• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

M.offspring.R

Tutorial: Gravando sons em stream usando o Audacity

4 mensagens neste tópico

Já pensou em gravar aquele som de uma determinada rádio online, mas não sabe como? Adora os sets de um DJ que passa na rádio x as tantas horas, mas não sabe como gravar?? Então este tutorial é pra si. Sem mais conversas, vamos por mãos à obra:

Para gravar esses sons, usaremos o velho e conhecido Audacity. Para distribuições baseadas no Debian, instale com um:

# apt-get install audacity

Ou no Smart/YaST procure nos seus repositorios pelo audacity.

A seguir abra-o pelo Menu que > Multimídia > Audacity, ou pelo comando audacity. Antes, vamos verificar algumas configurações; entre elas uma que irá evitar o feedback.

Vá em Editar > Preferências, e escolha a aba dispositivos. Desmarque as opções "Gravar e reproduzir faixas simultaneamente" e "Reprodução múltipla via software". Clique em OK

img-e460909a.png

No ecra principal, você verá uma caixa de selecção, logo abaixo do botão de gravação. Inicialmente, ela marca a opção "Mic":

img-35fbc1e4.png

Clique nela, e altere a opção para PhoneOut.

width=750 height=190http://i145.photobucket.com/albums/r232/MoffspringR/img-f3e79bdd.png[/img]

img-8b5ee9be.png

Pronto, agora o seu Audacity vai gravar tudo que sai na sua caixa de som  :D. Para isso, basta apertar o botão vermelho, o Rec, que a gravação começará. Para pausar ou parar, pressione Pause e Stop, respectivamente.

Depois que tudo acabar, basta exportar como MP3. Vá até Arquivo > Exportar como MP3, selecionar o nome do arquivo e pronto. Também há a opção de de salvar em WAV, OGG Vorbis e como projeto do Audacity, para edição posterior. Lembrando que, para salvar em qualquer formato, são necessários codecs apropriados. No caso do MP3, o pacote lame deve estar instalado. Caso o programa peça para você localizar o liblame.so, procure em /usr/lib, e aponte para qualquer arquivo que começe com o nome liblame.

width=750 height=562http://i145.photobucket.com/albums/r232/MoffspringR/img-5642b754.png[/img]

Agora sim, você pode jogar para qualquer canto seu stream salvo. Não se esqueça de ajustar os volumes, e cuidado com os direitos autorais  :biggrin:.

Há alguns casos que o Audacity, na abertura, dá o seguinte erro:

img-6e0aa2b4.png

No Gnome, basta ir em Sistema > Preferências > Som > Aba "Som" e desmarcar a caixa "Habilitar mixagem por software (ESD)", seguido de uma reinicialização do sistema. No caso do KDE, é preciso que você desactive temporariamente o Arts, pelo Kcontrol > Som & multimídia > Sistema de som > Habilitar sistema de som, ou melhor, você pode fechar todos os programas que usem a sua placa de som.

Agora já pode ligar a sua radio preferida e gravar as musiquinhas que vão dando, hehe  :confused:;) :cheesygrin:

Fonte: Guia Do Hardware

Cump.

M.offspring.R @ LinTeam '07

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim senhor, grande tutorial.. não fazia ideia de como isso se fazia apesar de já conhecer o audacity.

A ver se ponho em prática para os episodes de A State of Trance! :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas,eu gostava de saber como posso fazer para gravar por exemplo,  um set de musicas directo da mesa de mixtura sem ter som de fundo acho que alterei alguma funçao e agora sempre que gravo ouve-se o som por exemplo da televiaso ou de eu a falar,tive a tentar ver o meu AUDACITY mas o meu náo tem os mesmos icons que o teu ou pelo menos náo no mesmo sitio.

Abraços E AGUARDO AJUDA. :wallbash:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Liga a mesa à placa de entrada de som do pc, e desliga o micro.

Depois no audacity escolhes o canal da entrada de som como input.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora