• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

kwnds

[Duvida] Linux para programar

30 mensagens neste tópico

Ao fim de tantos anos a usar Windows, decidi fazer o download do Linux Caixa Mágica 11 e vou agora instala-lo, mas precisava que me aconselhassem softwares para programação (compiladores de várias linguagens e se possivel, um programa idêntico ao MicroSoft Visual Studio).

Se possivel, gostava de pedir que me esclarecessem umas duvidas: em que linguagem devo apostar que seja compativel com linux? Terei feito uma boa escolha ao adoptar Caixa Magica como meu SO?

Atentamente, Carlos Cardoso

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para os compiladores é só instalar os build-essential.

Quanto à distro que escolheste, tu é que sabes mas se escolhesses Ubuntu por exemplo tinhas mais facilidade em aprender porque tem mais suporte na net.

A tem uma coisa divinal: O APT ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

MicroSoft Visual Studio? Pretendes programar em .NET em linux? Já existe um projecto, o Mono que pretende levar o .NET para linux, e até consegue... mas pessoalmente não gosto muito, fica MUITO lento e ainda tem muitos bugs, volta e meia encrava. Mas o defeito também pode ser meu.

Parecido com o VS tens o MonoDevelop - desenvolvido pela equipa do Mono Project -, mas existem muitos mais IDEs para linux, depende da linguagem em que queres programar. Se for Java tens o Eclipse, que também já tem extensões para suportar outras linguagens, como o C.

Quanto ao Caixa Mágica, nunca experimentei, nas minhas máquinas só há Ubuntu.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exacto, tb te aconselhava mais uma distribuição como Ubuntu, Fedora.... como estas a agora a começar a usar. Quanto a compiladores,etc.. Estarias interessado em quê exactamente?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como já disseram tudo depende do que queres fazer. Se queres aprender mesmo Linux, o meu conselho é que comeces com algo como Ubuntu, mas muda-te logo para Arch Linux, a simplicidade do sistema permite-te modificá-lo a teu gosto mais facilmente. Se te desenrascares bem, começa logo com Arch Linux. ;)

Quanto a linguagens, as mais populares em Linux são o C/C++ e o Python. Arranjas com facilidade bindings para wxWidgets e/ou GTK+.

O que pretendes fazer mais concretamente? :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como já disseram tudo depende do que queres fazer. Se queres aprender mesmo Linux, o meu conselho é que comeces com algo como Ubuntu, mas muda-te logo para Arch Linux, a simplicidade do sistema permite-te modificá-lo a teu gosto mais facilmente. Se te desenrascares bem, começa logo com Arch Linux. :)

Quanto a linguagens, as mais populares em Linux são o C/C++ e o Python. Arranjas com facilidade bindings para wxWidgets e/ou GTK+.

O que pretendes fazer mais concretamente? :)

e o fantástico QT4 ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou no primeiro ano de um curso de informática de Gestão (equivalência ao secundário) e  até esta altura o linux para mim apenas me era conhecido por "alto", nunca tinha experimentado.

Comecei a fazer pesquisas sobre unix/linux e descubri a programação de eggdrops em irc (tcl) que devo admitir que adorei!

No entanto gostava de ter o linux pois já uso windows há alguns anos e espero encontrar no linux um incentivo para programação.

Mas para isso, eu precisava de escolher a versão mais adequada para mim, por isso, aqui vão alguns objectivos que eu quero concretizar com linux e que não quero concretizar:

-vou usar este SO para me ligar mais à área de programação

-não vou usar este SO para jogos

-se possivel, ia usar este SO para ediçao de filmes (já uso o Adobe Premiere 2.0 no windows e não sei se existe algum idêntico com as mesmas competências para linux) e de imagens

Na verdade, eu vou instalar o linux noutro PC que neste momento, tenho usado somente para programar.

Relativamente ao Arch Linux, quais as principais diferenças de outros SO como ubunto e CM?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Relativamente ao Arch Linux, quais as principais diferenças de outros SO como ubunto e CM?

Devido à sua velocidade e simplicidade (baseada no famoso Slackware). É uma distribuição ideal para aprender, enquanto no Ubuntu resolves tudo com programas bonitos e lentos, no Arch Linux é preferida a shell. Eu tenho aprendido muito sobre a estrutura interna do Linux usando o Arch, caso usasse Ubuntu não se passava a mesma coisa. Além disso é uma distribuição com um package manager simples mas muito poderoso (muito semelhante ao APT). Também vem com um sistema de builds (ABS), sendo muito fácil compilares novas versões do packages que precisares. Convém referir que é um distribuição bleeding edge, ou seja, tem sempre as versões mais recentes do software (ao contrário da Debian e Slackware, que demoram eternidades a aceitar uma nova versão). Eu adoro esta distribuição, mas não é para pessoas que não gostem de ver como o sistema trabalha, por exemplo, em Arch a instalação é feita em modo de texto (é muito fácil, mas ainda assusta muitas pessoas). A instalação demora uns 10 minutos (ou muito menos, se já tiveres mais experiência no assunto), sendo que depois de instalado, só tens acesso a uma shell. A partir daqui podes instalar o X.org (servidor de janelas), e um WM (window manager, como Fluxbox, Blackbox, IceWM, etc...) ou se preferires um DM (Desktop Manager, como GNOME ou KDE).

Espero que não te tenha assustado, é muito fácil, e a comunidade é das melhores que já vi! :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

"mas não é para pessoas que não gostem de ver como o sistema trabalha" achei bastante interessante este comentário e vai-me levar a fazer mais uma pergunta: podemos então concluir que o arch não tem o ambiente gráfico tão trabalhado como o ubunto e é aconselhado para aqueles que não têm um SO para dizer que o tema de desktop é mais "fofo" que outro, mas é sim aconselhado para quem usa um pc mais a nível profissional (neste caso programação)?

Se for possivel, podia ser postado o link para download do Arch Linux mais recente?

Abraços e obrigado pela ajuda prestada

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

"mas não é para pessoas que não gostem de ver como o sistema trabalha" achei bastante interessante este comentário e vai-me levar a fazer mais uma pergunta: podemos então concluir que o arch não tem o ambiente gráfico tão trabalhado como o ubunto e é aconselhado para aqueles que não têm um SO para dizer que o tema de desktop é mais "fofo" que outro, mas é sim aconselhado para quem usa um pc mais a nível profissional (neste caso programação)?

Se for possivel, podia ser postado o link para download do Arch Linux mais recente?

Nada disso. Em Arch Linux podes ter exactamente o mesmo setup que em Ubuntu, mas supostamente mais optimizado. Por exemplo, o Ubuntu vem com o GNOME, para o teres no Arch basta instalares o GNOME via linha de comandos, depois de teres o sistema instalado. A vantagem do Arch é a liberdade de escolha e de saberes que só instalaste o que precisas, levando a um sistema mais estável e rápido. Gentoo é uma distribuição do mesmo género, mas não é nada prático, tens de compilar tudo, o que demora muito tempo, levando a ganhos muito vezes insignificantes em performance. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vou fazer download da versão 0.8 e depois digo como me estou a dar com o SO.

Abraços

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nada disso. Em Arch Linux podes ter exactamente o mesmo setup que em Ubuntu, mas supostamente mais optimizado. Por exemplo, o Ubuntu vem com o GNOME, para o teres no Arch basta instalares o GNOME via linha de comandos, depois de teres o sistema instalado. A vantagem do Arch é a liberdade de escolha e de saberes que só instalaste o que precisas, levando a um sistema mais estável e rápido. Gentoo é uma distribuição do mesmo género, mas não é nada prático, tens de compilar tudo, o que demora muito tempo, levando a ganhos muito vezes insignificantes em performance. ;)

No ubuntu ou fedora,etc... podes fazer o mesmo

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lá começam vocês a comparar distribuições com fins diferentes...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

poder até podes, mas ninguém o faz... normalmente quem instala o Ubuntu ou o Fedora quer é um SO pronto a usar, não tem grandes preocupações com optimizações ou coisas do género (ou quando começa a ter, depressa muda de distribuição).

enquanto que numa distribuição como o Gentoo quase que és obrigado a compilar e personalizar o sistema de forma a obter o máximo desempenho possível.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

talvez seja devido à falta de conhecimentos... eu falo por mim, que instalei o ubuntu porque foi a unica distro em que consegui encontrar maneira de colocar a minha placa do kanguru a funcionar... experimentei 4 ou 5 distros sem conseguir, só no ubuntu é que consegui... além que não tenho conhecimentos para fazer a compilação e personalização de um sistema...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

poder até podes, mas ninguém o faz... normalmente quem instala o Ubuntu ou o Fedora quer é um SO pronto a usar, não tem grandes preocupações com optimizações ou coisas do género (ou quando começa a ter, depressa muda de distribuição).

enquanto que numa distribuição como o Gentoo quase que és obrigado a compilar e personalizar o sistema de forma a obter o máximo desempenho possível.

Cada um adapata-se melhor a uma distribuição , eu prefiro debian/ubuntu! ja experimentei bastantes distribuições de linux e (pessoalmente)  a do ubuntu é muito bem conseguida! E sim, eu sou um dos que faço isso,tenho um pc com 3 distribuições a correr , e todas são o base system do ubuntu!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas com Ubuntu não consegues perceber facilmente como funciona o interior do sistema.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas com Ubuntu não consegues perceber facilmente como funciona o interior do sistema.

ui...entao pk? as distribuições não diferem assim tnt umas das outras, ainda por cima o ubuntu é "debian based"

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ui...entao pk? as distribuições não diferem assim tnt umas das outras, ainda por cima o ubuntu é "debian based"

Experimenta Arch e depois logo falamos. :P

Também podes consultar o wiki do Arch Linux, apresenta algumas comparações com outras distribuições. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Experimenta Arch e depois logo falamos. ;)

Também podes consultar o wiki do Arch Linux, apresenta algumas comparações com outras distribuições. :)

Por acaso nunca experimentei arch... ya mas pronto, kdo tiver tempo vou experimentar :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ubuntu para ali... ubuntu para aculi..... arch linux? gentoo? que tal a potencia e simplicidade de debian?

debian é o pai do gnu/linux debian é o pai do apt-get debian really rocks

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ainda gostava de saber por que é que o Debian é o pai do GNU/Linux... aliás parece-me que o Slackware é anterior ao Debian.

o que é que consideras "potencia"?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

http://en.wikipedia.org/wiki/GNU/Linux_naming_controversy

depois de leres este artigo certamente compreenderas porque digo que é o pai do gnu/linux... foi o primeiro a adoptar o nome gnu/linux..

debian serve para pessoas que nao pesquem nada de linux e para experts...

debian esta dividido em 3 projectos (stable, testing, unstable) o que faz de debian uma distro que serve para toda a gente e para todo o tipo de utilidade.. é a distro que suporta mais sistemas... tanta coisa. Para nao falar dos seus projectos em freedbsd, openbsd, solaris etc..

Ja usei slack e gostei muito, é bastante unix-like, mas sendo apenas uma pessoa a desenvolver perde muitos pontos por aí (la que o gajo é inteligente nao ponho duvidas), enquanto debian sao milhares de pessoas a desenvolver e penso que isso é que ainda o torna mais interessante.. pois qualquer utilizador de debian pode dar a sua ideia e ajudar neste enorme projecto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nunca usei o Debian, mas a razão pela qual eu gosto do Gentoo é o facto de eu ter um total controlo no processo de instalação (e posteriormente na sua manutenção). a maior parte das configuração são introduzidas por mim, só instalalo o software que preciso, etc. e isto nem mesmo no Slackware consegui, porque o slackware ainda funciona (ou pelo menos quando eu o usei funcinava) à base de packages, que trazem um programa que precisas e mais 1/2 dúzia que nunca vais usar. é claro que distros como o Suse ou o Fedora são muito piores.

além disso quase todos os programas que instalamos são compilados para a nosso arquitectura, com as opções de compilação que nós definimos, permitindo assim ter aplicações optimizadas.

como já referi nunca usei o Debian, por isso não sei se é ou não melhor do que o Gentoo, no entanto o Gentoo tem todas as qualidades que eu considero necessárias num SO e que nunca tinha encontrado em mais nenhum dos que experimentei.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora