• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

greed

Escolher peças para montar um PC novo

51 mensagens neste tópico

Boas,

À cerca de 3 anos montei um pc, acontece que entretanto as "coisas" avançaram...e eu perdi-me um bocado.  :bye2:

Estou a pensar montar de novo um pc mas preciso de comprar as peças em separado.

Alguem me pode ajudar a escolher os varios componentes:

motherboard c/ placa de som incorporada(neste momento tenho uma asus [A8V deluxe] e tou bastante satisfeito) + cpu (intel core2 duo -> pelo que percebi e' o melhor que existe [neste momento tenho um [AMD athlon 64 bits 3500+])

placa grafica (nao e' preciso ser mto boa e eu percebo mto pouco disto -> basicamente jogo totalwar [tenho uma Ati radeon 9600 Pro e chega na boa])

memórias -> aqui nao percebo mesmo nada: DDR2? DDR3?

Claro que as 4 componentes teem que ser compativeis.

Se alguem me podesse dar uma ajuda era excelente. Basicamente o mais essencial para mim e' definir uma motherboard + cpu que sejam compativeis...o resto das componentes safo-me a escolhe-las.

Como já disse é para jogar totalwar mas também serve para trabalhos da faculdade...pouco mais.

Qualquer pergunta ponham aqui.

E obrigado desde já pelas sugestões.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma combinação porreira é uma ASUS P5B + Intel Core 2 Duo + 1GB RAM DDR2 + NVIDIA Geforce 7600GS.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se estás a pensar meter Windows Vista mete 2 Gb de RAM... O recomendado é 1 Gb mas com 2 Gb ficarás com mais performance, penso eu já que ainda não utilizei o Vista... :P

O resto concordo com o Triton. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se estás a pensar meter Windows Vista mete 2 Gb de RAM... O recomendado é 1 Gb mas com 2 Gb ficarás com mais performance, penso eu já que ainda não utilizei o Vista... :P

O resto concordo com o Triton. :P

Realmente se quiseres o Vista são aconselhados os 2GB de RAM. O meu pai comprou um computador igual ao que te indiquei mas com 2GB de RAM e parece que se aguenta bem! :biggrin:

Outro aspecto em que devias investir era no disco, compra um Raptor ou então faz como eu e compra 2 discos de 80GB da Hitachi e usa RAID 0, faz muita diferença! :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Outro aspecto em que devias investir era no disco, compra um Raptor ou então faz como eu e compra 2 discos de 80GB da Hitachi e usa RAID 0, faz muita diferença! :P

parece-me que a opção RAID 0 fica bem mais barata...

não sei muito bem qual a diferença de preço dos WD para os Hitachi, mas é capaz de ser melhor ideia os WD.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

parece-me que a opção RAID 0 fica bem mais barata...

não sei muito bem qual a diferença de preço dos WD para os Hitachi, mas é capaz de ser melhor ideia os WD.

Na altura em que comprei os meus discos, ficou muito mais barato e a performance era semelhante, lembro-me que mesmo 4 discos de 80GB em RAID 0 ficavam mais baratos que um Raptor de 36GB, já para não falar na capacidade de armazenamento...! :biggrin:

Mas hoje em dia já arranjas o Raptor de 74GB por um preço acessível.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu cá estou com 1x 40GB IDE da Seagate, 1x 80GB IDE da Hitachi e 1x 250GB SATA1 Maxtor e não tenho problemas, nem de velocidade nem de nada. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se ele só precisar de 74Gb, um raptor pode ser uma boa opção, mas se precisar de 400Gb, acho que é preferível 2 WD em RAID 0.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu cá estou com 1x 40GB IDE da Seagate, 1x 80GB IDE da Hitachi e 1x 250GB SATA1 Maxtor e não tenho problemas, nem de velocidade nem de nada. :P

Podes achar que não tens problema de velocidade mas como nunca testaste esta outra solução que estamos a falar não consegues comparar.

se ele só precisar de 74Gb, um raptor pode ser uma boa opção, mas se precisar de 400Gb, acho que é preferível 2 WD em RAID 0.

Estive agora a ver e existem os WD 320GB Raid edition, com mais fiabilidade, parecem ser uma excelente opção. Eu só recomendei os Hitachi de 80GB porque como só têm um prato, são discos muito rápidos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não tens problemas de velocidade!?!

http://www.youtube.com/watch?v=1PiYgBhAkAM

Nem é preciso chegar tão longe, 2 discos em RAID 0 já reduzem o tempo de início do Windows consideravelmente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes achar que não tens problema de velocidade mas como nunca testaste esta outra solução que estamos a falar não consegues comparar.

Já tive num com 4x 150GB SATA em RAID0 e pessoalmente, nem aqueceu nem arrefeceu... :|

não tens problemas de velocidade!?!

http://www.youtube.com/watch?v=1PiYgBhAkAM

Ok, isso é deveras rápido :o
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E em termos de memorias RAM quais as melhores qualidade/preço? (eu sei que e' pergunta tabu mas tem que ser  :thumbsup::D

edit: Vi que a BFG GeForce 7600GS tem cm tipo de memória DDR2 e a BFG GeForce 7600GT tem DDR3, qual a diferença? afecta alguma coisa? Vale a pena o esforço financeiro de pelo menos mais 30€?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E em termos de memorias RAM quais as melhores qualidade/preço? (eu sei que e' pergunta tabu mas tem que ser  :thumbsup::D

Se és adepto de overclocks e afins, Gskill ou OCZ. Se és um utilizador que para pouco precisa de RAM rápida ou com boa capacidade de OC, Kingston does the job. :)

Quanto às gráficas, n faço a mínima ideia. DDR3 é mais rápida penso eu e as GT superam as GS PENSO EU DE QUE.

Espera por mais opiniões. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em termos de RAM é o seguinte as 533Mhz e as 667Mhz teem quase o mesmo preco e as 800Mhz são um bocado MAIS caras. Para teres um exemplo, dou-te os preços que se vendem aqui na loja onde trabalho:

DDR2 533Mhz -- 1024Mb - 84€

DDR2 667Mhz -- 1024Mb - 86€

DDR2 800Mhz -- 1024Mb - 145€

Tem cuidado que os preços das memórias estão sempre a mudar, á um ou dois meses não arranjavas rams de 1gb a menos de 100€ e de 512Mb era dificil serem abaixo de 80€

PS: São o preço das Kingston.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

quanto às gráficas, as 7600 GS são uma espécie de versão económica das GT. Têm um pouco menos de performance mas custam menos.

Se és adepto de overclocking não recomendo a 7600 GS (tenho duas) a não ser que tenhas um bom sistema de refrigeração pois estas têm refrigeração passiva e aquecem facilmente  :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Precos das mesmas aqui na loja para teres uma referencia:

XFX 7600GS 256Mb - 135€

XFX 7300GT 512Mb - 145€

XFX 7600GT 256Mb - 178€

XFX 7900GS 256Mb - 215€

XFX 7900GT 256Mb - 295€

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ehpa não sou adepto de overcloking e ja tive umas da kingston e estragaram-se. Nao compro mais da kingston  :rant_01:

Aconselharam-me estas Teamgroup DDR2 Elite PC2-6400 2GB...o que acham?

Mais uma vez obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nunca ouvi falar nisso, e isso são duas placas de 2Gb em dual-channel? se forem é uma boa opção! Fica muito mais rápido em dual-channel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parecem-me bem boas! é uma boa compra e quanto á placa gráfica? já te decidiste?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parecem-me bem boas! é uma boa compra e quanto á placa gráfica? já te decidiste?

Ainda não. E' que fiz agora as contas e isto está mais caro do que inicialmente previ...

Acho que vou comprar uma placa grafica menos boa e umas memorias menos caras.

edit: aqui estão as minhas escolhas para um orçamento de 600€:

Kingston DDR2 2x1024MB 667MHz - chiptec - 166.9€

ASUS P5B-E INTEL P965 SK775 - chiptec - 141.9€

INTEL C2D E6300 1.86GHz 775 FSB1066 - chiptec - 182.9€

BFG GeForce 7600GS 256MB DDR2 - chiptec - 107.9€

total = 599,6€ ~ 600€

comentem... :hmm:

edit2: uma das vantagens da chiptec e' que teem uma loja aqui ao pe de mim.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

PArecem-me boas escolhas, a diferenca de precos entre essas pecas e outras superiores é muito alto para recomendar outros specs.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora