• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

kwnds

[Dúvida] Linux para aqui, Linux para ali...

21 mensagens neste tópico

Estive bastantes anos em Windows e recentemente decidi usar Linux. A primeira dúvida que me surgiu do Linux era: Quais as diferenças entre as várias versões?

Se eu meter o Gnome num Ubunto e numa Caixa Mágica, qual a diferença entre esses 2 SOs?

Pedia então que me explicassem melhor as diferenças dos Sistemas Operativos Linux.

PS: Eu sei que ao criar este tópico estou a ridicularizar-me completamente, mas não penso ser o único com esta dúvida, e se a tenho, porque guarda-la para mim?

Abraços

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O gnome do ubuntu está configurado com programas e temas do Ubuntu o mesmo acontece com o Caixa Mágica, e depois tem também a ver com a versão do gnome que se usa, mas se tiveres a instalar o gnome em qulquer um deles (ou seja se nao veio de origem) ele vão ter o mesmo ambiente gráfico.

Espero nao ter confundido mais

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

As diferenças estariam em quem desenvolve e mantém a distro, as versões de cada programa no sistema, os pacotes pré-instalados, a actualização do sistema que podia ser mais rápida/menos rápida, mais problemática/menos problemática, pacotes mais recentes/pacotes menos recentes, mais bugs/menos bugs, etc. No fundo são Linux, um programa que funciona num funciona noutro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então o que varia são as vulnerabilidades do sistema operativo, instabilidade, etc?

É que eu ouvi dizer: Debian é melhor que Ubuntu. De que modo é melhor?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então o que varia são as vulnerabilidades do sistema operativo, instabilidade, etc?

É que eu ouvi dizer: Debian é melhor que UbunU. De que modo é melhor?

"Melhor"* devido aos updates. Ubuntu traz sempre as últimas versões 6 em 6 meses sai uma nova versão, está em constante mutação logo a estabilidade em comparação a Debian nunca é tão boa. Eu prefiro a Debian Testing porque continua a trazer as versões mais recentes (apesar de não ser tão rápido a actualizar as versões como Ubuntu) mas traz uma maior robustez que para mim é preferível. 

Debian divide-se em 3 grandes releases: Unstable, Testing e Stable.

A unstable contém os últimos pacotes/versões de programas ainda não testados (ou que passam da experimental). Depois dos pacotes estarem algum tempo sem darem problemas passam para Testing.

Aí estão durante bastante tempo (as release da stable são lançadas com grandes intervalos) até a testing (neste momento a etch) se tornar stable (neste momento a sarge). Já na stable os pacotes são digamos "congelados" ou seja só recebem actualizações de bug críticos ou de segurança.

* Este melhor é muito subjectivo, GNU/Linux é escolha, cada um tem as suas prioridades/preferências...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É assim, o Debian é a base do Ubuntu logo o Ubuntu é apenas o Debian com configurções feitas para o Ubuntu. O Debian é melhor do que o Ubuntu no sentido de que podes ter um sistema com apenas o que queres, visto que tu é que escolhes o que instalar ao contrário do Ubuntu onde tens de te submeter aos aplicativos e configurações que lá puseram.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

debian é melhor que ubuntu!!! acho que essa questao nunca pode ser colocada...

Debian is the best!!!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

debian é melhor que ubuntu!!! acho que essa questao nunca pode ser colocada...

Debian is the best!!!!

Fanboy...! ;)

Já agora, qual é a base para essa afirmação?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

outra vez? ainda ontem estive a discutir isso..

debian é mais estável, mais seguro. debian tanto da para noobs como para experts, enquanto ubuntu é mais para noobs. Debian é o pai de ubuntu e nao só.. debian é totalmente personalisavel e so instalamos o que queremos... ja ubuntu..... tanta tralha!!!

é preciso mais afirmacoes ainda?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epa... que discussao mais esquisita.

Mais seguro? Mais estavel? Não estou a perceber nada. Que problemas de estabilidade ou segurança é que qualquer distro já vos deu?

Eu gosto do ubuntu pois é user friendly, gosto das facilidades todas que trás como o synaptic, o hotplug de dispositivos usb e principalmente da comunidade de sporte. O ubuntu é baseado em debian, pegam no debian e instalam o software que acham proporcionar mais facilidade de utilizacao ao ubuntu.

Quanto ao ubuntu ser bom para noobs, é, sem duvida, nunca vi nada mais user friendly. Quanto a nao ser bom para utilizadores avançados... que coisa mais disparatada, perdoem-me a honestidade. Porque é que não é bom para um programador informatico profissional? que falhas traz?

As diferenças entre estas duas distribuições penso residirem no grupo de software que trazem por defeito, mas vennhuma delas vem cheia de tralha como o suse por exemplo.

Uma coisa que gostei mais no debiam é o menu. O menu do ubuntu é mais para tótós, por isso instalei o menu do debian no ubuntu ;) essa é a grande vantagem do linux, cada um é livre para moldar o seu próprio SO!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

problemas de estabilidade sim e muitos... seguranca nao claro.. mas debian é mais seguro!! lol

ubuntu nao da para "mexer" muito no interior.

Contudo a maior diferenca de debian e ubunto nao sao os pacotes instalados em casa um mas sim as filosofias que cada um segue... aí sao muito distintas... muito mesmo..

debian tambem pode ser user-friendly mas um bom debianista geralmente nao gosta de distros user-friendlys...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

reiz, deixa de ser fan-boy, em termos de segurança devem ir dar ao mesmo...

Eu também gosto de fazer tudo à mão, instalar o X.org à pata etc... mas não deixo de afirmar que o Ubuntu é uma distribuição excelente, apesar de não gostar muito pela extrema facilidade de uso... ;)

Mas como nunca testei Debian não me leves muito a sério, afinal ainda sou um novato no mundo do Linux. Venham daí as opiniões dos gurus!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

garanto que em seguranca nao da ao mesmo... nunca vi um supercomputador com ubuntu, mas com debian ha muitos.. eu nunca disse que unbuntu era uma ma distro... se o dissesse mentia... apenas disse que debian é melhor.. e tambem nao é mentira nenhuma.. nao sou guru mas tb nao me considero novato pq ja tou neste mundo a alguns anitos... eu ja usei ubuntu.. e nao é mau... mas pronto debian é debian

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epa... que discussao mais esquisita.

Mais seguro? Mais estavel? Não estou a perceber nada. Que problemas de estabilidade ou segurança é que qualquer distro já vos deu?

Eu gosto do ubuntu pois é user friendly, gosto das facilidades todas que trás como o synaptic, o hotplug de dispositivos usb e principalmente da comunidade de sporte. O ubuntu é baseado em debian, pegam no debian e instalam o software que acham proporcionar mais facilidade de utilizacao ao ubuntu.

Quanto ao ubuntu ser bom para noobs, é, sem duvida, nunca vi nada mais user friendly. Quanto a nao ser bom para utilizadores avançados... que coisa mais disparatada, perdoem-me a honestidade. Porque é que não é bom para um programador informatico profissional? que falhas traz?

As diferenças entre estas duas distribuições penso residirem no grupo de software que trazem por defeito, mas vennhuma delas vem cheia de tralha como o suse por exemplo.

Uma coisa que gostei mais no debiam é o menu. O menu do ubuntu é mais para tótós, por isso instalei o menu do debian no ubuntu ;) essa é a grande vantagem do linux, cada um é livre para moldar o seu próprio SO!

já experimentaste o Suse? não será mais user friendly do que o Ubuntu?

dizes que o Suse vem cheio de tralhas, provavelmente tens uma ligação à net decente e podes instalar o software a partir da net, mas para quem não tem net se calhar é melhor vir cheio de tralhas. já ouvi muito pessoal dizer que não pode ter Ubuntu porque não tem net.

não é que ache o Suse uma boa distribuição, mas penso que o Ubuntu não é melhor.

como também já referi noutro tópico, a vantagem de distribuições como o Gentoo, é o maior controlo que temos na instalação do sistema (e posterior manutenção), permitindo optimizá-lo e instalar apenas aquilo que nós indicamos explicitamente.

acho essas distribuições user friendly muito boas para aprender a usar o Linux, mas depois para trabalhar a sério prefiro outro tipo de Linux.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu cá concordo com o pedrotuga, e em parte com o reiz (apenas acho que está a ser fundamentalista ;) ). Ubuntu é ideal para n00bs e não só, também o é para quem não quer estar a despender tempo para fazer as coisas. É verdade que Debian é mais rápido e tem menos lixo que Ubuntu mas também não se pode ser fundamentalista a dizer que Ubuntu não presta.

já experimentaste o Suse? não será mais user friendly do que o Ubuntu?

dizes que o Suse vem cheio de tralhas, provavelmente tens uma ligação à net decente e podes instalar o software a partir da net, mas para quem não tem net se calhar é melhor vir cheio de tralhas. já ouvi muito pessoal dizer que não pode ter Ubuntu porque não tem net.

Isso é verdade, para quem não tem Internet distribuições como Suse e Fedora são as melhores porque já trazem muito software com elas. Eu sei do que falo porque já passei por isso. Mas uma coisa é certa, sem Internet não se aprende quase nada, eu comecei a adquirir mais conhecimentos de Linux quando passei a ter Internet, por isso agora sim já acho que Fedora ou Suse tem algum lixo a mais. Mas é como disse, se não tivesse Internet uma distro como Ubuntu era insuficiente para mim.

Concluindo, cada distro tem os seus objectivos. Umas são melhores para algumas coisas, outras para outras.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então que versão do Debian me aconselham a instalar?

Instala a última versão estável. É o que qualquer utilizador comum deve fazer.

Pois.. é como diz o Hipnoted... um gajo sem net não vai longe, infelizmente é assim.

Eu não estou a ver nada que o ubuntu não me deixe fazer, de resto a sua estrutura é igual à do debian. Estamos a esquecer-nos que o ubuntu é basicamente debian?

Quanto ao gentoo, é uma distro espectacular, não acho que seja mais aberta porque isso todas são, o que eu achei brutal com o gentoo foi a performance. Nem parecia o meu computador, é inacreditavelmente mais rápido. Agora duas horas para compilar o firefox ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Debian Sarge 3.1, se puderes saca a versao netinstall, assim so sacas o que queres, é ou isso ou sacar os mais de 10 cds ou uns 2 ou 3 dvds...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

LOL vocês não lhe estão a recomendar Debian Stable pois não? É que para compararem Ubuntu é mais ou menos Debian Unstable. Saca a Testing (actualmente, ainda, Etch que muito brevemente vai passar a stable).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já fiz o download do NetInstall para a Debian Testing.

Amanhã com calma vou tentar instalar e ver no que dá.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora