado, se não tiveres nenhuma disquete na drive é natural e se não conseguires meter a bios a arrancar do cd, é natural que isso aconteça. Isso quer dizer que não foi encontrado nenhum boot em nenhum dos suportes...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

solução?

uma disquete de boot com suporte para cd-rom, metes na bios A,C e depois corres o setup do cd-rom  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Kate é um editor KDE, ou seja, vais ter de instalar o Qt, vais perder muita velocidade. :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

agradeço a vossa ajuda mas eu desisto. já tentei o suficiente.primeiro que a floppy abri-se uma das mil disketes aki na minha mesa...depois formata-la e no fim ia a afazer a diskete.....TRUM!....not enough space.FDS eu amanha tento mais qq coisa

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

para 1 Pentium 133eu recomendava Damn Small Linux. Usa Fluxbox 1a interface grafica muito leve mesmo (axo q ocupa 500k) e ja traz algumas cenas de origem e sendo baseado em debian podes usar o apt-get pa instalar o que precisares.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

para 1 Pentium 133eu recomendava Damn Small Linux. Usa Fluxbox 1a interface grafica muito leve mesmo (axo q ocupa 500k) e ja traz algumas cenas de origem e sendo baseado em debian podes usar o apt-get pa instalar o que precisares.

Essa distribuição também é fixe, muito leve.

Já agora, os WM que eu recomendei, Blackbox e Hackedbox são versões ainda mais leves, o Fluxbox é baseado no Hackedbox, já é mais pesado.

O Arch Linux também traz o pacman, o equivalente do apt-get do Debian. :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Fluxbox © is yet another windowmanager for X.

It's based on the Blackbox 0.61.1 code. Fluxbox looks like blackbox and handles styles, colors, window placement and similar thing exactly like blackbox (100% theme/style compability).

o Fluxbox e baseado no Blackbox sendo igual em mts cenas. A diferença é que o Fluxbox traz bastantes funcionalidades adicionadas relativamente ao Blackbox.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Fluxbox © is yet another windowmanager for X.

It's based on the Blackbox 0.61.1 code. Fluxbox looks like blackbox and handles styles, colors, window placement and similar thing exactly like blackbox (100% theme/style compability).

o Fluxbox e baseado no Blackbox sendo igual em mts cenas. A diferença é que o Fluxbox traz bastantes funcionalidades adicionadas relativamente ao Blackbox.

O que queria dizer era Blackbox, o Hackedbox é o oposto do Fluxbox em relação ao Blackbox, espero que não tenha confundido ninguém. :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

"Cria um disco de boot para o DOS 6.21 com suporte a CD-ROM."

Isto é o que eu procuro?

CD boot disk?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

"Cria um disco de boot para o DOS 6.21 com suporte a CD-ROM."

Isto é o que eu procuro?

CD boot disk?

Não há nada como testar! :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

lol testei.... mas testar dá trabalho ainda por cima pq tenhu de gravar as disquetes no pentium 4 e mudar a floppy drive po 133 (a floppy do 4 ta lixada)

depois de conseguir fazer isto escrevo um tutorial

DOS 6.21 Boot Disk

Cria um disco de boot para o DOS 6.21 com suporte a CD-ROM.

Meti isso no pc e deu: Disk Error, Any key to restart.

Depois meti uma disquete qq e deu: Non System Disk, REplace and press any key to reboot.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

lol testei.... mas testar dá trabalho ainda por cima pq tenhu de gravar as disquetes no pentium 4 e mudar a floppy drive po 133 (a floppy do 4 ta lixada)

depois de conseguir fazer isto escrevo um tutorial

DOS 6.21 Boot Disk

Cria um disco de boot para o DOS 6.21 com suporte a CD-ROM.

Meti isso no pc e deu: Disk Error, Any key to restart.

Depois meti uma disquete qq e deu: Non System Disk, REplace and press any key to reboot.

Tens a certeza que a drive está bem ligada? Consegues ouvir a drive a trabalhar quando começa o boot? :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ya tenhu. tanto que na bios ha uma opcção que da um erro Floppy Drive Fail no iniciar se a floppy tiver mal ligada. ja aprendi qq coisa :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora