• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #56 da revista programar. Faz já o download aqui!

lynkyn_devil

Preencher automaticamente células no excel usando VBA

9 mensagens neste tópico

Boa tarde comunidade,

Ando a tentar trabalhar com o VBA no Excel de modo a tentar aplicar esse conhecimento na minha tese de mestrado, mas estou com algumas dúvidas.

Eu estou a tentar criar uma função em VBA que preencha células consoante um determinado valor. Na imagem seguinte tenho dois quadros, um com valores nos vértices e outro todo preenchido pelo valor 1. O quadro da esquerda, representa uma câmara de vigilância, que está na célula B1. No quadro da direita é suposto aparecer a área de cobertura dessa mesma câmara. A área da câmara ocupa 10 células.

O código que tenho é o seguinte:

Sub Limpar()
Range("G5:J8") = ""
End Sub

Sub Executar()
If Cells(5, "B").Value = 1 Then Preencher
End Sub

Sub Preencher()
Dim contador As Integer
contador = 10
Do While contador > 0
Range("G5:J8") = 1
contador = contador - 1
Loop
End Sub

E o seu resultado é este:

g6LeY.jpg

Como podem ver a minha função preenche tudo, e o objectivo era só preencher 10 células. O que pretendia era algo parecido ao que está na imagem seguinte:

HmRiX.jpg

Alguém sabe como fazer em VBA para no quadro da direita apresentar só o número de células preenchidas pela área da câmara? Que neste caso deveriam aparecer 10 células preenchidas. Eu sei que o meu código preenche o quadro todo, mas não era isso que eu estava a tentar, eu queria era preencher quadrícula a quadrícula até que perfizesse as 10 quadrículas correspondentes à área da câmara da célula B5.

Se eu conseguir para uma câmara, provavelmente conseguirei para outras câmaras de áreas diferentes e colocadas em vértices diferentes.

Obrigado para quem me ajudar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No ciclo "Do While" estás a dizer para preencher sempre aquele Range enquanto for vazio.

Utiliza o ciclo "For ... Next"  nos valores 71 a 74, decrementando 1 em cada ciclo, para te definir as colunas. Carater 71=Letra G e os valores 5 a 8 para definir as linhas.

Mais ou menos isto:

Private Sub CommandButton1_Click()
Dim X As Integer, Y As Integer

For X = 74 To 71 Step -1
    Y = 5
        Range(Chr(X) & Y).Value = 1
Next X
For X = 73 To 71 Step -1
    Y = 6
Next X
For X = 72 To 71 Step -1
   Y = 7
Next X
For X = 71 To 71
   Y = 8
Next X

End Sub

Estas linhas de código permitem-te obter o resultado que pretendes.

Para outras câmaras, consegues com facilidade bastando alterar os nºs que vão compor o range que pretendes utilizar.

Editado por manuel antonio
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom dia e obrigado pela resposta,

Eu estive a implementar o seu código e o resultado é o esperado e o que pretendia.

Pelo que percebi, somos nós que definimos quais as células que ficam preenchidas, neste caso em forma de triângulo. E se a câmara ocupar 15 células?

Alguma maneira de preencher as células automaticamente? Tenho umas 15 câmaras e quase todas tem áreas de cobertura diferentes, então eu nunca sei em que vértice as câmaras vão ficar.

A câmara 1 ocupa 10 células e a câmara 2 ocupa 15 células, o objectivo era preencher as células vazias até o 10 ou o 15 chegar a zero. E que qualquer uma das câmaras pode ficar em 1 dos 4 vértices do quadro da esquerda. Estou a tentar explicar-me o melhor possível. O solver coloca as câmaras automaticamente nos vértices, eu só queria que a área coberta pelas câmaras aparecesse no quadro da direita, consoante o tipo de câmara e a localização da mesma. Será isso possível de se obter?

Sou bastante novo em VBA.

Seria possível eu enviar-lhe o documento original do excel onde tenho a minha formulação e onde pretendo implementar o código em VBA? Pode ser que assim consiga entender melhor a situação.

Editado por lynkyn_devil
Adicionei texto que faltava
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa tarde.

4 horas atrás, lynkyn_devil disse:

Pelo que percebi, somos nós que definimos quais as células que ficam preenchidas, neste caso em forma de triângulo. E se a câmara ocupar 15 células?

Obviamente nenhum computador tem capacidade para adivinhar onde queremos que ele mostre os resultados. Temos que ser nós a dizer-lhe. O exemplo que enviei foi em função das células que tens na imagem que enviaste. Se quiseres mudar a folha ou a localização, tens que informar o Excell e para isso conversas com ele via VBA.

Alguma maneira de preencher as células automaticamente? Tenho umas 15 câmaras e quase todas tem áreas de cobertura diferentes, então eu nunca sei em que vértice as câmaras vão ficar.

É claro que há. Apenas depende do que pretendes dizer com automaticamente...

Quando queres ter luz na sala, pressionas o interruptor e a luz acende-se automaticamente. No Excell ... faz-se clik num botão ou noutro objeto.

Mas automaticamente também pode ser em função de um temporizador, que alterna desta para aquela câmara. Se for este o caso não tenho conhecimentos para te ajudar, mas podes pesquisar como implementar um "timer".

Tudo no entanto funciona em função de condições. Essas condições és tu que as defines. O raciocínio para a área das câmaras é sempre o mesmo apenas mudas as linhas e colunas onde queres ver apresentados os resultados.

Depois de obteres o código para cada uma é só implementar condições.

Se a câmara 1 estiver ativa, utilizar a rotina A. Se estiver ativa a 2, utilizar a rotina B e assim sucessivamente.

O solver coloca as câmaras automaticamente nos vértices, eu só queria que a área coberta pelas câmaras aparecesse no quadro da direita, consoante o tipo de câmara e a localização da mesma. Será isso possível de se obter?

Mas o "solver" não coloca câmaras diferentes no mesmo vértice pois não? Não alterna de uma câmara com alcance de 10 células para uma  câmara com alcance de 15 células?

Neste caso, como se vê com facilidade, deixas de ter um Quadrado de 4 por 4 e passas a ter um de 5 por 5. Obviamente aumentas uma coluna e uma linha.

Utilizas o sentido ascendeste ou descendente dos números que representam as colunas, dependendo da orientação que queres dar ao triângulo que representa a área de cobertura.

O que falei até aqui, refere-se apenas às duas câmaras superiores.

Para as câmaras inferiores, o ciclo "FOR" é preenchido com os nºs das linhas passando a constante a ser o nº da coluna.

Seria possível eu enviar-lhe o documento original do excel onde tenho a minha formulação e onde pretendo implementar o código em VBA? Pode ser que assim consiga entender melhor a situação.

Por enquanto vais pensar um pouco na situação e tentar levar a água ao teu moinho. Além disso eu precisava que os meus dias tivessem 30 horas.

Olha para o exemplo e desenvolve os restantes.

Depois se verá.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
2 horas atrás, manuel antonio disse:

Mas o "solver" não coloca câmaras diferentes no mesmo vértice pois não? Não alterna de uma câmara com alcance de 10 células para uma  câmara com alcance de 15 células?

Por acaso é mesmo isso que ele faz. O "solver" coloca as câmaras todas em todos os vértices, de modo a encontrar a melhor solução. No meu exemplo ele coloca as duas câmaras nos quatro vértices e após algumas iterações, o "solver" indica-me a melhor combinação possível, neste caso coloca uma câmara no vértice de cima. Por isso é que eu nunca sei qual a câmara que será escolhida.

É algo do género, tenho um ponto fixo, e queria que os pontos adjacentes ficassem preenchidos consoante um determinado número.

Foi como disse, liga o interruptor e a luz é ligada, mas a luz tem um foco, inicia-se na lâmpada e vai desvanecendo consoante o alcance. essa área que a lâmpada ilumina altera-se dependendo o tipo de lâmpada.

Tenho o quadrado do lado direito, tenho a câmara no vértice, as células adjacentes, deviam preencher-se consoante a área da câmara. Ou seja, o número de células mais perto da câmara preenchem-se pela área da câmara, que aqui são 10 quadrículas.

Antes de mais, quero agradecer pelo seu tempo que tem gasto a ajudar-me.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Imaginemos que são 4 câmaras, 1 em cada vértice nomeadas dessa forma. A câmara 1, a câmara 2, a 3 e a 4. O dito "solver", pode colocar no vértice superior esquerdo a câmara 1 e ao fim de algum tempo, colocar a 4? É isso? E a ser assim, como pretendes distingui-las? Colocando a ocupar a área correspondente à câmara, em vez do nº 1 colocar o nº da câmara respetiva?

1 hora atrás, lynkyn_devil disse:

É algo do género, tenho um ponto fixo, e queria que os pontos adjacentes ficassem preenchidos consoante um determinado número.

Isso fica resolvido com o código que te enviei, incluindo para as outras câmaras com as devidas alterações nos nºs. Até porque se não fossem fixas, chamavam-se drones.

1 hora atrás, lynkyn_devil disse:

Foi como disse, liga o interruptor e a luz é ligada, mas a luz tem um foco, inicia-se na lâmpada e vai desvanecendo consoante o alcance. essa área que a lâmpada ilumina altera-se dependendo o tipo de lâmpada.

Aquilo que eu quis dizer com o interruptor não tem nada a haver com o foco de luz. Quis dizer que há algo que despoleta a situação. Pelo que depreendo das tuas palavras o que faz acionar o "solver" é o click num botão? Certo?

O que há a fazer, é um bloco de código para cada vértice a contemplar as 4 câmaras e sujeitar o código às condições necessárias.

A instrução "if" serve para isso, assim tipo:

if activecell=1 then

call camara1 (a rotina estaria gravada num módulo e dá-se-lhe o nome camara1)

elseif activecell=2 then

call camara2 (a rotina estaria gravada num módulo e dá-se-lhe o nome camara2)

elseif activecell=3 then

call camara3

else

call camara4

end if

Aparentemente não é difícil.

Vai tentando SFF

Entretanto, em mensagem particular, enviei-te o meu e-mail. Tenta enviar o ficheiro e vou ver o que posso fazer.

Editado por manuel antonio
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Eu resolvia a questao da seguinte forma :

• para cada camara uma matriz de preenchimento, isto é , para a camara A dizia quais as celulas que seriam preenchidas se a camara A ocupa 5, 8, 10 ou seja o que for.... de forma a ficar do genero  https://ibb.co/e89uXv

De seguida , dependendo do facto da camara ser 1 ou zero, e consoante as celulas que a mesma preenche, neste caso estao todas 10 nas celulas m2,m3,m4 .... o codigo preenche a matriz de destino ....

Sub Executa()

Dim Matriz1 As Variant
Dim Matriz2 As Variant
Dim Matriz3 As Variant
Dim Matriz4 As Variant

'limpa matriz de destino
ActiveSheet.Range("g5:j8").Value = ""

'carrega as matrizes de acordo com o desejado
Matriz1 = CarregaMatriz(5, 8, 15, 18, 5, 15)
Matriz2 = CarregaMatriz(5, 8, 20, 23, 5, 20)
Matriz3 = CarregaMatriz(5, 8, 25, 28, 5, 25)
Matriz4 = CarregaMatriz(5, 8, 30, 33, 5, 30)

'carrega a matriz de destino de acordo com as camaras e com os vertices
Call CarregaMatrizDestino(ActiveSheet.Range("b5").Value, ActiveSheet.Range("m2").Value, Matriz1)
Call CarregaMatrizDestino(ActiveSheet.Range("e5").Value, ActiveSheet.Range("m3").Value, Matriz2)
Call CarregaMatrizDestino(ActiveSheet.Range("b8").Value, ActiveSheet.Range("m4").Value, Matriz3)
Call CarregaMatrizDestino(ActiveSheet.Range("e8").Value, ActiveSheet.Range("m5").Value, Matriz4)

End Sub

Sub CarregaMatrizDestino(ByRef Vertice, ByRef Camara, ByRef Matriz)

If Vertice = 1 Then
    For i = 1 To 4
       For j = 1 To 4
        If Matriz(i - 1, j - 1) <= Camara Then
            Cells(i + 4, j + 6).Value = 1
        End If
        Next
    Next
End If
End Sub

Function CarregaMatriz(ByRef IInicial, ByRef IFinal, ByRef JInicial, ByRef JFinal, ByRef AcertoLinha, ByRef AcertoColuna) As Variant

Dim Matriz(4, 4) As Integer

For X = IInicial To IFinal
    For z = JInicial To JFinal
            Matriz(X - AcertoLinha, z - AcertoColuna) = Cells(X, z)

Next
Next

CarregaMatriz = Matriz
End Function

Editado por Antonio Silva Magalhaes
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta.

Testei a sua maneira e já está bastante parecido com o que pretendo.

A câmara A, pode estar em qualquer um dos vértices, certo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta.

Testei a sua maneira e já está bastante parecido com o que pretendo.

A câmara A, pode estar em qualquer um dos vértices, certo?

Boa tarde.

Sim, cada uma das matrizes simula a posição da camara em cada um dos vértices. Se olhares para a matriz repara que o numero 1 , em cada uma delas, representa o vértice onde ela se localiza. Mais , como está  podes ter mais que uma camara "activa" em cada um dos vertices que simula o ambiente criado pelas duas ou tres camaras em conjunto.

Se colocares "1" no vértice superior esquerdo e "1" no vértice superior direito, por exemplo,  do range("B5;E7") , o que acontece é que simulas a existencia de duas camaras , uma no canto superior direito e outra no canto superior esquerdo, assim https://ibb.co/eZMEFF

O resultado final esta na Matriz Destino como podes ver.

Abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora