• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Marcos Borlido

Fazer um forum

32 mensagens neste tópico

Tenho um projecto PAP(prova de aptidao profissional) e preciso de fazer um forum por onde começo??? lol

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Saca um software de fórums e instala-o. Eu sugiro o punbb. Se te estas a referir escreveres to o script então nesse caso é aprender php e sql.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim, mas eu sei php e mysql, mas disseram-me que forums é com phpbb mas isso ja e com scripts ja feitos, e tenho de fazer eu o script, caso contrário n tem valor para a nota...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

estas um pouco confuso.

phpbb é um script de fórums escrito em php. como o phpbb há vários ( SMF, yabb, vanilla, punbb, etc ) .

Se queres fazertu o script isso é uma quantidade brutal de trabalho. Pode nao estar ao alcance de um principiante.

De qualuqer modo, tens k decidir exactamente o que queres fazer.. se um fórum simples se um sistema multi-fórums. Se uma tagboard simples ou um sistema multithread. Se vais implementar autenticação de utilizadores se não, e por aí fora

Depois fazer o modelo de dados, criar a base de dados e começar a bater código.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é muito mais gratificante fazer um forum, do que ir a um site e ir já tudo feito, isto é o programação?

Sacar foruns é para quem não sabe como fazer, depois é so ver sites todos iguais, só muda a o aspecto

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é muito mais gratificante fazer um forum, do que ir a um site e ir já tudo feito, isto é o programação?

Sacar foruns é para quem não sabe como fazer, depois é so ver sites todos iguais, só muda a o aspecto

Não é bem assim. Fazer um fórum e tal... é muito bonito, mas para ficar uma coisa em condições em termos visuais, funcionais e de segurança não se faz assim do pé para a mão.

É por isso que quase ninguém faz um fórum de raiz. No máximo pegam num já existente e fazem-lhe alterações para adicionar/remover coisas que gostam/não gostam.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ui, tu és o meu herói então... Porquê que vais às lojas comprar software ou jogos? Faz-los tu...

Não estou a dizer que seria difícil fazer um forum, apenas iria dar bastante trabalho e ia demorar o seu tempo, isto, para um forum como o phpbb e por ai fora... Um simples forum, com categorias, posts, utilizadores (com autênticação), é simples e faz-se bem e se é para a tua PAP, deves ter tempo suficiente para fazer uma coisa assim simples. Vê lá em que vais ser avaliado, se for apenas em código, não te preocupes muito com o visual... faz as coisas funcionais, robustas e seguras.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

LOL, espero que nunca venhas a precisar dum fórum...! :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ora, para começar acho que deves planear bem como queres que seja o fórum e fazer uma base de dados de teste(com alguns dados já inseridos)

Depois acho que deves:

1º - Fazer um sistema de registo/login/logout...(Caso consideres necessário)

2º - Fazer um sistema para ler tópicos.

3º - Fazer um sistema para ler respostas.

4º - Fazer um sistema para inserir tópicos.

5º - Fazer um sistema para responder.

Isto num fórum básico, claro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

e paciência???

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal vou então começar a fazer o forum de raiz mas primeiro vou kerer ver alguns scripts so para ter uma ligeira ideia, sera k me podem ajudar em me dizer onde arranjar scripts... brigadão pessoal....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vou-te dar uma pequena ideia de uma possível estrutura para a base de dados do fórum:

• users: user_id, username, password, display_name, email, ip, active, previleges, avatar,date_of_creation, lastvisit, title, signature, posts, topics
  • categorias: cat_id, title, posts, topics, order
  • topics: topic_id, cat_id, title, posts, time, order, user_id
  • posts: post_id, topic_id, user_id, title, content, time, modified, last_modified
  • settings: variable, value

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal vou então começar a fazer o forum de raiz mas primeiro vou kerer ver alguns scripts so para ter uma ligeira ideia, sera que me podem ajudar em me dizer onde arranjar scripts... brigadão pessoal....

http://phpxref.com/forum/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

obrigadão triton, vou tentar seguir + - essa estrutura...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é bem assim. Fazer um fórum e tal... é muito bonito, mas para ficar uma coisa em condições em termos visuais, funcionais e de segurança não se faz assim do pé para a mão.

É por isso que quase ninguém faz um fórum de raiz. No máximo pegam num já existente e fazem-lhe alterações para adicionar/remover coisas que gostam/não gostam.

Quem não sabe, que remédio tem em ir sacar um forum...

Ui, tu és o meu herói então... Porquê que vais às lojas comprar software ou jogos? Faz-los tu...

Não estou a dizer que seria difícil fazer um forum, apenas iria dar bastante trabalho e ia demorar o seu tempo, isto, para um forum como o phpbb e por ai fora... Um simples forum, com categorias, posts, utilizadores (com autênticação), é simples e faz-se bem e se é para a tua PAP, deves ter tempo suficiente para fazer uma coisa assim simples. Vê lá em que vais ser avaliado, se for apenas em código, não te preocupes muito com o visual... faz as coisas funcionais, robustas e seguras.

não preciso de ser nenhum herói para construir um forum, não tenho culpa que achas que isso seja dificil, cada um acha aquilo que entender

Alias, tas-te a contra dizer, primeiro dizes "ah e tal és o meu heroi", e depois dizes "Não tou a dizer que seria dificil......é simples e faz-se bem", eu agora não tenho medo de afirmar que tu é que és o meu herói, com frases destas..., tás lá  ;)

Eu se precisar de algum forum farei-o, nestes casos sou contra politicas de copianço, poderá não ficar tão bonito, quanto foruns já feitos, mas que é um forum é, e posso dize-lo que foi feito por mim

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas tu leste tudo que eu disse?

Amigo 1: Hey pessoal, sabem oq ue falta na internet em Porugal?

Amigo 2: Não, diz lá...

Amigo 1: Um forum totalmente em portugues dedicado a programação.

Amigo 2: Por acaso, grande ideia que tiveste.

Amigo 1: Bora ser pioneiros e criar um para toda a comunidade de programadores portugueses?

Amigo 2: Sim, vamos lá fazer algo de util. Que script achas que devemos usar? SMF? XMB? Invision? VBulletin?

Amigo 1: Tas parvo ou quê? Vamos masé programar um de raiz com todas as features desses.

Amigo 2: Tens toda a razão, não tinha lógica nenhuma usar algo já feito e disponibilizado publicamente para o simples proposito de qualquer pessoa puder sacar e usar.

Amigo 1: Claro que não, desenvolver o nosso é que é. Numa semana fazemos isso, bora começar?

Poupa-me...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu continuo na minha, nem todos sabem programar, logo é por isso que existe esses scripts.

Não tenho duvidas que fazer um forum, é muito melhor que usar um copiado, eu prefiro um forum com menos mariquices, mas feito por mim.

Um gajo que diga que é programador e depois vai sacar um forum copiado...isto é ser programador do que? qualquer um sabe fazer um copy paste.

Nesse exemplo que deste, para uma comunidade de programadores, não era melhor teres uma coisa feita como programador, já que é uma comunidade de programadores, acho que dava outro aspecto a coisa, é a minha opinião.

Uma coisa te digo a copiares não aprendes nada.

Imagina seres um construtor de carros, de certeza que não ias ao vizinho comprar carros para depois vende-los, agora se és um gajo que só troca pneus, secalhar é melhor ficares pelos carros já feitos. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenham lá calma! :)

Uma coisa te digo a copiares não aprendes nada.

Fazer um simples copy&paste claro que não, mas estudar o código e alterá-lo a nossa maneira aprende-se e bem. ;)

Nem sei porque se está a discutir isto, o user que pediu a opinião quer fazer "à la pata" porque é mais valorizado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não vale a pena discutir mais contigo... não queres entender não entendas. Tou-me a *borrifar* pa ti...

CENSURRRRAAAAAAA AAAAAAAAAHHHHHHHHHHH, SALAZAR IS BACKKKKKKKKK!!!!!!! lolol just kidding ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ainda tava a edita-lo e já tava a levar com mensagens, acho que ja ficou esclarecido o meu ponto de vista

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crack, é claro que o que apresentas, em teoria, é muito mais bonito. Eu mesmo acabei de fazer um blog meu, com muitas características dos que já existem por aí, enquanto existiam tantas soluções que podia adoptar.

Mas na prática, o que defendes não é possível nem praticável. Se o fórum já um caso bastante bom para demonstrar isso, devido ao trabalho todo que exige, sem falar com todo o testing necessário e esacalibilidade para aguentar por exemplo quase 3000 membros, existem casos ainda mais obvios.

Mas para dar um melhor exemplo da tua teoria, deve usar PHP não, então, mas o PHP foi feito por alguém, é open source, tu sacas a distribuição deles para poderes facilitar a tua vida. Seguindo a teoria, um verdadeiro programador, deveria sim ter feito primeiro um suporte em C (a linguagem do sistema), ou até em assembly, assim sim, não estariamos a usar trabalho dos outros.

Muitas vezes um dos grandes problemas é estarmos sempre a pensar re-inventar a roda. Sim é optimo para aprender, e de vez enquando é a melhor forma para conseguirmos o que queremos, mas é contra a ideia de produtividade. Devemos concentrar-nos no que queremos mesmo fazer: construir um fórum ou criar uma comunidade? E devemos sempre procurar a melhor ferramenta para o nosso fim, se alguém já resolveu o nosso problema de uma boa forma, acho que não é nada esperto desperdiçar os nossos objectivos refazendo o que alguém já fez.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exactamente... De certo que usas o Windows, Linux ou Mac OS X... és programador não és? Porque não fazes tu o teu SO para teres uma boa plataforma de programação? E como o neon_prannock disse, porque não programas tu o teu próprio "PHP"?

Há que saber separar as coisas e neste caso, ele tem uma PAP pa fazer, logo, é lógico que seja ele a programar na integra o forum. Mas se tivessem com ideias de criar uma comunidade (do que quer que seja) era estúpido estar a perder montes de meses de trabalho (porque era o que ia ser necessário para uma pessoa sozinha fazer algo como os forums que estamos habituados) quando já existem óptimas soluções que já tiveram montes de trabalho por trás e já foi testado intensivamente e etc...

Eu tenho conhecimentos suficientes para fazer muita coisa, mas se já existe um script/programa que satisfaça as minhas necessidades, se já foi bem testado e até já foram lançadas mais do que algumas versões a corrigir problemas que surgiram e etc, não ha necessidade nenhum de eu perder o meu preciso tempo com algo que já existe e que funciona tal e qual como eu quero sem problemas. Por exemplo, os programas da minha assinatura, foi eu que os fiz e continuo o seu desenvolvimento porque simplesmente não encontrei nenhuma solução que satisfizesse as minhas necessidades para o propósito de ambos os programas tal e qual como eu pretendia ou com as features que eu necessitava e portanto decidi desenvolve-los eu próprio porque sei que tenho capacidade para tal, mas isso não inválida o facto de eu querer perder tempo a fazer algo que já existe e que satisfaz as minhas necessidades e funcionar melhor do que alguma vez eu vou conseguir fazer num mínimo de tempo. Porque o objectivo não é demorar o tempo que for preciso a desenvolver algo até que fique perfeito, mas desenvolver algo que sirva para o que a gente quer com as features que queremos e quanto menos tempo demorar, melhor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas eu não a dizer que voces devem fazer o que eu digo, eu tou a dizer o que faria, se há quem diga que um forum copiado ou alterado é o melhor por mim tudo bem, não tenho nada a ver com a opinião dos outros.

Claro que não vamos tar a fazer o C ou assembly, eu tou a falar em termos de produtos finais, um forum é um produto final, para um utilizador normal, o C é uma ferramenta, em que desenvolves tu a tua aplicação, são coisas distintas, a partir do momento em que fazes a aplicação começa a ser uma coisa tua construida por ti, acho que dá para perceber que não é a mesma coisa, penso que sabes disso.

Como isto é um projecto da PAP, logicamente o objectivo é provar a aptidão profissional de quem faz o produto, não me sentia bem comigo mesmo se chegasse lá com um forum copiado/alterado e tivesse grande nota mesmo que os elementos do juri não notassem que aquilo era copiado, mas se for professores como deve ser notasse logo fazendo uns perguntas...isso era certinho.

Exactamente... De certo que usas o Windows, Linux ou Mac OS X... és programador não és? Porque não fazes tu o teu SO para teres uma boa plataforma de programação? E como o neon_prannock disse, porque não programas tu o teu próprio "PHP"?

Não tamos a comparar as mesmas coisas, comparar um Sistema Operativo a um forum...

Se achas que a dificuldade de criar um sistema operativo ou uma linguagem é a mesma de um forum.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas aí está, considerar o fórum como um produto final. O produto final neste caso seria a comunidade. No que costumo fazer customo-me preocupar muito mais com a experiência do utilizador do que com o orgulho que tenho por ter sido eu a fazer. Se houver algo melhor para o utilizador, deverei optar por essa solução.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

são opiniões, uma coisa feita por mim, não quer dizer que fique atrás das coisas feitas pelos outros, claro que demora mais tempo, do que um simples copy paste, as actualizações podem-se ir fazendo com o tempo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora