• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Carlos

Hackers lançam ataque global à Internet

21 mensagens neste tópico

Pelo menos três dos 13 computadores que gerem o tráfego mundial da Internet foram ontem alvo de uma acção ofensiva concertada, naquele que foi o maior ataque desde 2002.

O ataque durou cerca de 12 horas consecutivas, mas passou praticamente imperceptível aos milhões de utilizadores de Internet devido às medidas de resistência implementadas pelas várias divisões de segurança das empresas e das instituições públicas.

O próprio Departamento de Segurança Interno dos Estados Unidos confirmou que registou ao longo de todo o dia de ontem monitorizações de tráfego de Internet bastante anormais.

[...]

http://exameinformatica.clix.pt/noticias/internet/214691.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pelo que li o servidor de DNS do exército dos EUA foi logo abaixo... :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei se repararam mas todos os serviços Google (Blogger, Gmail, etc) estiveram em baixo ontem as tais 12 horas ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

WOW! Grandes loucos! ;)

Qualquer dia ainda desligam a internet! eheh

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei se repararam mas todos os serviços Google (Blogger, Gmail, etc) estiveram em baixo ontem as tais 12 horas ;)

Por aqui não houve problemas (Google Mail).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por aqui não houve problemas (Google Mail).

Aqui também não houve nenhum problema.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu também não tive problema nenhum.

Mas também temos que ver que um dos grandes servidores DNS do mundo encontra-se no nosso país, deve ser por isso que não notamos grande diferença. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu também não tive problema nenhum.

Mas também temos que ver que um dos grandes servidores DNS do mundo encontra-se no nosso país, deve ser por isso que não notamos grande diferença. :P

lol  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hipnoted estás no gozo certo?

Não skin, estes servidores costumam situar-se em zonas onde haja muito pouca probabilidade de desastres.

Isto foi dito por um professor meu, que tem bastante experiência no assunto e ainda há bem pouco tempo trabalhava nessa área. Se não é verdade é porque ele me mentiu. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não skin, estes servidores costumam situar-se em zonas onde haja muito pouca probabilidade de desastres.

Isto foi dito por um professor meu, que tem bastante experiência no assunto e ainda há bem pouco tempo trabalhava nessa área. Se não é verdade é porque ele me mentiu. ;)

Nao ha nenhum site que diga isso?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto foi dito por um professor meu, que tem bastante experiência no assunto e ainda há bem pouco tempo trabalhava nessa área. Se não é verdade é porque ele me mentiu. :P

Nao ha nenhum site que diga isso?

Se realmente o Hipnoted estiver certo, então não deve existir assim tanta informação sobre o tal servidor por razões óbvias: a partir do momento em que algo se torna público, torna-se mais vulnerável.  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só notei que o www.playboy.com foi abaixo.

Tirando isso foi abaixo um site meu que tenho alojado nos EUA, mas isso já vai abaixo dia sim dia não.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim nós temos um servidor de DNS, não sei se poderá ser considerado dos maiores do mundo mas é suficientemente grande ;)

Quanto à falha, pelo menos na ESTG, e pelo que a FCCN indicou como sendo uma "falha no link internacional", não houve acesso ao Google e seus serviços durante, o que a FCCN também indicou como "tempo indeterminado".

A nossa FCCN é um máximo :P, agora já sei o que se passou e não vou, desta vez apenas, deitar a culpa na dita - FCCN leia-se.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal, isto parece-me mais uma noticia de intoxicação. O típico: pouca informação e nenhuma referencia aos implicados em concreto. E depois remata-se com "coreia do norte" e está o festival montado.

Eu cá naveguei o dia todo em páginas internacionais e nacionais, o meu site que está alojado numa das maiores empresas de hosting norte americanas esteve sempre no ar e até teve boa quantidade de tráfego, o digg.com que tem andado com problemas de gente a mais tambem bombou sem problemas.

Anyway... um dos 13 servidores que controla o tráfego na internet??!?!?!? OMG que eu vou cair da cadeira abaixo. Que raio é isso? Os americanos agora nem dominam a tecnologia que inventaram? parece que o ministerio da defesa vai ter que montar uns cursos sobre IP.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Realmente ele tem razão  :D, tb nao sabia mas existe sim senhora um em lisboa desde 2004, é um dos sitios do servidor de Raiz F. São 13 os servidores de Raiz e sem eles a internet não funciona(pelo menos a resolução de nomes) :)

http://www.root-servers.org/

...e sim os americanos têm a maior parte desses servidores lol

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só notei que o www.playboy.com foi abaixo.

Tirando isso foi abaixo um site meu que tenho alojado nos EUA, mas isso já vai abaixo dia sim dia não.

Áh poix, isso foi a pior coisa que podia ter acontecido  :cheesygrin: :D

Por aqui ficou tudo fixe, sites todos on (excepto o playboy  :))

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Realmente ele tem razão  :D, tb nao sabia mas existe sim senhora um em lisboa desde 2004, é um dos sitios do servidor de Raiz F. São 13 os servidores de Raiz e sem eles a internet não funciona(pelo menos a resolução de nomes) :)

??? epa... não sei a quais treze servidores te estas a referir, mas O serviço de resolução de nomes (DNS) é distribuido, por exemplo: cada faculdade tem o seu proprio servidor de DNS e cada ISP tambem, claro que estes não têm um dicionario da internet toda porque isso seria impossivel. Quando não sabem perguntam a um vizinho ou a um servidor um nivel acima. A internet é um conjunto de redes interligadas e não uma rede hierarquica.

Não se "apaga" a internet atacando dois ou tres pontos estrategicos.

Por exemplo, se eu visitar google.com, se esse dominio estiver na cache do DNS que uso então é resolvido e lá vai o pacote IP todo maluco virado a esse endereço. Nem que esses tais 13 maluco mesmo que todos os outros DNS no planeta estjam em baixo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

??? epa... não sei a quais treze servidores te estas a referir, mas O serviço de resolução de nomes (DNS) é distribuido, por exemplo: cada faculdade tem o seu proprio servidor de DNS e cada ISP tambem, claro que estes não têm um dicionario da internet toda porque isso seria impossivel. Quando não sabem perguntam a um vizinho ou a um servidor um nivel acima. A internet é um conjunto de redes interligadas e não uma rede hierarquica.

Não se "apaga" a internet atacando dois ou tres pontos estrategicos.

Por exemplo, se eu visitar google.com, se esse dominio estiver na cache do DNS que uso então é resolvido e lá vai o pacote IP todo maluco virado a esse endereço. Nem que esses tais 13 maluco mesmo que todos os outros DNS no planeta estjam em baixo.

ó pah, é verdade o k dizes, são servidores distribuidos e tal...mas é o seguinte, há 13 servidores que são os servidores de RAIZ, estão no nivel mais alto da hierarquia e logo a baixo é que vêm os  .com,  .net, etc...  Esses servers estão distribuidos pelo mundo (so há dois na europa) para o caso de falhas,etc... mas se os 13 falham a internet falha, pois não ha resolução de nomes...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso não quer dizer que a internet falhe, a resolução de nomes é usada apenas quando determinado computador não conhece o nome pelo qual está à procura, no entanto isso não significa sempre uma ida a um DNS de topo, se acontecesse a Internet era intragável :)

A verdade é que pelo caminho os diferentes computadores vão guardando os endereços, por tempo limitado, dos nomes que consultam ou cujos pedidos de consulta passam por eles, assim se eu pedir um endereço que um proxy pelo caminho já conhece não chego aos DNS de topo.

Proxys, caches, dns de ISPs, etc, interferem e intervêm na resolução de nomes, não está só a cargo dos dns de topo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exacto :) mas depende do tempo que um servidor dns guarda os registos  em cache ,etc.. e muitos administradores preferem não guardar por mais que 1 hora (outros 24 , etc.. lol)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora