• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

afilipebarbosa

Qual a melhor PHP ou ASP?

25 mensagens neste tópico

Boas.

Estou actualmente a precisar de aprender uma linguagem de programação para criação de websites dinâmicos, e como tal estou indeciso entre duas (php ou asp), pois não sei qual delas será a melhor.

Gostava assim que me dessem uma ajuda na escolha, indicando qual o motivo que vos levou a me indicar a vossa escolha, e se possível quais as principais diferenças entre elas.

Obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoalmente, prefiro PHP. Tem uma sintaxe muito parecida com C, é grátis, corre em praticamente todos os sistemas ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoalmente, prefiro PHP. Tem uma sintaxe muito parecida com C, é grátis, corre em praticamente todos os sistemas :)

Confere ;) e Tem montanhas de documentação por todo o lado a começar logo no php.net

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sou mais um apoiante do PHP por várias razões:

* facilidade de aprendizagem da linguagem;

*documentação disponível é brutal;

*comunidade de programadores gigantesca que te podem ajudar a qualquer momento;

*é open-source (pode parecer que não, mas é uma vantagem tremenda...).

Enfim, não quero desvalorizar as vantagens do ASP visto que não as conheço devidamente, no entanto o PHP é a miha linguagem de eleição neste momento (para os mais curiosos, não, ainda não experimentei Ruby).  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ASP não é uma linguagem. :-[

Mas se estás em dúvida entre PHP e ASP, então o melhor é escolheres PHP. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

lol, é um dialecto de Visual Basic. melhor? ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desde já obrigado pelas respostas.

Quanto a resposta do “djthyrax” é grátis em que sentido, não necessito de pagar o compilador!! (desculpa lá a pergunta que de certa forma parece um pouco ignorante).

Quanto ou resto e idêntico? Não existem diferenças a nível de segurança e de eficiência?

….

Devo dizer que axo este fórum fantástico pela velocidade com que recebo as resposta as minhas perguntas, 5 estrelas, sem duvida.

Obrigado a tds.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

lol, é um dialecto de Visual Basic. melhor? ;)

MUITO PIOR. Como o Triton disse e muito bem, ASP não é uma linguagem, é mais... eu diria uma plataforma. A linguagem que pode ser usada em ASP pode ser Visual Basic, mas também pode ser C#, J#, C++...

Quanto ao post...

ASP tem a vantagem de teres o Visual Studio que te permite fazer com dois ou três cliques coisas que demoras algum tempo a fazer em PHP e que provavelmente não fazes sem consultar meia dúzia de sites da especialidade. Tens ainda a vantagem de poderes usar a linguagem que gostares mais...

PHP tem a vantagem de ser a linguagem mais usada no mundo e por isso ter um suporte incomparavelmente maior. Além disso, no respeita ao alojamento, a maioria dos hosts só oferece PHP e os que oferecem ASP são muito mais caros. A razão é simples... PHP pode ser alojado num servidor linux a correr apache (à borla) enquanto ASP tem de ser alojado num servidor windows, com o IIS (a pagar, para ser legal).

A nível da linguagem penso que é irrelevante, porque em ASP tens C++ que é muito mais parecido com C do que o PHP.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que PHP é melhor porque para além de todas as razões que os outros utilizadores já disseram PHP é relativamente muito mais rápido e estável do que ASP.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que PHP é melhor porque para além de todas as razões que os outros utilizadores já disseram PHP é relativamente muito mais rápido e estável do que ASP.

Não é verdade que PHP seja muito mais rápido que ASP.NET, até costuma ser ao contrário.

Como em todas as situações, tens de usar as duas plataformas correctamente para obter resultados reais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desde já obrigado pelas respostas.

Quanto a resposta do “djthyrax” é grátis em que sentido, não necessito de pagar o compilador!! (desculpa lá a pergunta que de certa forma parece um pouco ignorante).

Quanto ou resto e idêntico? Não existem diferenças a nível de segurança e de eficiência?

Nem em ASP nem em PHP precisas de compiladores. ASP só corre em IIS (o server da microsoft (a pagar)) enquanto que PHP corre nesse e mais meia duzia deles ;)

Quanto a segurança, o ASP tem uma coisa que PHP não tem, protecções activadas por defeito. Ex, ele valida-te automaticamente formulários contra SQL injection sem teres que escrever uma linha de código :) Isto é o que ouvi dizer, se é verdade não sei :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

MUITO PIOR. Como o Triton disse e muito bem, ASP não é uma linguagem, é mais... eu diria uma plataforma. A linguagem que pode ser usada em ASP pode ser Visual Basic, mas também pode ser C#, J#, C++...

My mistake then, eu nunca fiz nada em ASP :)

Quanto ao post...

ASP tem a vantagem de teres o Visual Studio que te permite fazer com dois ou três cliques coisas que demoras algum tempo a fazer em PHP e que provavelmente não fazes sem consultar meia dúzia de sites da especialidade. Tens ainda a vantagem de poderes usar a linguagem que gostares mais...

Existem IDEs porreiros para PHP :)

A nível da linguagem penso que é irrelevante, porque em ASP tens C++ que é muito mais parecido com C do que o PHP.

Apenas referi que a sintaxe de PHP era parecida com a de C ;)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O ASP.NET é compilado para CIL / MSIL bytecode (Common Intermediate Language / Microsoft Intermediate Language), também o podes fazer para PHP, usando o Phalanger.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O ASP.NET é compilado para CIL / MSIL bytecode (Common Intermediate Language / Microsoft Intermediate Language), também o podes fazer para PHP, usando o Phalanger.

Esse link é deveras interessante :biggrin:
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quanto a segurança, o ASP tem uma coisa que PHP não tem, protecções activadas por defeito. Ex, ele valida-te automaticamente formulários contra SQL injection sem teres que escrever uma linha de código :) Isto é o que ouvi dizer, se é verdade não sei ;)

É falso. O meu prof de Introdução à Programação no 10º já não sei vai esquecer mais...  :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quanto a segurança, o ASP tem uma coisa que PHP não tem, protecções activadas por defeito. Ex, ele valida-te automaticamente formulários contra SQL injection sem teres que escrever uma linha de código :) Isto é o que ouvi dizer, se é verdade não sei ;)

É falso. O meu prof de Introdução à Programação no 10º já não sei vai esquecer mais...  :biggrin:

Eu estava a falar de ASP.NET, que tem a extenção .aspx :)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem já sei qual vou utilizar… vai ser php, pois para o que pretendo é o ideal.

Mais uma vez obrigado a todos pela ajuda. tks.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

OMISSÃO!!!!  :mad: :rant_01:

E é verdade que PHP faz automaticamente pelo menos algumas verificações. Por exemplo se inserires uma ' (caracter de comentário em SQL) ele substitui por \' (uma plica literal). Mas não sei se o ASP não faz isso também, quero acreditar que sim. Não sei é se é verdade que o ASP não tem protecções activadas por omissão.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é verdade que PHP seja muito mais rápido que ASP.NET, até costuma ser ao contrário.

Como em todas as situações, tens de usar as duas plataformas correctamente para obter resultados reais.

Já li em vários sites que PHP é "relativamente" muito mais rápido que ASP se tiveres duvidas faz algumas pesquisas no google ou até procura apenas por "PHP vs ASP" ou vice-versa ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

OMISSÃO!!!!  :mad: :rant_01:

E é verdade que PHP faz automaticamente pelo menos algumas verificações. Por exemplo se inserires uma ' (caracter de comentário em SQL) ele substitui por \' (uma plica literal). Mas não sei se o ASP não faz isso também, quero acreditar que sim. Não sei é se é verdade que o ASP não tem protecções activadas por omissão.

Como já referi, tou a mandar bitaiques sobre ASP.NET. Quando disse por defeito quis dizer por omissão. ;)

Isso de fazer escape aos caracteres, isso é provavelmente obra das magic_quotes que nem sempre estão activadas :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já li em vários sites que PHP é "relativamente" muito mais rápido que ASP se tiveres duvidas faz algumas pesquisas no google ou até procura apenas por "PHP vs ASP" ou vice-versa ;)

Estamos a falar de ASP ou de ASP.NET?  :)

Comecem a usar os termos apropriados senão ficamos todos baralhados desnecessariamente...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estamos a falar de ASP ou de ASP.NET?  ;)

Comecem a usar os termos apropriados senão ficamos todos baralhados desnecessariamente...

Eu estava a falar de ASP.NET :)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estamos a falar de ASP ou de ASP.NET?  ;)

Estava a falar de ASP

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ASP é diferente de ASP.net...já se aqui disse que ASP é uma plantaforma em que a linguagem usada pode ser C#,C++,etc...parece-me que está incorrecto pois em ASP só se pode usar Vbscript...ASP.net é que já aceita uma série de linguagens diferentes como vb.net, C#, JSP,C++,etc...mas ASP já está ultrapassado ....a dúvida apenas deve residir entre php e ASP.net e em minha opinião a primeira é mais adequada, mais a mais para alguém que está a aprender visto Asp.net ser mais complexo que PHP...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quanto a segurança, o ASP tem uma coisa que PHP não tem, protecções activadas por defeito. Ex, ele valida-te automaticamente formulários contra SQL injection sem teres que escrever uma linha de código :) Isto é o que ouvi dizer, se é verdade não sei :P

Eu estava a falar de ASP.NET, que tem a extenção .aspx ;)

As injections que fiz foram exactamente em .aspx

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora