• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Neocore

Apresentado o supercomputador mais rápido da Europa

10 mensagens neste tópico

Apresentado o supercomputador mais rápido da Europa

O supercomputador mais rápido da Europa, MareNostrum, consegue calcular mais de 40 triliões de operações por minuto. A máquina apresentada no início deste ano começou finalmente a operar.

f7bfa3108ff2604019dd30fa159c4cd2.gif

Chama-se "MareNostrum" e é considerado o mais rápido supercomputador da Europa. Graças aos seus 4564 processadores, esta máquina consegue realizar até 40 triliões de operações de cálculo por minuto.

O supercomputador foi apresentado em Barcelona, esta semana, mas o seu funcionamento pleno só deverá ser atingido em 2008. Até lá, uma equipa do Centro Nacional de Super-Computação (BSC-CNS), prevê desenvolver um novo equipamento ainda mais rápido.

Segundo os responsáveis do projecto, o "MareNostrum" é cinco mil vezes mais poderoso do que um PC tradicional. Numa hora de trabalho, este supercomputador realiza os mesmos cálculos que um computador pessoal demoraria a fazer num ano inteiro.

O supercomputador não é gigantesco apenas no desempenho, mas também fisicamente, ocupa cerca de metade do tamanho de um campo de basquetebol.

Um dos responsáveis do projecto acrescentou ainda que a nível de consumo este supercomputador gasta oito vezes menos do que a máquina mais rápida do mundo.

O equipamento, no qual trabalham uma centena de cientistas, vai realizar projectos na área da biomedicina, meteorologia e no sector aeroespacial.

Aliás, até agora o "MareNostrum" já permitiu desenhar novos materiais, simular turbulência para estudos de aviões e barcos, assim como prever a qualidade do ar e a ocorrência de fenómenos naturais.

Na lista dos supercomputadores mais rápidos do mundo, liderada pelo Blue/Gene da IBM, o "MareNostrum" ocupa agora o oitavo lugar.

Fonte: Cibéria

Cumps.NeoCore

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só queria este animal a foldar uma semana com o nome da equipa do P@P...

Era suficiente para sermos os primeiros no Portugal@Folding nos próximos 10 anos e para a equipa Portugal@Folding passar para primeiro tambem....

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

...e ando eu aqui com o meu latinhas a 800MHz... ai ai...como este mundo é injusto....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
...e ando eu aqui com o meu latinhas a 800MHz... ai ai...como este mundo é injusto....

LOL,... e eu com o meu 700@746 :-) :-D :-D :-D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na prática quem tivesse um desses vivia dentro do computador :P

/me pergunta-se quantas consoles de folding é que isso correria :roll:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Na prática quem tivesse um desses vivia dentro do computador :P

/me pergunta-se quantas consoles de folding é que isso correria :roll:

Uns milhares....visto que tem 4564 processadores, convertia os videos todos que tenho aqui para converter ( de avi para mpeg2) , foldava e ainda jogavas uns bons jogos ao mesmo tempo na maior...

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eheh :P indeed tinhamos por exemplo 4000 processas full load para o folding, porém não me cheira que esta besta tenha outra coisa a não ser console :P é o contra destas grandes coisas :P por isso jogos só se fossem com emulador para o prince :D (emulador sim, porque isto não usa windows de certeza :D) quanto à conversão... isso era bíff óve keike béiby :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Será que se escrevessemos amávelmente não nos reservavam 1% do desempenho do MareNostrum para a nossa equipa do folding?

:P

EDIT: Pois é, não deve ter ligação à net.... :s

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Digam-la onde e k esse bixo tá!

Eu vou la e compro akilo tudo!

No gozo(nem devia ter guito para a viagem)lol

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sabem esse supercomputador é muito utilizado para a computação paralela... o k? em breve prentendo falar sobre o assunto...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora