• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

stinkle

telnet

29 mensagens neste tópico

Boas..

Eu queria aceder a um computador do meu emprego atraves de outro computador ligado em rede com ele utilizando o telnet. O que eu não sei são as limitações do telnet; e o facto de não conseguir aceder também me xateia. Sempre que tento aceder dá-me um erro: Não foi possível abrir uma ligação a um anfitrião na porta 23.

Também gostava de saber com utilizar pela internet. Se alguém souber fazer ou me apontar um toturial agradecia imenso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esse PC não estará numa LAN? É que se tiver não podes, ou pelo menos o router não te devia deixar.

.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que serviço é esse que vaz ligar por telnet?

Tens o serviço Telnet Server a executar no teu PC?

Não tens... ainda bem, porque não aconselho a ligar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No pc a que quero aceder (na mesma rede) a configuração que fiz foi simplesmente ir ao Painel de controlo>Ferramentas Administrativas>Serviços e pus o telnet activo e automático. Será que isto é suficiente? Quanto a não aconselhares a ligar o telnet não te preocupes pois exta experiência é para a escola e o computador em questão não tem quaisquer dados pessoais ou importantes.

E sim a lan tem um router. Quanto à firewall não penso que seja esse o problema pois ela à primeira vez que se corre um programa pede autorização e tal não aconteceu.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os routers caseiros também têm firewall.

Tens de fazer configurações de NAT ou DMZ.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

telnet nunca usei, mas para o SSH, só tive que activar o serviço e abrir a porta na firewall, não precisei de confugurar nada no router.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esse PC não estará numa LAN? É que se tiver não podes, ou pelo menos o router não te devia deixar.

Já agora a porta utilizada pelo protocolo telnet por defeito é a 25.

25?  25 é a porta do SMTP.  Com o telnet podes comunicar (sem segurança) com outro pc atraves de portas,  cada uma com um determinado protocolo... instala um servidor ssh, é mais facil e seguro=X

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

25?  25 é a porta do SMTP.  Com o telnet podes comunicar (sem segurança) com outro pc atraves de portas,  cada uma com um determinado protocolo... instala um servidor ssh, é mais facil e seguro=X

Culpa mea. :D Enganei-me... :-[

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Culpa mea. :P Enganei-me... :-[

na boa ,eu dsclpo :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

telnet nunca usei, mas para o SSH, só tive que activar o serviço e abrir a porta na firewall, não precisei de confugurar nada no router.

Também já pesquizei sobre o SSH só que a maioria dos resultados eram sobre Linux. Sobre o SSH, activaste o serviço onde? No cliente, no servidor ou nos dois?

o SSH tem mais funcionalidades que  o telnet? Tem ambiente gráfico?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

activei o serviço no servidor.

não sei se existem ambientes gráficos para ssh, eu só uso através da linha de comandos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O SSH já vem no windows ou tenho de sakar?

Quanto ao modo gráfico se não houver crio eu um programa personalizado que me proporcione um interface amigável (sistema de janelas).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tanto telnet como ssh são sistemas de shell. Ora shell é intrinsecamente linha de comandos... era estranho criar um frontend gráfico, género cliente gráfico de ftp, porque no protocolo ftp todos os comandos são conhecidos do cliente. Numa shell depende dos comandos e programas que estejam disponíveis, e que o sistema operativo suporte.

Por exemplo, em ftp existe um comando único para listar as entradas de uma directoria (penso que é LIST). Numa shell a correr sobre Windows, o comando para listar o conteúdo de uma directoria é "dir", enquanto que numa shell sobre Unix será "ls".

E depois há a lista de programas que estão instalados na máquina. E o desconhecimento de todos os comandos que podes utilizar na shell. E se instalares um programa novo alteras o cliente para o utilizar. E se fores a outra máquina onde esse programa não esteja instalado, tens uma incongruência no cliente...

Just my two cents...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tanto telnet como ssh são sistemas de shell. Ora shell é intrinsecamente linha de comandos... era estranho criar um frontend gráfico, género cliente gráfico de ftp, porque no protocolo ftp todos os comandos são conhecidos do cliente. Numa shell depende dos comandos e programas que estejam disponíveis, e que o sistema operativo suporte.

Por exemplo, em ftp existe um comando único para listar as entradas de uma directoria (penso que é LIST). Numa shell a correr sobre Windows, o comando para listar o conteúdo de uma directoria é "dir", enquanto que numa shell sobre Unix será "ls".

E depois há a lista de programas que estão instalados na máquina. E o desconhecimento de todos os comandos que podes utilizar na shell. E se instalares um programa novo alteras o cliente para o utilizar. E se fores a outra máquina onde esse programa não esteja instalado, tens uma incongruência no cliente...

Just my two cents...

se te referes a mim criar uma API n eh de todo dificil faze-lo. Basta saber os comandos do SSH e a cada comando associar um objecto. Eu estava a pensar faser algo do género: sempre que iniciasse um evento este executaria o respectivo comando no SSH. Para isso é claro que teria de saber quais os comandos utilizados no SSH(com certeza que se obtêm com facilidade).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os comandos são os que estiverem disponíveis no sistema operativo... É como teres um cmd à distância.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os comandos são os que estiverem disponíveis no sistema operativo... É como teres um cmd à distância.

O ssh é um protocolo, não tem nada a ver com o sistema operativo, para fazeres uma aplicação usas o protocolo, como acontece com esses comandos da shell,etc...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Simples:

- Router -> Nat/Pat, porto 23/tcp interface WAN (exterior/internet) para porto 23/tcp no ip da máquina à qual te queres ligar (servidor)

- No servidor, serviço telnet, não te esqueças de ler documentação, pois o utilizador para fazer login em telnet, tem que estar no Grupo de utilizadores de telnet

- Edita a firewall do servidor manualmente, abre o porto 23/tcp

- Conselho: no porto da interface WAN, mete outro que não seja por defeito, já que o serviço é assim "fraco" em questões de segurança...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O ssh é um protocolo, não tem nada a ver com o sistema operativo, para fazeres uma aplicação usas o protocolo, como acontece com esses comandos da shell,etc...

Eu não disse que o ssh tem a ver com o sistema operativo, disse que os comandos disponíveis têm a ver com o sistema operativo. Para criar um frontend gráfico para SSH convém saber os comandos disponíveis na máquina remota, senão não faz muito sentido criar o frontend...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Respondendo à questão inicial do stinkle, caso não tenhas router o que podes fazer é trabalhar com o netcat.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Oi pessoal, alguem sabeme dizer como executar no telnet um ficheiro .htm, eu estou no telnet pelo putty,

Alguem sabeme dizer?=

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Oi pessoal, alguem sabeme dizer como executar no telnet um ficheiro .htm, eu estou no telnet pelo putty,

Alguem sabeme dizer?

executar ficheiros .htm?

é possivel executar telnet a partir do browser usando a telnet URI

quanto ao executar ficheiros .htm será complicado visto que estes apenas podem ser interpretados por um browser, quanto muito executar um browser para abrir o ficheiro .htm/.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora