• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

LuBoc

Tabela com Cor de Fundo semi-transparente, é possível?

13 mensagens neste tópico

Olá,

Gostaria de saber se é possível definir em uma tabela, que a cor de fundo seja semi-transparente, de modo a conseguir visualizar o background da página, será possível ?!!!

:D

Agradeço dicas / código.

Cumprimentos,

LuBoc

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá,

Já encontrei a resposta, basta colocar a seguinte instrução:

Ficheiros.css:

(...)

.tableXPTO {

background-color: #545455;

width: 750px;

filter: alpha (opacity=50);

}

(...)

Alterando o valor de opacity consegue-se o efeito desejado.

Fiquem bem,

LuBoc

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

po firefox tens de usar o -moz-opacity ou assim parecido, no opera n sei se será igual...

Mas isso não funciona lá muito bem em todos os browsers, mesmo cada um com o seu comando... cheguei a testar isso uma vez e não consegui que todos tivessem o mesmo aspecto. Basicamente tinha 2 divs, um dentro de outro e apenas queria o div exterior transparente o de dentro totalmente opaco, no firefox dava bem, no IE, nem por isso...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

filter: alpha (opacity=50);

Isto não vai funcionar em IE6 e inferiores uma vez que o IE não suporta Alpha Transparency :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso nem sequer valida, pois isso é CSS2 que ainda não é um webstandard.

Isso funcionará bem no firefox e mais uns quantos... o IE como sempre não suporta nada pois nao presta.

Anyway, o que se costuma fazer é criar uma imagem baça a partir da imagem original e definir essa imagem como imagem de fundo na divisão em questão. Dá o efeito de transparencia desejado. No entanto o IE mais uma vez trata de nos lembrar que é uma grande sucata, a imagem fica parada mesmo que faças scroll down, o efeito de transparencia deixa de existir.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá,

Obrigado pelas vossas opiniões.

Eu testei no IE 6 e deu mas no FF 2.0 isso já não funcionou! :confused:

A situação das imagens indicada por PedroTuga: (...) é criar uma imagem baça a partir da imagem original e definir essa imagem como imagem de fundo na divisão em questão. (...), já me tinha ocorrido e seria a última situação a usar, porque a imagem que serve de background da página vai alterando, e nem sou eu sempre a fazer essa modificação, por isso, a necessidade de algo "mais dinâmico"!

Irei ver alternativas.

Fiquem bem, cumprimentos.

LuBoc

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Nazgulled já indicou como se faz para Firefox, tens de usar o moz-opacity...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto

filter:alpha(opacity=50);
-moz-opacity: 0.5;
opacity: 0.5;

Funciona em todos os browsers. Penso que não seja válido (uso de regras específicas para cada browser), mas funciona, até no IE.

Alternativamente, podes usar um gif com padrão de transparência axadrezado, nota-se que não é uma transparência "a sério", mas consoante os casos até pode dar um efeito muito giro, e em termos de compatibilidade é do melhor que há (o browser só tem de suportar GIFs transparentes (duh!) e a propriedade CSS background-image).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@jreis

isso é o que eu uso no meu fotolog, mas sinceramente, fica feio, preferia que todos suportassem a transparência como deve ser... :/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tive a ver o teu fotolog, não encontrei o sítio onde usas isso... :/ Mas realmente depende do design do site, já vi uma coisa assim "não sei onde", e até fica engraçado, enquadrava-se bem no resto do site... E claro depende dos gostos...!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois, no meu fotolog n vais ver isso de certeza porque só existe na área de administração ;)

se quiseres mesmo experimentar, tens de instalar o script e aceder à área de adminsitração

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora