• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

brsq

Casa Inteligente

23 mensagens neste tópico

Projecto de fim de curso desenvolvido por dois alunos do Instituto Superior Politécnico de Gaia (ISPGaya).

Este projecto consistiu no desenvovimento de um sistema , para controle e monitorização de uma casa,

independente da tecnologia domótica utilizada.

Foi criada uma aplicação windows em C# que servia de administração, onde se podia desenhar a planta

da habitação, criar utilizador com diferentes niveis de utilizador, activar alarme.

A aplicação permitia quer a windows app quer a webapp, criar tarefas agendadas, criar cenários,

em que neste ultimo por exemplo se a temperatura da casa tiver a 18º (ou seja se se verifica esta condição),

ele activa o ar condicionado para 15º (por exemplo), isto é completamente definido pelo utilizador.

Tambem permitia que em realtime via web acendesse luzes, televisão, etc...

Tinha uma particularidade muito interessante, que consistia num módulo de segurança e em que este

após activação através de webcam normais (usb), detectava movimentos gravava estes durante um tempo

definido pelo utilizador, e enviava por attach para os mais inseridos pelo utilizador, assim como uma sms

para os numeros definidos pelo administrador.

Para mais informações: http://paginas.ispgaya.pt/~brsq

Futuramente será disponibilizado alguns screenshots da aplicação...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece-me que está aqui um projecto de grande elaboração e com grande aplicação prática. Desde já parabéns pela realização do trabalho.

Fica à espera dos screenshots então...  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Gostava imenso de ver os screens...  :biggrin:

É um projecto muito interessante sem dúvida.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com um projecto desse nível até vos fica mal não terem <title> definido na página, mudem lá isso !  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com um projecto desse nível até vos fica mal não terem <title> definido na página, mudem lá isso !  :P

"Pequenos pormenores fazem a diferença"

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem.. estivemos algum tempo desligados do mundo real... e vamos tentar obter esses screenshots pro ppl se deliciar :thumbsup:

abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Grande projecto.

Vai ser disponibilizado ao publico??

espero bem que sim,mas tenho a sensaçao que vai ser como eide dizer isto.... caro..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pessoal... peço desculpa ainda não ter respeitado a vossa vontade (e nossa tb!)

mas todos nós sabemos que a vida profissional nesta área por x leva-nos a esquecer de algumas tarefas!!

espero conseguir responder à nossa comum vontade o mais rápido possível.

obrigada pela compreensão..

abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O projecto é interessante, pena é ser feito com tecnologias proprietárias. Pena não o disponibilizarem com uma licença de Software Livre. E pena o site ser um atentado à usabilidade e à acessibilidade.

O raio do site é só imagens!!!

Por exemplo: não se pode sequer redimensionar o tamanho da fonte, porque é uma porra de uma imagem! Quem tiver problemas de visão, ou quem não os quiser ter, certamente que não vai gastar tempo com esse site. Onde é que vocês estavam com a cabeça, quando fizeram isso?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O projecto é interessante, pena é ser feito com tecnologias proprietárias. Pena não o disponibilizarem com uma licença de Software Livre. E pena o site ser um atentado à usabilidade e à acessibilidade.

O raio do site é só imagens!!!

Por exemplo: não se pode sequer redimensionar o tamanho da fonte, porque é uma porra de uma imagem! Quem tiver problemas de visão, ou quem não os quiser ter, certamente que não vai gastar tempo com esse site. Onde é que vocês estavam com a cabeça, quando fizeram isso?

Este foi um projecto de faculdade.

Feito por dois trabalhadores estudantes que aproveitaram o conhecimento do seu dia-a-dia profissional para desenvolver um projecto!

Bem nos queriam quase obrigar a fazer com tecnologias alternativas mas este projecto foi uma óptima oportunidade para evoluirmos.

E a Microsoft tb disponibiliza ferramentas de desenvolvimento livre por isso nem é por aí...

XNA Game Studio Express para desenvolvimento de jogos

Visual Studio Express para desenvolvimento de aplicações

SQL Server 2005 Express Edition para SGBD

e sim... é claro que tem limitações!!!

qt ao site...

tens razão em certos aspectos!!

mas a forma como os expões...

Paciência!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não, a m$ não disponibiliza tecnologias de desenvolvimento livre, disponibiliza ferramentas de desenvolvimento gratuitas. Gratuito e Livre não significam a mesma coisa. E sim isso é importante.

Recomendo que leias o que está neste link, para ficares com uma ideia do que é Software Livre:

http://ansol.org/filosofia/softwarelivre.pt.html

qt ao site...

Paciência!

Eu exponho com a indignação de quem está farto de ver atropelos à usabilildade e acessibilidade!

O desrespeito (com ou sem intenção) pelas pessoas com necessidades especiais é algo chocante, e por isso é difícil utilizar outra forma de exprimir a minha indignação, bem como a minha opinião sobre o efeito que ele tem nessas pessoas.

Assim que eu percebi porque é que não conseguia redimensionar o tamanho da fonte e seguir links no site, desisti imediatamente de o utilizar. Não estou para me massacrar por um site! E certamente que mais pessoas vão fazer o mesmo. A minha vista e a minha paciência são muito mais valiosas que visitar um site, seja ele qual for. Tenho também a frontalidade de te dizer isso aqui (a única forma que encontrei de te contactar, porque desisti de visitar o site), para que possas corrigir essas gravissímas deficiências. A acessibilidade de a usabilidade não são assuntos secundários! São assuntos de primeira linha para garantir a igualdade de oportunidades na sociedade de informação. E temos a obrigação como cidadãos e como profissionais de TI, de garantir que pelo menos não discriminamos as pessoas.

Isto não é um ataque pessoal!

É uma chamada de atenção com frontalidade e que advém da minha indignação de ver problemas destes de forma repetida.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

qt ao site...

Paciência!

Eu exponho com a indignação de quem está farto de ver atropelos à usabilildade e acessibilidade!

O desrespeito (com ou sem intenção) pelas pessoas com necessidades especiais é algo chocante, e por isso é difícil utilizar outra forma de exprimir a minha indignação, bem como a minha opinião sobre o efeito que ele tem nessas pessoas.

Assim que eu percebi porque é que não conseguia redimensionar o tamanho da fonte e seguir links no site, desisti imediatamente de o utilizar. Não estou para me massacrar por um site! E certamente que mais pessoas vão fazer o mesmo. A minha vista e a minha paciência são muito mais valiosas que visitar um site, seja ele qual for. Tenho também a frontalidade de te dizer isso aqui (a única forma que encontrei de te contactar, porque desisti de visitar o site), para que possas corrigir essas gravissímas deficiências. A acessibilidade de a usabilidade não são assuntos secundários! São assuntos de primeira linha para garantir a igualdade de oportunidades na sociedade de informação. E temos a obrigação como cidadãos e como profissionais de TI, de garantir que pelo menos não discriminamos as pessoas.

É uma chamada de atenção com frontalidade e que advém da minha indignação de ver problemas destes de forma repetida.

Concordo com o falco e assino por baixo  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não, a m$ não disponibiliza tecnologias de desenvolvimento livre, disponibiliza ferramentas de desenvolvimento gratuitas. Gratuito e Livre não significam a mesma coisa. E sim isso é importante.

Recomendo que leias o que está neste link, para ficares com uma ideia do que é Software Livre:

http://ansol.org/filosofia/softwarelivre.pt.html

Sim entendo e realmente fiz confusão.

Mas isto foi um projecto de faculdade e apesar de termos tido sucesso na aplicação e no projecto daqui não passará.

Não temos qualquer intenção de o comercializar!

Perante esta justificação é impossível qq pessoa de bom senso não concordar mas pelas palavras iniciais não foi essa a ideia transmitida.

E concordo plenamente contigo.

A um pormenor que é importante de referir...

O projecto estagnou logo depois de termos terminado a licenciatura (2006).

Tanto o site como o projecto que desenvolvemos.

O objectivo desde tópico foi de disponibilizar o projecto, a sua arquitectura e algum código!

O site... sinceramente nunca foi motivo de atenção por nossa parte e nunca pensamos nesses problemas indicados porque o site foi uma obrigatoriedade do juri e não um ponto de avaliação.

Claro que não encaro como ataque pessoal mas 1o post não foi explicito e pior é que foi agressivo (diferente de frontal!).

Quem lê, só lê o texto e o que ele transmite em primeira instância.

Mas estamos esclarecidos e deixo o voto, para quem faz do WebDesign o ganha pão, tenham atenção em criar algo que tb se adapte a quem é diferente :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Perante esta justificação é impossível qq pessoa de bom senso não concordar mas pelas palavras iniciais não foi essa a ideia transmitida.

Provavelmente entendeste mal, ou eu expliquei-me mal.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Provavelmente entendeste mal, ou eu expliquei-me mal.

tudo bem... :)  :)

tb conta o estado de espírito de quem lê!

entretanto... isto já é off topic  e está resolvido :)  :(

agora falta mesmo encontrar o raio do DVD Backup que tenho o projecto e mostrar ao povo o que dois putos em vias de se licenciar fizeram  :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ja todos pesamos como e ?certo  por isso aqui vai uma ideia porque nao um servidor que cimula uma empregada de casa que te avisa quem do frigurifico esta vazio ou quando esta alguem a tocar a campainha lol porque nao todos gostavamos de tarmos no nosso pc e pedir um cafe por causa da noite ter cido longa e o cafe aparecer feito ao nosso lado e futurista mas e possivel. ou nao

lol  :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só uma dica para o site. Podiam aplicar-lhe um título, nas tags <title>. O Untitled Document significa documento sem nome, que é o titulo que programas como DreamWeaver ou FrontPage costumam atribuir por defeito. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

XDwizzard, não podias ter dado mais erros a escrever esse post? :dontgetit:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

^

Off-topic :P

Este topico ja nao devia de estar bloqueado? Acho que 1 ano e 7 meses de inactividade e muito tempo para um topico estar aberto.

Abraços

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

^

Off-topic :P

Este topico ja nao devia de estar bloqueado? Acho que 1 ano e 7 meses de inactividade e muito tempo para um topico estar aberto.

Abraços

Porquê? O projecto pode não ter sido abandonado, e simplesmente não postarem aqui novidades.

O site continua activo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porquê? O projecto pode não ter sido abandonado, e simplesmente não postarem aqui novidades.

O site continua activo.

Mas postem, nós gostamos de novidades :thumbsup:
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece-me um projecto idêntico ao que está montado na casa do futuro em Lisboa, com tudo eletrónico e cheio de tecnologias lol, mt louco, se precisarem de ideias podem ir visitar esta casa

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora