• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Carlos

Empresa vai apresentar computador quântico

3 mensagens neste tópico

A empresa canadiana D-Wave diz que vai inaugurar amanhã o primeiro computador quântico do mundo.

A D-Wave diz que desenvolveu uma máquina híbrida chamada Orion que inclui um processador quântico de 16 qubits (os "bits" quânticos) mas que também processa bits convencionais. Essa arquitectura híbrida permitiria a comunicação entre o processador quântico e os circuitos digitais comuns.

A computação quântica vem sendo descrita na teoria há muitos anos. Mas, até agora, ninguém apresentou uma máquina quântica capaz de executar tarefas práticas. Os cientistas que realizam pesquisas nessa área dizem que ainda vai demorar muitos anos até isso se tornar possível, o que torna surpreendente o anúncio da D-Wave.

Máquinas assim poderão ser utilizadas para o cálculo numérico extremo. Algumas das aplicações seriam simulações, quebra de algoritmos criptográficos e sequenciação genética.

O anúncio da D-Wave está a ser acolhido com cepticismo pelos cientistas. Dave Bacon, investigador da Universidade de Washington, refere, no seu blog, uma série de pontos duvidosos na tecnologia descrita pela D-Wave. Ainda assim, considera positiva a decisão da empresa de demonstrar publicamente a sua máquina.

Do lado da D-Wave, a razão óbvia para realizar a demonstração é captar dinheiro de investidores, algo que a empresa já faz com sucesso há algum tempo. Geordie Rose, CEO da D-Wave, promete filmar o evento e publicar o vídeo no site da empresa. Também afirma que o plano é fabricar computadores de 1000 qubits já em 2008.

Se Rose cumprir a promessa, o impacto em alguns segmentos da informática poderá ser dramático. Algoritmos criptográficos hoje considerados seguros, por exemplo, poderão ser quebrados por força bruta usando uma máquina de 1 000 qubits. Assim, toda a segurança dos computadores e da Internet terá de ser repensada.

:eek:

se isto for realmente verdade, estamos perante grandes avanços científico...

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tendo em conta que a tecnologia militar está normalmente 2 ou 3 anos á frente da civil. Provavelmente pode até já existir material desse para quebrar encriptações fortes. Ou não... porque nunca pode ser confirmado. 

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

e' provavel diria eu...os gajos da NSA nao gostam de nao saber o q se passa. Inda por cima cm isto do terrorismo.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora