• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

subway

"Com quantos megabytes se faz um SO?"

27 mensagens neste tópico

"Com quantos megabytes se faz um SO?

Cada vez mais espaço. È o que promete os novos sistemas operacionais que estão vindo pela frente. Em matéria publicada na InfoExame deste mês, dá pra ter uma idéia do tamanho em disco que precisaremos de hoje em diante para instalar a nova (e provavelmente a última) versão do Windows.

Windows 3.1(1992)....................8 MB

Windows 95 (1995)....................35MB

Windows 98 (1998)....................195MB

Windows 2000 Pro (2000)..............650MB

Windows XP (2001)....................1,5GB

Windows Vista Ultimate(2007).........6,9GB

Se formos pensar em progressão geométrica, em apenas quinze anos pulamos de 8Mb para superiores 6,9Gb. Se continuarmos nesta mesma proporção, nos próximos quinze anos precisaremos de aproximadamente 103,5Gb para instalar nosso novo sistema.

Fonte: Revista InfoExame, pg 38."

PARECE QUE DAQUI A UNS ANOS VAMOS TER wINDOWS xpto(3001)........1.2YB    :P

PRA QUEM NÃO SABE ------------>>>>>>>>>><yottabyte (YB) 1024 --- yobibyte (YiB) 280  :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso sem falar da maior ocupação de espaço quando instalamos os programas se calhar... Ou estou enganado?

Acho que é exagerado os recursos que o Vista requer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Agora pensem no caso do Linux, existem distribuições completas que cabem em pens USB e até já conseguem ter um sistema operacional numa disquete... O Vista só traz lixo desnecessário, a instalação base do sistema operativo não deve ser 6,9GB...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, e depois aquelas coisas que "em linux são um bicho de 7 cabeças e em windows é muito fácil" fazem ocupar isso tudo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só porque o software incluído com o Vista é da microsoft é lixo? Muito do software incluído é bastante bom e há muita gente que gosta dele... Usem o vLite e depois instalem o Windows, certamente irá diminuir a instalação final.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só porque o software incluído com o Vista é da microsoft é lixo? Muito do software incluído é bastante bom e há muita gente que gosta dele... Usem o vLite e depois instalem o Windows, certamente irá diminuir a instalação final.

O que o Vista trás que justifique 6,9 GB?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não é o facto de ser software da micro$oft, aliás, também considero que distribuições de Linux como o Fedora, o Suse, etc. trazem montes de lixo. para mim é lixo pelo simples facto de que passo bem sem ele.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ninguém disse que era lixo. Mas tens de concordar que 7 Gb é demais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por esse ponto de vista, o Mac OS X é lixo porque para mim, não trazia nada de mais e passo bem sem ele e todo o seu software :D mas eu não vou entrar por ai...

Eu não vou justificar nada porque não fui eu que fiz o Vista, mas se ele ocupa isso tudo, é por alguma razão, não deve ser só bytes vazios a ocupar espaço... Que a maioria não vai usar metade das coisas que aquilo tem, é verdade, mas o sistema não foi apenas feito para essas pessoas, mas para todos. Todos os outros, devem ter conhecimentos suficientes para instalar aquilo que só querem. Por exemplo, o vLite, que já aqui falei, permite pegar no vosso DVD do Vista, escolhem os componentes que querem e ele cria um novo DVD, depois, ao instalar o Vista, o espaço ocupado será muito inferior porque ele não instalou o que vocês não querem.

Eu sei que os 7Gb que lá estão são de mais, também acho muito, mas se está lá, é por algum motivo, tu podes não precisar do que ele instalou, mas o teu vizinho pode. A única cena que eu lamento e não concordo que a microsoft tenha optado por ai, é tirar a versão custom da instalação como existia no Win95 e Win98. Eu faço sempre uma instalação costumizada seja do que for e apenas instalo o que quero e ai, se tiver que ocupar 1Gb ou 10Gb, já não se pode fazer nada, mas aqui trata-se dos componentes todos que são instalados sem sermos questionados se os queremos ou não. Só não concordo com isto, por mim, podia ter os Gb que quisesse, desde que me deixasse instalar apenas o que pretendo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas temos de reconhecer que é um pouco pesado, quando existem distribuições de Linux com o sistema operativo, leitores de música e vídeo, clientes de email, browsers, e suites completas do office, e ocupam menos de um CD. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não acho nada demais... hoje em dia por 100€ compra-se um disco externo de 200Gb, n?

A tendência é óbvia... é aumentar tal como os discos vão aumentando.

Concordo com o Nazgulled qd ele diz q faz falta o Vista permitir o q qualquer outro SO permite (instalação personalizada).

De resto 6, 10 ou 15 Gb n é por aí q o SO é mau...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não acho nada demais... hoje em dia por 100€ compra-se um disco externo de 200Gb, n?

A tendência é óbvia... é aumentar tal como os discos vão aumentando.

Concordo com o Nazgulled qd ele diz q faz falta o Vista permitir o q qualquer outro SO permite (instalação personalizada).

De resto 6, 10 ou 15 Gb n é por aí q o SO é mau...

Para mim é muito no momento em que se faz o mesmo com muito menos. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quanto ao espaço não sei o que trás, parece-me exagerado para o que acho que trás mas também não é algo que me afecte muito.

Tenho mesmo pena é em relação à instalação personalizada, obriga-me a instalar muita coisa que não quero. É a maneira que se um dia precisamos de fazer algo a maior parte das pessoas não procura alternativa ao que o windows trás para essa tarefa seja ela melhor ou pior.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por esse ponto de vista, o Mac OS X é lixo porque para mim, não trazia nada de mais e passo bem sem ele e todo o seu software :D mas eu não vou entrar por ai...

o minha instalação do MacOSX está longe de ocupar 7Gb (apesar de também trazer algum lixo).

vamos lá ver o Leopard quantos Gb vai ocupar...

se eu tenho um software instalado que não uso, então esse software para mim é lixo que está no disco, seja software da microsoft, da apple, da GNU, etc.

quero lá saber que outras pessoas o usem, quem precisa dele que o instale, se eu não preciso por que razão sou obrigado a instalá-lo?

e pelo que tu disseste não te é dada a opção de escolher o software que queres instalar (coisa que no MacOSX podes fazer :P).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu só acho um bocado radical definir determinado software como lixo só porque não o usamos... Uma coisa é tu não teres uso para ele, outra coisa é ele ser lixo, é só o que eu estava a tentar dizer...

Ainda bem para os utilizadores do Mac OS X, mas esse seria o último ponto que me faria mudar para esse OS, mas isso nunca vai acontecer :D O Windows não permite instalação personalizada, mas existe software para que eu remover o que não quero :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lá porque o Windows está cheio de lixo e o Ubuntu (por exemplo) não, não quer dizer que eu largue o Windows. Eu gosto muito de algumas distribuições GNU/Linux e de Mac OS x86 mas não é por isso que largo o Windows :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Windows 3.1(1992)....................8 MB

Windows 95 (1995)....................35MB

Windows 98 (1998)....................195MB

Windows 2000 Pro (2000)..............650MB

Windows XP (2001)....................1,5GB

Windows Vista Ultimate(2007).........6,9GB

Consegui por o windowsXP a correr num disco de 1.2gb  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lá porque o Windows está cheio de lixo e o Ubuntu (por exemplo) não, não quer dizer que eu largue o Windows.

Esse se calhar não é o melhor exemplo. Ubuntu também traz algum lixo...

Mas ninguém está a dizer que tudo o que o Vista instala é lixo, claro que para alguns é lixo porque não o usam. Se pudéssemos escolher o software a instalar como acontece ao instalar qualquer distro de linux era o ideal... :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lá porque o Windows está cheio de lixo e o Ubuntu (por exemplo) não, não quer dizer que eu largue o Windows.

Esse se calhar não é o melhor exemplo. Ubuntu também traz algum lixo...

Mas ninguém está a dizer que tudo o que o Vista instala é lixo, claro que para alguns é lixo porque não o usam. Se pudéssemos escolher o software a instalar como acontece ao instalar qualquer distro de linux era o ideal... :D

Só se for o CD, porque no disco não me fica lá nnh lixo :P (só o que eu arranjo pelo apt-get :))

Além disso, eu estava a dizer que o ubuntu não estava cheio de lixo, n disse q n tinha lixo :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Windows até à versão 95 não era um SO no sentido puro do termo, era mais um gestor de janelas... (Se bem que haja quem apregoe isso até ao 98ME...)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois..Isto agr é tudo assim..Qualquer coisa ocupa montes de espaço..E não é só os SO os jogos passa-se o mesmo..Ainda me lembro do MArio numa disquete e agr joga-se um joguito e ocupa 5GB..É a evolução..Tal como os discos aumentam as instalações tb...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois mas no mario tinhas os graficos qe tinhas e agora tens os graficos qe tens...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora