• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

subway

400 GB a 180€

31 mensagens neste tópico

o que me complica é "HDD com capacidade de 400 GB (não formatado)"  depois de formatado vai para os 350GB?  :hmm:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não me parece assim tão barato como isso... :cheesygrin:

A mim também não...

Aliás ainda há pouco comprei um de 320 Gb que me custou 120 €.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois diz me aonde que eu ja vou lá :cheesygrin:

Eu comprei na STAPLES. Não é nada demais mas logo que armazene as coisas como deve ser... :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O meu pai comprou um parecido na Worten. :cheesygrin:

E que tal arrependeu-se ou nem por isso?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o que me complica é "HDD com capacidade de 400 GB (não formatado)"  depois de formatado vai para os 350GB?  :hmm:

bem, como muita gente faz essa confusão de valores, vou tentar explicar as designações e valores correctos de cada coisa...

1 GB (atenção ao B maiusculo, que representa byte) é igual a 1000 MB se for medida de capacidade de armazenamento (disco rigido, pen drive, dvd, etc.) e é igual a 1024 MB se for medida de capacidade de memória RAM... 

1 Gb (com b minusculo, que representa bit) é igual a 125 MB ou 1000 Mb para armazenamento fisico e 128 MB ou 1024 Mb para memória...

a questão está em dois pormenores:

1ª com B maiusculo, é gigabyte e com b minusculo é gigabit... um byte são 8 bits...

2ª em capacidade de armazenamento, as contas são feitas em sistema decimal, e 1 GB representa 109 bytes... em capacidade de memória volátil (que desaparece quando se desliga o computador), as contas são feitas em sistema binário e 1 GB representa 230 bytes...

resumindo, como um disco é armazenamento fisico, são 1000 MB e não 1024...

está em estudo a alteração do nome da capacidade de armazenamento para bibyte (binary byte) em vez de byte, para evitar confusões, visto que a designação em decimal (giga) representa 109 no sistema internacional em todas as áreas...

se a alteração for aprovada, as designações passarão a ser:

[table]

[/table]

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Daqui a dez anos quero um disco com 10 yottabyte (o nome até é engraçado...). :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o que me complica é "HDD com capacidade de 400 GB (não formatado)" depois de formatado vai para os 350GB?  :hmm:

bem, como muita gente faz essa confusão de valores, vou tentar explicar as designações e valores correctos de cada coisa...

1 GB (atenção ao B maiusculo, que representa byte) é igual a 1000 MB se for medida de capacidade de armazenamento (disco rigido, pen drive, dvd, etc.) e é igual a 1024 MB se for medida de capacidade de memória RAM... 

1 Gb (com b minusculo, que representa bit) é igual a 125 MB ou 1000 Mb para armazenamento fisico e 128 MB ou 1024 Mb para memória...

a questão está em dois pormenores:

1ª com B maiusculo, é gigabyte e com b minusculo é gigabit... um byte são 8 bits...

2ª em capacidade de armazenamento, as contas são feitas em sistema decimal, e 1 GB representa 109 bytes... em capacidade de memória volátil (que desaparece quando se desliga o computador), as contas são feitas em sistema binário e 1 GB representa 230 bytes...

resumindo, como um disco é armazenamento fisico, são 1000 MB e não 1024...

está em estudo a alteração do nome da capacidade de armazenamento para bibyte (binary byte) em vez de byte, para evitar confusões, visto que a designação em decimal (giga) representa 109 no sistema internacional em todas as áreas...

se a alteração for aprovada, as designações passarão a ser:

[table]

[td]kilobyte (KB)[/td][td]103[/td][td]---[/td][td]kibibyte (KiB)[/td][td]210[/td]

[td]megabyte (MB)[/td][td]106[/td][td]---[/td][td]mebibyte (MiB)[/td][td]220[/td]

[td]gigabyte (GB)[/td][td]109[/td][td]---[/td][td]gibibyte (GiB)[/td][td]230[/td]

[td]terabyte (TB)[/td][td]1012[/td][td]---[/td][td]tebibyte (TiB)[/td][td]240[/td]

[td]petabyte (PB)[/td][td]1015[/td][td]---[/td][td]pebibyte (PiB)[/td][td]250[/td]

[td]exabyte (EB)[/td][td]1018[/td][td]---[/td][td]exbibyte (EiB)[/td][td]260[/td]

[td]zettabyte (ZB)[/td][td]1021[/td][td]---[/td][td]zebibyte (ZiB)[/td][td]270[/td]

[td]yottabyte (YB)[/td][td]1024[/td][td]---[/td][td]yobibyte (YiB)[/td][td]280[/td]

[/table]

A QUESTÃO NÃO ESTANCIONA NO ESPAÇO E KUANTOS MEGAS SÃO UM BYTE A QUESTÃO ESTÁ E PASSO A CITAR

"HDD com capacidade de 400 GB (não formatado)"   depois de formatado vai para os 350GB? 

Ou seja será que depois de formatado aparecerão 400 GB ou faltarão GB. . . . . .    È como "todos" nos sabemos num disco nunca aparece o espaço real, quero eu diser com isto que por exemplo u, disco de 100 GB, normalmente não se vêm la os 100 GB.....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que maneira de postar, oh subway...

A questão sobre "não se verem os 100GB" é pelas razões enunciadas pelo marinheiro, ou seja, as empresas que fazem os discos utilizam 100GB como sendo 100.000.000.000 bytes. Ao ver as propriedades do disco, por exemplo no explorer, são utilizadas potências de 2, pelo que aparece sempre um pouco menos do que a capacidade nominal do disco.

O problema é que isto não está definido em sítio nenhum, e cada um utiliza aquilo que mais lhe convém...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

penso que o problema não tem só a ver com as unidades, acho que a formatação também consome espaço.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

penso que o problema não tem só a ver com as unidades, acho que a formatação também consome espaço.

O TOC ocupa algum espaço. :D
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas é mínimo, penso eu de que.

Dado que só tinha 36GiB utilizáveis no disco de 40GB do meu portátil antigo... não me parece que os 4 Gigas de diferença tenham ido para os índices do sistema de ficheiros :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

em windows, pelo menos, quando se manda criar uma partição que ocupe a totalidade do disco, geralmente ficam 8 megas não particionados... esses 8 megas servem exactamente para guardar toda a informação que o sistema poderá necessitar como, por exemplo, a TOC...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Normalmente esses 8MB são um buffer :D

Não estás a confundir os 8MB que o Windows não deixa usar com os 8MB de cache presente na maioria dos discos comercializados na actualidade?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Normalmente esses 8MB são um buffer :D

Não estás a confundir os 8MB que o Windows não deixa usar com os 8MB de cache presente na maioria dos discos comercializados na actualidade?

Estou a dizer que esses 8MB que o Windows deixa por vezes é usado como buffer :P
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

as empresas que fazem os discos utilizam 100GB como sendo 100.000.000.000 bytes.

É mais: as empresas fazem com 100.000.000.000 bytes e as lojas anunciam 100GB  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto já está completamente off-topic, por isso permitam-me que continue ::D

Esses 8MB de que falaram, que eu saiba, são só um padding existente por razões que desconheço. Provavelmente pela mesma razão que não podemos começar uma partição em qualquer MB que queiramos, nem lhe possamos dar exactamente o tamanho que queremos. Quem já usou um programa de particionamento e tentou criar uma partição com exactamente 10000MB sabe que o valor foi alterado.

O mapa de partições está dentro do Master Boot Record que ocupa 512 bytes (valor fixo, já que um disco pode ter, no máximo, 4 partições primárias). Depois disso, cada partição tem um Volume Boot Record que tem as informações unicamente sobre essa partição.

Mais uma prova contra é que dos meus 3 discos, nenhum deles contém esse "espaço de 8MB".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ainda hoje formatei um computador, e pelo menos o instalador do Windows deixa sempre 8MB de fora. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu crio as partições com o PartitionMagic antes de instalar o Windows. Também já me aconteceu com o instalador do Windows.

Mas a ideia é que esses 8MB que sobram com o instalador do Windows não servem para o que estava a ser dito.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora