• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

frodo

[vb 2005] dataset + SQL + datagridview

4 mensagens neste tópico

Viva!

Estou com mais um problema :D

Tenho uma base dados em sql server 2005.

No meu programa através do wizard do Add Data Source adicionei um Dataset com as tabelas todas da base de dados.

Se for verificar o Design do Dataset estão lá todas as tabelas com um método de FILL por default.

Consigo fazer aparecer todos os dados de uma tabela qualquer num DatagridView.

Problema:

Tenho duas tabelas

( id_tabela1, id_tipo )  e outtra ( id_tabela2, tabela2_nome)

Com um Inner join queria mostrar numa datagridview (id_tabela1, tabela2_nome)

Sei fazer a query mas nao estou a perceber o que faço com ela depois :D

Tenho de adicionar uma nova tabela ao dataset (id_tabela1, tabela2_nome) ou tenho de fazer outra coisa qualquer.

Experimentei adicionar a Quey á primeira tabela mas depois diz-me que não coincide com os dados da tabela.

1 abraço. :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

infelizmente não sei resolver o teu problema, mas se calhar podes resolver o meu.

Não me podes explicar como carregas uma coluna da base de dados em mysql para uma combobox de um datagridview por exemplo?

é k eu preciso de carregar umas informações pata o datagrid e não sei como faço isso.

Se poderes ajudar agradeço.

Fika bem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

frodo: Sim, acho que tens que fazer uma query à Base de Dados e metê-la numa nova tabela no DataSet. Pelo menos é o mais fácil.

edferreira: Penso que já há aqui no fórum um post a falar sobre isso. De qualquer forma, se tiveres os dados num DataSet (código em C#, mas penso que facilmente passas para VB.NET):

combobox.DataSource = dataSet.DefaultViewManager;
combobox.DisplayMember = "<nome_da_tabela_do_dataset>.<nome_da_coluna>"; // Aqui usas a coluna que tem os valores que queres que aparecam na combo box
combobox.ValueMember = "<nome_da_tablea_do_dataset>.<nome_da_coluna>"; // Aqui usas a coluna que tem os valores que queres associar a cada valor da combo box.

// Tipicamente na primeira metes o "Nome" e na segunda metes o "id".

Quanto a popular o DataSet, suponho que saibas fazer isso, se não souberes dá uma pesquisadela aqui no fórum porque isso já foi falado de certeza (mais que uma vez até).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

infelizmente não sei resolver o teu problema, mas se calhar podes resolver o meu.

Não me podes explicar como carregas uma coluna da base de dados em mysql para uma combobox de um datagridview por exemplo?

é que eu preciso de carregar umas informações pata o datagrid e não sei como faço isso.

Se poderes ajudar agradeço.

Fika bem

vê isto, talvez te ajude. http://www.rustemsoft.com/datagridview_columns1.htm#0

Quanto a minha duvida utilizei 1 nova datatable;)

1 abraço.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora