• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

vbmaster

Matemática Aplicada e Computação vs. Eng Informática e de Pc's

40 mensagens neste tópico

Boas,

Parece que não mas muitos de nós estão a cerca de 4 meses de decidir (assim espero) o seu futuro nos próximos 3/5 anos.

E claro, com a aproximação das datas começam as dúvidas existenciais, que neste caso gostaria de partilhar convosco de modo a obter algum tipo de informação e aconselhamento.

Quanto a universidades não tenho dúvida, é o IST e acabou-se, até era capaz de perder um ano da minha vida se não tivesse média para lá entrar.

O que portanto, me faz duvidar é mesmo o curso a seguir. O que eu gosto mesmo é de programação, mas não daquela programação mariquinhas, em cursos que estamos a estudar 5 anos para depois ir para uma consultoria codar VB, queria algo a sério, à frente. Tal factor é o que me faz portanto oscilar a minha indecisão entre LMAC e LEIC no IST. O último é o curso que ainda estou a pensar seguir, boa empregabilidade, enfim. Já o segundo é algo que só há pouco tempo me surgiu e que parece bastante interessante. Tem uma formação vasta de matemática, que acho mais que fundamental para um bom programador,  e toda a programação me parece direccionada para probelmas do real, se é que me entendem, códigos para resolver problemas do dia-a-dia. Além de ter empresas como  Critical Software, ATX, ESA, e IBM como empregadores. Segundo uma revista que vi o curso tinha empregabilidade de 100%.

E eu fico assim a pensar... tenho boas notas a matemática (à volta de 17), mas também não considero um génio matemático.

O que têm a dizer?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu quando tive de escolher devia estar numa situação semelhante à tua, gostava de Matemática e de Informática e a profissão de engenheiro não me agradava, por isso escolhi Matemática e Ciências de Computação.

e se na altura tive dúvidas entre MCC e LESI hoje estou certo de que fiz a melhor opção.

não conheço os cursos do IST, mas eu escolheria MAC.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu quando tive de escolher devia estar numa situação semelhante à tua, gostava de Matemática e de Informática e a profissão de engenheiro não me agradava, por isso escolhi Matemática e Ciências de Computação.

e se na altura tive dúvidas entre MCC e LESI hoje estou certo de que fiz a melhor opção.

não conheço os cursos do IST, mas eu escolheria MAC.

E sentes-te mais bem preparado como programador do que os engenheiros?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é pah se o k keres é mesmo programação a sério escolhe n devias escolher nenhum desses.  Mas entre os dois escolhe LEIC! :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é pah se o que keres é mesmo programação a sério escolhe n devias escolher nenhum desses.  Mas entre os dois escolhe LEIC! :P

E porquê?

Neste momento preciso mais de argumentos do que afirmações...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Força, gosto da tua atitude.

Mas pondera na mesma o curso de LEIC porque pode ter bastante mais do que programar umas linhas. E se queres saber a opinião de uma pessoa que passou por um... tem matemática que chegue para o programador mais avançado.

Não conheço inteiramente o LMAC, mas por opinião de pessoas que passaram por tal curso, penso que é um curso essencialmente de matemática, com alguns problemas práticos  na computação.

Considero a matemática muito importante, mas esse curso terá certamente descartado conhecimentos importantes para informatica em geral. Se é para apostar na metemática, então é logo em curso de matemática, e assunto resolvido.

É necessário ter em conta que programar aplicações completas será mais para o fim de curso, provavelmente numa PAP. E é normal ir para uma PAP sem se ter dado nada em termos teoricos o conhecimento tecnico para aquilo que se vai fazer.

E também não leves a minha opinião muito a sério, porque sou da "velha guarda". Com o processo de Bolonha as coisas devem ter mudado. 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E sentes-te mais bem preparado como programador do que os engenheiros?

não!

nem estou interessado em sentir.

há coisas muito mais interessantes (pelo menos para mim) para aprender na Universidade do que programar.

se queres um curso que te prepare para seres programador, então talvez seja melhor escolheres EI. eu prefiro coisas como Métodos Formais, Álgebra, Criptografia, Concorrência, etc. (é que sobre estas matérias é mais difícil encontra ajuda na net para aprender).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é pah se o que keres é mesmo programação a sério escolhe n devias escolher nenhum desses.  Mas entre os dois escolhe LEIC! :P

E porquê?

Neste momento preciso mais de argumentos do que afirmações...

Pah o melhor curso de programação do país  é o Ciência de Computadores na FCUP, é só programação e matemática o curso todo (como tu gostas;)). Na altura kdo escolhi, estava indeciso entre os dois cursos da FCUP, e só não escolhi CC pk prefiria a area de redes...  Más atenção que o curso do técnico é bom e tb fazes uma boa escolha. se precisares de mais informação avisa :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, estou mesmo indeciso.

Por um lado, tenho algumas informações de muita gente das matemáticas aplicadas que depois faz especialização na programação e que acaba a sair de lá um pouco coxo nesse aspecto (também deve depender de univ para univ, e não tenho absolutamente nenhuma info do pessoal que sai do técnico nesse curso), por outro lado LEIC, além de estar um pouco sobrelotado, parece-me incidir um bocado na formação de pessoal para "a prostituição" como se costuma dizer...

Fiquei assim um pouco admirado com as empresas que eles dizem serem as principais empregadoras de LMAC, muitas delas eram do ramo da informática, vejam:

"Entre os empregadores dos licenciados em Matemática do IST destacamos algumas entidades nacionais e internacionais: Accenture, Alcatel, Altitude, ATX-Software, AXA Seguros, Banco Central Europeu, Banco de Portugal, BPI, BES, Caixa Geral de Depósitos, Critical Software, CTT, Delloite, DMR Consulting, Edinfor, EDP, European Space Agency (ESA), IBM, Império-Bonança, IST, MacKinsey, Megamedia, Microsoft, Millennium-BCP, Ministério das Finanças, NovaBase, Oracle, Price-Waterhouse, PT, Reditus, Reuters, Safira, Siemens, Sinfic, Sonae."

em http://lmac.math.ist.utl.pt/index.phtml.pt

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas essa empregabilidade e essas empresas tens no IST, na UNL, na FEUP, na FCUP , na UM,etc... e a empregabilidade a 100%. Em informática não tens esse problema do desemprego,felizmente!! A Questão é qual o curso que deves escolher...Qual a area de informática que preferias trabalhar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Antes de mais nada importa dizer que qualquer curso de Engenharia Informática tem Programação e Matemática quanto baste.

Pelos planos de curso dos novos cursos após o tratados de bolonha, em Engª Informática no 1º ano és logo bombardeado com 4 ou 5 cadeiras de matemática (pelo menos). O resto das cadeiras, salvo raras as excepções, têm a ver com programação/informática. Por isso já vais ter que aprender lógica suficiente...

Pelo que estive a ver na internet sobre o plano de curso de LMAC, tem matemática a mais para os objectivos que mencionaste acima.

Depois, a matemática em Engª Informática tem mais a ver com lógica e raciocínio lógico que com a maioria da matéria que das no secundário. Portanto se te safas bem a fazer algoritmos também deves fazer bem as matemáticas.

Se fosse eu escolhia LEIC.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas essa empregabilidade e essas empresas tens no IST, na UNL, na FEUP, na FCUP , na UM,etc... e a empregabilidade a 100%. Em informática não tens esse problema do desemprego,felizmente!! A Questão é qual o curso que deves escolher...Qual a area de informática que preferias trabalhar?

Pois, o problema é que nesta altura qualquer coisa que eu possa dizer poderá não ser de facto algo que eu curta.

Eu só sei que sempre que me ponho a codar (por exemplo soluções para o Project Euler, cenas matemáticas para resolver com recurso a algoritmos), mas para qualquer algoritmo que tenha de desenvolver em geral, sinto aquele feelingzinho de satisfação, e acho que me devia pôr nalgo que realmente gostasse.

Se LMAC não envolve programação, então não quero...

O problema não é tanto ao nível da programação, pois isso ambos têm, mas mais ao nível em que ela se aplica, enquanto em LMAC poderá ser para resolver problemas matemáticos ou assim, LEIC pode ser para simples aplicações client-side, não sei... :\

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu só sei que sempre que me ponho a codar (por exemplo soluções para o Project Euler, cenas matemáticas para resolver com recurso a algoritmos), mas para qualquer algoritmo que tenha de desenvolver em geral, sinto aquele feelingzinho de satisfação, e acho que me devia pôr nalgo que realmente gostasse.

Pah aconcelho-te mesmo a sério o curso de Ciência de Computadores da FCUP, sem duvida!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Voltei a ver o plano de LMAC e sinceramente ainda fiquei com mais vontade a convencer-te a ires pata LEIC... :P

Aquilo é quase só matemáticas...  :shocking:

E depois em LMAC não tens nenhuma formação numa área que eu acho muito importante hoje em dia: redes de computadores. Pelo plano que vi não tens nenhuma cadeira disso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pah aconcelho-te mesmo a sério o curso de Ciência de Computadores da FCUP, sem duvida!

Pois, mas Porto....... :s

Gosto bastante da cidade até, mas não estava a calhar nada ir para lá.

O ist já teve um curso desse género mas fechou por falta de pessoal... era o Ciência Informática ou que era... e também era dirigido pelo departamento de matemática.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, mas Porto....... :s

Gosto bastante da cidade até, mas não estava a calhar nada ir para lá.

O ist já teve um curso desse género mas fechou por falta de pessoal... era o Ciência Informática ou que era... e também era dirigido pelo departamento de matemática.

lol :P hum pensa nisso. Alunos da FCUP ganham sempre em concursos de programação universitarios, e são sempre a melhor equipa portuguesa a nivel internacional. por isso já podes ver o nivel que é a programação,algoritmos,etc.. Se não queres porto entao vai po LEIC, é um excelente curso... acho k é o melhor que arranjas no sul :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pah o melhor curso de programação do país  é o Ciência de Computadores na FCUP, é só programação e matemática o curso todo (como tu gostas;)).

Estive a ver o plano de curso e sinceramente não vejo onde tenha mais programação que os outros. Qualquer curso de Engª Informática tem a programação que ele tem...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pah o melhor curso de programação do país  é o Ciência de Computadores na FCUP, é só programação e matemática o curso todo (como tu gostas;)).

Estive a ver o plano de curso e sinceramente não vejo onde tenha mais programação que os outros. Qualquer curso de Engª Informática tem a programação que ele tem...

acredita k tem, em cada cadeira das muita matéria mesmo =X e tens muitos trabalhos práticos, mas trabalhos a sério!!  começas logo com C e algoritmos(embora simples) na primeira cadeira de programação. O problema do curso é que assim que começa o semestre tas ****** com trabalhos ate ao fim das aulas, e não ha cadeiras por frequencia!! A vantagem é que tens kuase 100% de professores doutorados e todos envolvidos em investigação...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então é bom pela metodologia e pela exigência.  Não é por ter mais programação mas sim por adoptar uma forma de fazer com que os alunos saiam melhor preparados... :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

em cada cadeira das muita matéria mesmo =X e tens muitos trabalhos práticos, mas trabalhos a sério!! (...) O problema do curso é que assim que começa o semestre tas lixado com trabalhos ate ao fim das aulas, e não ha cadeiras por frequencia!!

Isto de conhecer só um curso é muito vago. Podia dizer exactamente o mesmo das minhas cadeiras de programação. A menos que tenhas estado em todos os cursos/faculdades do país, acho que expressões como "o melhor do país" eram escusadas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto de conhecer só um curso é muito vago. Podia dizer exactamente o mesmo das minhas cadeiras de programação. A menos que tenhas estado em todos os cursos/faculdades do país, acho que expressões como "o melhor do país" eram escusadas.

concordo plenamente!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

em cada cadeira das muita matéria mesmo =X e tens muitos trabalhos práticos, mas trabalhos a sério!! (...) O problema do curso é que assim que começa o semestre tas lixado com trabalhos ate ao fim das aulas, e não ha cadeiras por frequencia!!

lol não disse que é o melhor curso no geral ate pk preferio o meu :P e há cursos igualmente bons ou até melhores por ai fora! simplesmente digo que é o melhor a nivel de programação,matemática,etc...pk é, e isso ng pode negar!! Têm reputação e provas dadas todos os anos,e pelo que conheço e amigos k tenho a estudar na feup,em lesi no minho,etc..ficam muito longe de CC... Assim como tb te posso garantir k a FEUP e o IST são as melhores faculdades de engenharia do país! E no geral possivelmente têm os dois melhores cursos de informática do país!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Assim como tb te posso garantir que a FEUP e o IST são as melhores faculdades de engenharia do país! E no geral possivelmente têm os dois melhores cursos de informática do país!!

parece-me que dás garantias a mais, mas pronto...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em informática não tens esse problema do desemprego,felizmente!!

tenho sérias duvidas nessa afirmação...

no meu caso, por exemplo, não tenho canudo mas tenho 14 anos de práctica a fazer de tudo, desde programação a manutenção, passando pelas redes... isso não implica que não esteja desempregado vai para 2 anos...

com canudo, tenho vários amigos meus, alguns com boas médias (entre o 16 e o 17) e que estão a vender produtos em telemarketing porque não arranjaram nada na informática...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas propostas de emprego para licenciados em Informática é o que não falta por aí. Até aqui no fórum aparecem propostas, de vez em quando.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora