• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #55 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Belo

Desenvolvimento de máquina em Portugal

2 mensagens neste tópico

Olá!

Será que alguém das áreas de automação, robótica, mecatrónica, eletrónica e afins me pode dar uma ideia e panorâmica em relação ao que existe em Portugal nos seguintes aspetos:

Vejo que há muitos cursos profissionais, CET's, cursos superiores, etc no país nestas áreas mas não sei a aplicação prática que é feita dos conhecimentos adquiridos após os cursos. Estes técnicos são formados para darem manutenção a máquinas já existentes (vindas do estrangeiro) ou existe em Portugal fabricação e desenvolvimento de novos produtos nestas áreas?

Tenho procurado um fabricante de máquina de vending / automação (não sei como a devo catalogar) na qual pensei mas custa-me encontrar tal fabricante, apenas na China, Espanha e outros países. Ou então uma empresa que pudesse desenvolver essa máquina. Foi então que pensei como é possível tanta formação e ensino nestas áreas em Portugal e depois tudo o que se encontra numa pesquisa na Internet é de fora do país. O meu objetivo é desenvolver uma máquina que penso seja muito simples para quem tenha estudado estas áreas mas que eu não a posso construir por não ter esses conhecimentos. E obviamente teria que ficar mais barata do que comprar essas existentes na China, Espanha e outros países.

Muito obrigado.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vai ser muito difícil, para não dizer impossível, combateres com o preço de produção da China.
Com "sorte" consegues enquadramento no novo quadro comunitário que fez mudar as agulhas da UE do IT para a produção (finalmente perceberam que temos de construir coisas para vender e exportar), mas mesmo ai (falo por experiência própria) tens um caminho longo e muita vezes penoso (para não dizer politicamente enviesado e deturpado).

No caso particular das máquinas de vending, tanto quanto sei, a maioria do que por aqui há vem de Espanha (é fácil ver as mensagens no display e os autocolantes em castelhano), mas acredito que não sejam produzidas lá (pelo menos a larga maioria).
A assistência creio que é "simples de mais" para justificar a necessidade de um técnico qualificado. Pelo que já assisti, é muitas vezes o próprio dono que faz a manutenção, no limite trocam-se os mecanismos do mealheiro e do motor.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora