• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

vbmaster

[VB6] Help Files

4 mensagens neste tópico

Certamente existem outras hipóteses, mas foi assim que fui “ensinado” a fazer um help file e integrá-lo num project vb e é da maneira que aprendi que vos vou tentar ensinar.

Primeiramente, há que procurar o ficheiro hcw.exe (Microsoft Help Workshop) para conseguirmos fazer o help file. Ele, no meu caso, encontra-se na pasta Common\Tools da pasta Visual Studio do C:\Programas.

É neste programa que vamos criar como que o índice do help file, a sua estrutura, podendo o conteúdo ser criado em qualquer editor de texto que possa guardar em formato .rtf.

O programa deverá ser algo como isto:

http://img339.imageshack.us/img339/7628/imagem13ob.jpg

Neste tutorial vou elaborar um help file e tentar explicar o melhor que puder todo o processo. O help file vai ser sobre o portugal-a-programar.

Portanto começamos indo ao menu File e fazendo New. Na caixa que aparece seleccionamos help contents.

Como explicação, digo desde já que num help file, há 3 partes especificas, o contents file – ficheiro ASCII que define a aparência e o layout do ficheiro Help. Seguidamente, o ficheiro topic, é onde é escrito o conteúdo do help. O ficheiro project liga as duas partes acima referidas.

Como tal, neste momento estamos a criar o Contents File.

Continuando, a primeira coisa a fazer assim que criamos um novo help contents, é dar um nome, portanto escrevemos Portugal-a-Programar na caixa de texto Default Filename (and windows) e na caixa Default Title.

Seguidamente, cria-se um heading do topic, que será, se pensarmos num livro, o próprio título deste. Portanto, carrega-se em Add Below e na check box, seleccionamos Heading, para título damos Portugal-a-programar. Observa-se o adicionamento do topic. Mas como este não passa dum título, vamos criar como que um subtítulo e posteriormente dentro deste teremos os topics. Fazemos novamente Add Below, e fazemos novamente Heading. Nesta minha improvisação dei o nome de Começo a este novo Heading. Mas como este heading tem de ficar dentro do título anterior carregamos em Move Right.

De seguida, e de igual forma criamos o primeiro Topic. Add Below, desta vez, já não será Heading mas sim Topic a opção a escolher na check box. Neste momento, as caixas de texto que no heading se bloqueavam, já não se bloqueiam, mas só preenchemos duas delas. Primeiramente mete-se o nome do topic, que eu delineei como Criação, e como Topic ID, mete-se IDH_1

Nota, esta ID poderia ser algo totalmente diferente, mas deixemos assim.

De seguida, criam-se mais dois topics um com o nome de Publicidade e outro como Evolução. Para os ID seguimos a ordem númerica do primeiro feito, portanto IDH_1, IDH_2, IDH_3, IDH_x.

Após estes três topics criamos mais um heading, de nome Actualmente. E mais um topic de nome Ponto da situação. Segundo a ordem anterior, este topic deve ser o IDH_4

A estrutura fica terminada por aqui, devendo ser algo como isto:

http://img339.imageshack.us/img339/633/imagem21zk.jpg

Guardamos. O tipo de ficheiro é .cnt.

Seguidamente vamos escrever o conteúdo para cada topic. Nesta altura qualquer editor de texto serve, desde que consiga guardar em .rtf e possua a adição de notas de rodapé.

Eu vou usar o word 2000.

Começamos escrevendo o título do primeiro topic, sendo este Criação.

Deixamos uma linha e escrevemos:

Como fórum, o Portugal-a-Programar surgiu da ideia do deathseeker e foi criado em 28 Maio de 2005. Na altura encontrava-se alojado num domínio .tk e foi assim que permaneceu por alguns meses

Seguidamente, e bastante importante é a adição de uma nota de rodapé. Situa-se o cursor antes do título (Criação) e faz-se Inserir->Nota de rodapé. Na janela que aparece selecionamos Marca Personalizada e inserindo na caixa de texto o símbolo # (cardinal). Na nota de rodapé escreve-se IDH_1.

Seguidamente adicionamos mais uma nota de rodapé, com tudo igual, excepto a marca personalizada que agora será o $. Nesta escreve-se Criação.

De novo mais uma marca, desta vez com o símbolo k e nesta escreveremos deathseeker;p@p;fórum .

Nota: Como já se aperceberam, ou não, a nota de rodapé # identifica o conteúdo à estrutura, no ficheiro .cnt. A nota $ dá o topic title, e a nota k, insere palavras no índice remissivo do help file.

Não contribui muito para o tutorial, mas para quem eventualmente o esteja a seguir eu deixo aqui o resto do texto para os restantes topics. Cada topic deverá ficar numa página à parte.

Para o topic Publicidade é escrever:

Publicidade

Desde que foi criado o p@p contou com publicidade intensa nos maiores fóruns de Portugal e uma equipa administrativa cheia de vontade de levar esta grande e inovadora comunidade para a frente.

Notas de rodapé:

# IDH_2

$ Publicidade

k Portugal;administrativa;comunidade

Seguindo,

Evolução

Desde essa mesma, e já referida criação, o p@p, muito devido ao seu criador e equipa, que não se cansaram de publicitar o fórum, foi ganhando users a uma velocidade galopante. Como tentativa de publicitar ainda mais o fórum, foi movido o domínio .tk para org e desta maneira a velocidade aumentou ainda muito mais.

Notas de rodapé:

# IDH_3

$ Evolução

k domínio; criador

E por último:

Ponto da Situação:

Com a recente criação do portal e alguns projectos em desenvolvimento, o céu, é definitivamente, o limite para esta comunidade que neste momento está perto dos 550 users.

Notas de rodapé:

# IDH_4

$ Ponto da Situação

k portal;projectos

Para quem não quiser fazer tudo isto manualmente pode encontrar todos os ficheiros do tutorial aqui: http://pap.hugosoft.net/dl.php?a=0.1&m=10806800c38050f9&f=tutorial.rar

Só falta pois integrar a estrutura com o conteúdo num help file.

Abrimos de novo o Microsoft Help Workshop fazendo desta vez, New -> Help Project. De seguida o help pede-nos logo o nome e um local para guardar. Guarde como Portugal-a-Programar.hpj.

Carrega-se seguidamente em Option e escreva Portugal-a-Programar E Help Title.

No separador Compression, escolha a opção Custom e marque também a caixa Hall Compression.

No separador Files, vamos ter de abrir os dois ficheiro anteriormente criados, como tal, onde diz Rich Text Format Files carregamos em Change e abrimos o ficheiro anteriormente guardado.

Logicamente, em Contents File Abrimos o ficheiro .cnt anteriormente criado.

Clica-se OK.

Agora, clica-se no botão Windows. No nome que é pedido para o nome da windows escreve-se Main. O outro campo fica como Procedure.

A janela Window Proprieties é mostrada. No separador Buttons marca-se a caixa Browse. Fecha-se clicando OK a carrega-se, desta vez, no botão Map .

Na janela que aparece adicionam-se novamente os topic, fazendo Add e pondo na caixa Mapped Numeric Value valores começando no 100 e adicionando sempre 1 valor caso o topic se encontre no mesmo capítulo que o anterior. Caso pertença a um capítulo seguinte começa-se a contagem na centena seguinte. Para que não restem dúvidas aqui fica a imagem de como deve ficar a coisa.

http://img339.imageshack.us/img339/4964/imagem39sg.jpg

Tudo está pronto, carrega-se OK e posteriormente Save and Compile.

O help foi criado com sucesso, é mostrado o log do processo.

Ok, até agora tudo bem, só falta integrar o help no nosso projecto vb6. Para isto na Project Proprieties windows do nosso projecto, no separador Help File Name adicionamos o ficheiro help compilado anteriormente.

Seguidamente adiciona-se um Common Dialog à form, e um menu, coisa que penso que saibam fazer. :)

Basta seguidamente no load da form escrever:

CommonDialog1.HelpFile = App.HelpFile

e no menu em que queiram abrir a ajuda escrever:

With CommonDialog1
.HelpFile = "PORTUGAL-A-PROGRAMAR.HLP"
.HelpCommand = cdlHelpHelponhelp
.ShowHelp
End With

Também é possível fazer um menu para cada tópico, caso o queiram fazer basta adicionar no menu onde queiram, por exemplo que ao clicar seja aberto logo determinado topic, basta adicionar o seguinte código ao menu_onclick() (para o menu Evolução Por exemplo):

With CommonDialog1
.HelpFile = "Portugal-a-Programar.hlp"
.HelpContext = "103"
.HelpCommand = cdlHelpContext
.ShowHelp
End With

Penso que o tutorial esteja explícito e que tenham conseguido fazer todo o processo sem grandes sustos.

Fiquem bem :D;):D

and remember kids, p@p rulles

vbmaster @2005

P.S.: qualquer dúvida ou erro digam. :P

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Grande tutorial. :D

Havemos de decidir como fica isto.

Se na secção vb.net ou se aqui, ou nas duas.... :D

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Havemos de decidir como fica isto.

Se na secção vb.net ou se aqui, ou nas duas.... ;)

É preferível nas duas. Quando tiver tempo coloco o resto dos tutoriais nas duas secções que correspondem.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora