• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

TheDark

Sismo sentido em Lisboa e no sul do país

25 mensagens neste tópico

O Instituto de Meteorologia registou esta segunda-feira de manhã, às 10h35, um sismo sentido com alguma intensidade na área metropolitana de Lisboa e no sul do país.

De acordo com os dados já apurados, o tremor de terra atingiu os 6,1 graus na escala aberta de Richter e teve o seu epicentro localizado 250 quilómetros a sudoeste do Cabo de São Vicente, a uma profundidade de 67 quilómetros.

No Algarve, onde o sismo foi sentido com maior intensidade, várias pessoas saíram assustadas dos edifícios para a rua. Apesar dos sustos, o tremor de terra não causou quaisquer danos.

Fonte

Aqui tremeu bem...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

os senhores do correio da manhã têm de aprender a fazer contas... a profundidade foi de 6.2 milhas, o que dá cerca de 10 quilómetros e não 67...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em Torres Novas não senti nada. A essa hora estava a fazer teste de PT por isso :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por mais estranho que pareça, eu sinto-me frustrado por nunca ter sentido um sismo!  :P

Gostava de saber qual a sensação... :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu estava a arrochar na aula de português e os meus colegas de outra turma sentiram no cimo do pavilhão, mas eu como estava numas barracas a que chamam pavilhões de baixo da minha escola, não senti nada para alem dos maias a entrarem-me pelos ouvidos enquanto dormia levemente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ora, às 10.30 estava eu no quadro a resolver os TPC's de Fisico-Quimica.

Mesmo estando em cima do estrado não senti nada :P

Isto é, só umas borrachinhas na tola, mas isso não são efeitos de um sismo pois não? :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não percebi porque é que o tópico foi movido... é uma notícia, não uma discussão.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nesse caso, a sismologia é uma ciência :P

Mas não é para esse tipo de noticias sobre ciência, não é para catastrofes naturais nem intempéries, é para descobertas, inovações, etc...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

os senhores do correio da manhã têm de aprender a fazer contas... a profundidade foi de 6.2 milhas, o que dá cerca de 10 quilómetros e não 67...

Bem visto. Por vezes as notícias vão passando "de mão em mão" e os números tendem a perder sentido, é pena.

http://earthquake.usgs.gov/eqcenter/recenteqsww/Quakes/us2007ysam.php#details

http://www.cge.uevora.pt/get_file.php?id=345

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu abanei bem aqui na ericeira, tava no escritorio a programar... deu para assustar, se o abanão mais forte demora-se mais tempo enfiava-me debaixo de uma ombreira de  uma porta... as minhas garrafas de agua e os monitores pareciam dançarinas esquizofrénicas :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu moro perto de Mafra e aqui a coisa também tremeu bem, estava eu muito descansado no sótão a jogar Lineage 2, começa o monitor a abanar... parecia que estava com a doença de Parkinson. Confesso que ainda tive algum medo.

Estava com os head-fones postos, mas comecei a ouvir um ruído estranho e, quase ao mesmo tempo, o chão a tremer. Há dois anos quando foi o último sismo do género estava precisamente a fazer a mesma coisa... jogar Lineage 2 e a cadeira começou a  rodar sozinha... desta vez finquei bem os pés no chão com medo que este fugisse :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aqui em Loulé, Algarve sentiu-se bem! Tava eu na loja e parecia que o prédio me ia cair em cima. :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Saiu-me isso no teste de biologia/geologia hoje!

Era escolha múltipla, para dizer onde se tinha localizado o epicentro. Mas lá dizia que era a 160km do Cabo de São Vicente, e não a 250 como está na notícia :S

A pergunta era de onde se tinha localizado, tava lá Açores, Madeira, Gorringe ou Josephine.

Como eu não conhecia o Josephine pus o Gorringe. Ainda bem :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se eu fosse por essa lógica punha madeira que é o unico que conheces desses 3 :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora