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Icaro

[Closed Source] Jogo da Forca

16 mensagens neste tópico

as palavras são dificieis de adivinhar :P E quando perdes deve mostrar a palavra e guardar estáticas

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ok obrigado na proxima versão será levado em consideração.

Queria também dar a oportunidade aos utilizadores introduzirem as suas proprias palavras e guardar os recordes de maior número de jogadas ganhas, mas não estou a ver como (sem recorrer a bd claro está)

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curiosamente fiz um jogo da forca em sistemas distribuídos e paralelos no semestre passado, em que usei exactamente a mesma imagem que tu, e como tu desenhei também o bonequinho  :thumbsup:

mas adiante, para te ajudar deixo-te um link para um ficheiro de palavras que usei:

http://www.saphira.podzone.net/web/crap/palavras.wl

adiciona uma tabela de highscores, um menu principal com opções para sair, ver os highscores, e a informação Acerca lá em vez do link inf.

se tiveres paciência para tudo isto depois chateio-te mais na próxima versão  :D

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adiciona uma tabela de highscores, um menu principal com opções para sair, ver os highscores, e a informação Acerca lá em vez do link inf.

eu queria fazer uma tabela mas sem recorrer a uma base de dados, como posso fazer?

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curiosamente fiz um jogo da forca em sistemas distribuídos e paralelos no semestre passado, em que usei exactamente a mesma imagem que tu, e como tu desenhei também o bonequinho  :D

[/url]

O Google a roubar-nos a imaginação  :thumbsup:

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sem recorrer a bases de dados terás de guardar num ficheiro de texto

agora esse ficheiro pode ser um txt, por exemplo:

highscores.txt

1:jogador1:1700

2:jogador6:500

3:jogador3:300

ou um xml, mais correcto mas também mais complicado de fazer o parsing:

highscores.xml

<highscores>
         <jogador>
                  <lugar>1</lugar>
                  <nome>jogador1</nome>
                  <score>1700</score>
         </jogador>
         <jogador>
                  <lugar>2</lugar>
                  <nome>jogador7</nome>
                  <score>134</score>
         </jogador>
         <jogador>
                  <lugar>3</lugar>
                  <nome>jogador6</nome>
                  <score>70</score>
         </jogador>
</highscores>

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hmm também pode ser um ficheiro binário para os utilizadores não poderem simplesmente ir lá ao ficheiro e mudar os scores

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No ficheiro XML eu fazia algo do tipo

<highscores>
<jogadores>
<lugar nr="1" nome="jogador 1" score="1700" />
<lugar nr="2" nome="jogador 2" score="1300" />
...
</jogadores>
</highscores>

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O XML que o kyu apresentou está mais correcto.

Os atributos são usados para dar informação sobre os dados e não como dados. Atributos de XML são metadados, isto é, são importantes para ajudarem a aplicação que está a ler o XML, mas não fazem parte dos dados.

Alguns dos problemas com o uso de atributos prendem-se no facto de que os atributos não podem conter múltiplos valores, não são facilmente estendíveis, não descrevem bem a estrutura dos dados, são mais difíceis de manipular por código e de validar e não são facilmente validados com DTDs.

Por estas razões não se devem usar atributos para conter os dados num ficheiro XML, se o fizermos acabamos com um ficheiro que é difícil de interpretar e manter, o que vai contra o objectivo do XML

Novamente, os atributos de XML, devem ser usados apenas para descrever os dados e não para conter os dados.

Só uma nota, no XML que o Tiago Salgado apresentou, a tag jogadores é desnecessária. Como a tag não se repete, acabamos por ter duas tags de abertura, que apenas duplicam esforços e aumentam a complexidade.

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Só uma nota, no XML que o Icaro apresentou, a tag jogadores é desnecessária. Como a tag não se repete, acabamos por ter duas tags de abertura, que apenas duplicam esforços e aumentam a complexidade.

eu apresentei um xml???onde  :cheesygrin: onde  :cheesygrin:

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Knitter obrigado pela explicação. O meu contacto com XML ainda é um bocado "à padeiro" :thumbsup:

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