• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Carlos

Internet Explorer no linux via Wine

14 mensagens neste tópico

infelizmente hoje em dia ainda encontramos muitos sites que teimam em só funcionar no IE. além disso webdesigners precisam de testar os sites que criam naquele que ainda é o browser mais usado. por isso pode ser conveniente ter acesso ao IE no Linux. existem várias formas de conseguir isto mais a mais simples será provavelmente através do Wine.

a tarefa ficou ainda mais simplificada graças ao projecto IEs4Linux, que nos disponibiliza uma forma simples e rápida de instalar as versões 5.0, 5.5 e 6.0 do IE, de forma a que possamos usá-lo através do Wine.

o primeiro passo é baixar o seguinte arquivo: http://www.tatanka.com.br/ies4linux/downloads/ies4linux-latest.tar.gz

depois descomprimimos o arquivo: tar xzvf ies4linux-latest.tar.gz

seleccionamos a nova directoria: cd ies4linux-*

executamos a script 'ies4linux': ./ies4linux

a partir daqui é só responder às questões que nos são colocadas (nomeadamente as versões do IE que pretendemos instalar, idioma, localização da instalação, etc.).

se usarmos a definições padrão será criado um ícone no desktop que nos permitirá usar o IE (ou então executamos o ficheiro ~/bin/ie6).

NOTA: é necessário ter o cabextract para instalar o IE e Wine para o podermos correr.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu pergunto-me porque é que depois de fugir-mos tanto dele em windows queremos te-lo connosco no Linux :)

De qualquer forma dá jeito para mim para ver como fica uma página que estou a desenvolver, por exemplo, no IE ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu pergunto-me porque é que depois de fugir-mos tanto dele em windows queremos te-lo connosco no Linux :)

De qualquer forma dá jeito para mim para ver como fica uma página que estou a desenvolver, por exemplo, no IE ;)

tal como já referi, ainda existem sites em que algumas das suas funcionalidades só as podes usar no IE. para mim é preferível ter o IE em Linux em vez de fazer reboot para ir usar o IE no windows. esta foi a razão pela qual instalei o IE no Linux.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas existem extensões em firefox que permitem "simular o IE". Não dá?

não conheço essas extensões...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não tinha reparado nesse pormenor. Mas dava mais jeito aos users de Linux que de Windows..  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu instalei linux nos pcs do no meu trabalho, porque não havia licenças no windows. E havia pessoas que recosaram a trabalhar com o thunderbird e firefox.

A maneira que arranjei foi wine + ies4linux . E sknis do outl. para o thunderbird.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu instalei linux nos pcs do no meu trabalho, porque não havia licenças no windows. E havia pessoas que recosaram a trabalhar com o thunderbird e firefox.

A maneira que arranjei foi wine + ies4linux . E sknis do outl. para o thunderbird.

Pk recusaram? :o
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porque não gostaram do Mozilla ; kde ; ... .

Já foi uma guerra mudar Windows para Linux. Ainda hoje recebo reclamações do tipo no Windows era assim, no Linux e diferente ....

Ou seja não querem trabalhar com o Linux.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porque não gostaram do Mozilla ; kde ; ... .

Já foi uma guerra mudar Windows para Linux. Ainda hoje recebo reclamações do tipo no Windows era assim, no Linux e diferente ....

Ou seja não querem trabalhar com o Linux.

Eu também não curto KDE. Experimenta mostrar-lhes Gnome e XFCE. Ou então fluxbox :P
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora