• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Jordao

PHP-GTK

37 mensagens neste tópico

Alguem aqui programa em php-gtk??? O que acham desta linguagem???

Descobri agora esta linguagem e vou tentar brincar um bocado com ela...

Para quem não sabe php-gtk é uma extensão para php para criar aplicações GUI. Utiliza para isso as bibliotecas GTK+

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem-vindo ao forum Jordao. Bem eu tambem me estou a iniciar na programação em PHP, muito devido ao conhecimento que tenho da tecnologia do sistema AJAX.

Quanto ao PHP-GTK não experimentei ainda. Mas cá ficam uns links:

http://gtk.php.net/

http://www.phpbuilder.com/columns/hunter20040826.php3

http://en.wikipedia.org/wiki/PHP-GTK

Pelo pouco que já li parece-me que o PHP-GTK é uma das grandes inovações da versão 5 do PHP, e programa-se orientado a objectos.

Mas eu ando entretido com o estudo o sistema AJAX, assim como com a minha introdução ao mundo do PHP.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Votei C#, com ela já tive a possibilidade de programar em vários ambientes win32/web/mobile e agora ando a dar umas voltas com managed directX.

Acho que te enganaste foi no tópico onde postar.... ;D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que te enganaste foi no tópico onde postar.... ;D

Pois, ainda não me estou  muito à vontade com estas alterações.  :o

Os links "«anterior seguinte»" no final das mensagens pensava que era para ver a página seguinte do tópico. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas

gostava de saber se essa linguagem permite criar um interface gráfico que trabalhe directamente com o php ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, podes criar interfaces gráficos utilizando esta linguagem. Para isso utiliza as bibliotecas do poderoso gtk.

Podes ver exemplos de aplicações nesta página.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Caro amigo sou estudante de Eng Informática e pioneiro  em PHP-GTK.

Existe uma lista de discussão criada de 2005  em

http://groups.google.com/group/GTK-PORTUGAL/topics

onde pode colocar as sua dúvidas.

No meu site pessoal pode encontrar algumas aplicações para PHP-GTK em http://guto.awardspace.com bem como no meu blog pode dar uma vista a alguns artigos escritos para PHP-GTK2 (www.phpexperts.blogspot.com)

Mas a novidade da minha parte é o livro que estou a preparar e que aborda o PHP-GTK nas versões 1 e 2

Deixo uma pitada dquilo que o livro aborda

- Introdução ao PHP

Introdução ao PHP-GTK

--> O que é ?

--> Como surgiu?

--> Conceitos básicos - signals,callbacks, containers....

--> Instalação em Linux e Windows

--> Configurando a plataforma

--> Como executar as aplicações ?

--> InicIo à programação com PHP-GTK : janelas,botões,caixas,

rotulos

--> Optimização das aplicações classes e funcões

--> Parte gráfica : carregar imagens,gifs,aplicar temas,splashes,

Pango

--> Protecção do código

--> Alternativas de desenvolvimento : Rad com GLADE

--> Técnicas de distribuição das aplicações

entre muitos outras temáticas....

Estoua pensar distribuir um CD que inclua a plataforma PHP5 + GTK2 e

todos os códigos do livro

Cumprimentos

José Franco

nick : Guto Ferreira

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, podes criar interfaces gráficos utilizando esta linguagem. Para isso utiliza as bibliotecas do poderoso gtk.

Podes ver exemplos de aplicações nesta página.

não vi lá nenhuma aplicação...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu foi ao canal php na freenode perguntar sobre isto, ser era bom, se era mau. O pessoal de la, que na sua grande maioria sao uns grandes batidos no php, so falaram mal do PHP-GTK, mas muito mal memo. Se é pa fazer coisas graficas usa outra cena (foi o q disseram)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na minha opinião e conta o que conta apoio o djthyrax...

O PHP é excelente para criar aplicações online, mas quanto a linguagem para outro uso que não o online é inferior às outras como Python, C, C++, etc... em rapidez, suporte e em quase tudo :thumbsup:

De referir que eu até gosto de usar PHP-CLI para pequenas coisas é claro, e só a uso porque o meu conhecimento de C é limitado e nem sempre tenho um compilador à mão :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lol, obrigado :thumbsup:

Anyway, eu para CLI uso PHP e por vezes Python. Para GUI, estou a usar Python :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O PHP é excelente para criar aplicações online, mas quanto a linguagem para outro uso que não o online é inferior às outras como Python, C, C++, etc... em rapidez, suporte e em quase tudo :thumbsup:

De referir que eu até gosto de usar PHP-CLI para pequenas coisas é claro, e só a uso porque o meu conhecimento de C é limitado e nem sempre tenho um compilador à mão :)

E tipo se tas em windows é complicado fazer o q fazes em 2 ou 3 linhas no php, fazer isso em C.

Tipo o scandir. Vai fazer isso em C e ve o trabalho q da (n muito mas ja é mais do q um simples comando)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O PHP é excelente para criar aplicações online, mas quanto a linguagem para outro uso que não o online é inferior às outras como Python, C, C++, etc... em rapidez, suporte e em quase tudo :P

De referir que eu até gosto de usar PHP-CLI para pequenas coisas é claro, e só a uso porque o meu conhecimento de C é limitado e nem sempre tenho um compilador à mão :P

E tipo se tas em windows é complicado fazer o q fazes em 2 ou 3 linhas no php, fazer isso em C.

Tipo o scandir. Vai fazer isso em C e ve o trabalho q da (n muito mas ja é mais do q um simples comando)

É claro mas sublinho a parte onde digo que "gosto de usar PHP-CLI para pequenas coisas".

Não estou a dizer que não o uso, antes pelo contrário, mas quero reforçar a minha ideia que apesar de o usar e bastante até, admito que tem limitações em relação a outras linguagens feitas para o efeito.

De facto o que notei nas Olimpíadas da Informática foi a falta que as funções do PHP fazem... para quem está habituado à papinha toda feita torna-se complicado dar a volta por vezes :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Faço os meus próprios códigos e pertenço à comunidade PHP oficial e tenho noção das potencialidades desta linguagem, pois também sei programar em C++ e Java.

Além disso ganhei um prémio de inovação no site do PHP-CLASSES  ---> pessoal batido (?)  (www.phpclasses.org)

Eu nunca disse que o PHP-GTK tem todas as potencialidades do Java, mas tendoe m conta que tem apenas duas versões, já possui bastantes recursos.

Além disso é uma linguagem multiplataforma e gratuita.

Se queiseres conhecer aplicações profissionais procura Tulip e Agata , ambos feitas com PHP-GTK.

O pessoal que fala sem conhecimento de causa deve pensar no que escreve antes de falar.

Cumprimentos a todos

José Franco

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Jordão

tens um pequeno exemplo que fiz , usando herança da classe GtkWindow  em www.phpexperts.blogspot.com

Tens varios exemplos em PHP-GTK1 , na minha página pessoal em http://guto.awardspace.com , na secção de downloads

Devido a limitações do servidor, tens de guardar os ficheiros com o botão direito do rato , salvar com , e guardar numa localização  no teu PC, depois abre com o winrar

Vais precisar de ter o PHP-GTK instalado no teu PC. Se tiveres dúvidas na instalação diz qq coisa.

Cumprimentos

José Franco

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto está a tornar-se chato...

Mas alguém aqui falou mal do PHP-GTK ?!

Vamos por as coisas por fases:

1º  Eu adoro PHP

2º Eu uso PHP-CLI, nunca experimentei PHP-GTK

As aplicações que falas já não são novidade nenhuma, já as conhecia muito antes sequer de este tópico existir, o que revela que já investiguei sobre o assunto, logo não posso estar a falar sem saber (ou pensar) aquilo que escrevo.

A única coisa que eu referi foi que PHP pode ter a desvantagem de ser mais lento visto que foi criado para páginas de internet!

E para mostrar as limitações do PHP em relação ao C por exemplo em coisas simples mostro o seguinte:

#include <stdio.h>

int main()
{
int prime[1000001];
int i,m,count=0;
for (i=1;i<=1000000;i++)
	prime[i]=1;

for (i=2;(i*i)<=1000000; i++)
{
	if (prime[i] == 1)
	{
		for (m=2;(m*i)<=1000000;m++)
			prime[m*i] = 0;

}
}

for (i=1;i<=1000000;i++)
	if (prime[i] == 1) { count++; }

printf("%d numeros primos\n",count);

return 0;
}

<?php
$prime = array();
$count = 0;

for ($i=1;$i<=1000000;$i++)
	$prime[$i]=1;

for ($i=2;($i*$i)<=1000000; $i++)
{
	if ($prime[$i] == 1)
	{
		for ($m=2;($m*$i)<=1000000;$m++)
			$prime[$m*$i] = 0;

}
}

for ($i=1;$i<=1000000;$i++)
	if ($prime[$i] == 1) { $count++; }

echo $count." numeros primos";
?>

Os códigos acima são idênticos. Agora vamos ver os tempos de cada um:

$ gcc -Wall -lm teste.c
$ time ./a.out

78499 numeros primos

real    0m0.226s
user    0m0.212s
sys     0m0.008s

$ time php5-cgi teste.php

X-Powered-By: PHP/5.2.1
Content-type: text/html

78499 numeros primos
real    0m2.868s
user    0m2.316s
sys     0m0.148s

Tira as tuas próprias conclusões...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não quero dar uma de altivez , mas deves ter conhecimento que as livrarias do PHP são feitas em C , logo a performance tem de ser menor no PHP está claro.

Isto implica que  antes que as funcões php executem qualquer coisa, elas previamente instanciadas e processadas através das livrarias , uma vez que o PHP é uma linguagem que funciona à base de extensões, e só depois o PHP é processado, tudo isto em milisegundos é claro.

Outro facto é que o C é a linguagem mãe de muitas linguagens, incluindo o PHP, estando muito perto da linguagem máquina (o Assembler), daí fazer tal comparação e medir o diferençiação na execução do código é mero absurso. :wallbash:

Outra coisa é o facto de que tu em C não fazes páginas web, e logo apenas podes fazer comparações entre linguagens com o mesmo grau de equiparação , neste caso o ASP, e como deves saber também ,  o PHP ganha largamente , uma vez que dispensa a chamada de objectos COM, e utiliza apenas uma área de memória onde onde o código é processado, ao contráriuo do ASP que recorre  à ao object COM em áreas distintas de memória, de forma a executar os requesitos a que orientado.

Cumprimentos

José Franco

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

QuikFire , não leves a peito alguma coisa que eu tenha escrito que não gostasses .

Mas debater estes assuntos e esclarecer dúvidas e pontos fracos é sempre bom .

Além do mais dissipamos dúvidas a quem as tem.

Grato pela tua partecipação

José Franco

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

QuikFire só agora me apercebi, mas a boca não era para ti,era para o Acs , que enunciou que um tal canal disserra que o PHP-GTK não valia nada. Será que ele sabe programar uma aplicação em PHP-GTK. Eu crio software em PHP-GTK e até hoje não tenho razão de queixa.

Tenho acesso a IDE , e RAD ,e desenvolvo aplicações profissionais , como desnvolvo em C++ ou Java .

Tenho algum software a correr em PME´s e asseguro-vos que não tem dado  problemas.

As disciplinas de Eng de Software são um principio para ultrapassar estas situações, acreditem.

Concordo que existam alguns pontos fracos, mas o essencial já está disponibilizado na versão php-gtk2.

cumprimentos

José Franco

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sem querer estar a levar o tópico para outro lado...

Pode-se perfeitamente usar C numa aplicacação web, de resto já fiz isso. Basta usar O Common Gate Interface ( CGI ) . Quem diz C diz qq outra linguagem.

PAra dar a minha opiniao sobre este tema... o exemplo do quickfire tem a validade que tem, dois segundo para percorrer dois ciclos ( um dentro do outro ) de um milhao de iterações cada um... basicamente equivale a um ciclo de 10^12 iterações... ok isso demorou 2 segundos... mas quem é o programador de PHP que se tem que preocupar com isto? Eu pessoalmente se estiver a abrir uma pagina web nao me importo de esperar 20 milesegundos em vez de 1 miliesegundo, de qualquer das formas o browser demora bem mais do que isso a fazer o render do html.

Mas para aqueles que querem fazer uma aplicaçao web em que seja necessario calculo mais massivo... epa... escrevam uma bibliotecazinha em C e usem-na, cada galo no seu poleiro.

guto... desenvolves em PHP-GTK?

Eu bem gostava de usar essa tecnologia pois PHP é de longe a minha lingagem favorita mas porque é que nao háuma comunidade forte de php-gtk nem tanta documentação como há por exemplo para pygtk?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Guto eu tava so a dizer o q me disseram no canal php da freenode. Como na freenode é onde vai o ppl q sabe fazer cenas e q gosta de ajudar eu fui la perguntar e so me disseram mal disso. Por isso, manso!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fez-me parecer que entrei a disparar em todas as direcções. Não é isso. Apenas sei que o PHP-GTK não é fraquinho como dizem.

Sei-o por experiencia propria, pois é com ele que faço as minhas aplicações.

PedroTuga , quanto a ao site comunitário isso não é verdade.Ele existe com exemplos e documentação em português do Brasil. Mas serve perfeitamente.

Outra forma de o fazeres é tirares a tuas dúvidas e eu ajudarei , ou alguém te ajudará

o link é  http://groups.google.com/group/GTK-PORTUGAL

Este grupo foi criado por mim e  já existe desde o verão de 2005, além disso consta na listagem de grupos oficiais do PHP GTK.

Como já tinha mencionado atrás, estou prepara um livro técnico sobre PHP-GTK2 onde abordarei tudo,ou quase :D , sobre a linguagem.

Não sei quando estará no mercado mas espero que lá para Outubro tenha novidades.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sem querer estar a levar o tópico para outro lado...

Pode-se perfeitamente usar C numa aplicacação web, de resto já fiz isso. Basta usar O Common Gate Interface ( CGI ) . Quem diz C diz qq outra linguagem.

PAra dar a minha opiniao sobre este tema... o exemplo do quickfire tem a validade que tem, dois segundo para percorrer dois ciclos ( um dentro do outro ) de um milhao de iterações cada um... basicamente equivale a um ciclo de 10^12 iterações... ok isso demorou 2 segundos... mas quem é o programador de PHP que se tem que preocupar com isto? Eu pessoalmente se estiver a abrir uma pagina web nao me importo de esperar 20 milesegundos em vez de 1 miliesegundo, de qualquer das formas o browser demora bem mais do que isso a fazer o render do html.

Mas para aqueles que querem fazer uma aplicaçao web em que seja necessario calculo mais massivo... epa... escrevam uma bibliotecazinha em C e usem-na, cada galo no seu poleiro.

guto... desenvolves em PHP-GTK?

Eu bem gostava de usar essa tecnologia pois PHP é de longe a minha lingagem favorita mas porque é que nao háuma comunidade forte de php-gtk nem tanta documentação como há por exemplo para pygtk?

E num programa, importas-te ou não de esperar 2 segundos?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se for um programa pa desktop, se é muito rapido ou nao, n interessa. Dai haver um aumento em programas feitos em java ou em .net. Programas q consomem muita ram e em geral sao lentos. Quando digo lentos, digo q demoram uns segundos a mais do que algo escrito em c++ por exemplo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora