• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

M.offspring.R

30 razões para usar o linux

75 mensagens neste tópico

Bem aqui deixo uma pequena lista de 30 razões para usar o linux.

01. Linux não tem problemas com viroses. Com Windows, nem o Steve Balmer consegue livrar-se deles.

02. O Linux não precisa de desfragmentação. O sistema de ficheiros é bastante eficiente e acomoda os dados de tal maneira que não precisa ser desfragmentado.

03. Linux não tem DRM!!

04. O Linux não crasha sem razão aparente. O núcleo do sistema operativo (kernel) é separado do GUI (X-window) e das aplicações (Openoffice, etc). Mesmo que uma aplicação crashe, o núcleo do SO não é afectado. No Windows, se o Internet Explorer crashar, vai todo o sistema atrás....

05. O Linux não precisa de reinstalações frequentes. Em Windows, se o sistema crashar, é extremamente difícil recuperá-lo, e é seguramente mais fácil reinstalá-lo. Com isso, muitas aplicações e preferências serão perdidas, e enquanto que as aplicações terão de ser reinstaladas, as preferências nem sempre serão recuperadas. Em Linux, reinstalações do mesmo só por falha fatal do disco rígido enquanto que muitas das coisas podem ser reparadas sem recorrer à reinstalação. Os benefícios são enormes, as preferencias e definições dos utilizadores podem ser preservadas mesmo que o sistema operativo tenha de ser reinstalado, bastando para tal haver uma partição separada para a /home.

06. O Linux não precisa de reboots por tudo e por nada. O Linux é altamente estável e mesmo que uma aplicação crashe, o sistema não precisa de ser reiniciado, basta reiniciar a aplicação ou o serviço em causa.

07. O Linux consegue ler em mais de 100 tipos de sistema de ficheiros. O Windows fica limitado aos seus dois sistemas de ficheiros (FAT e NTFS).

08. Com o Linux tu podes ter o seu código-fonte e o direito de modificá-lo ou repará-lo se o quiseres e conseguires.

09. O Linux pode ser instalado em qualquer partição lógica. O Windows apenas pode ser instalado em partições primárias. Mais?

10. O Linux é escalável, desde o PDA/telemóveis até supercomputadores.

11. Linux corre missões críticas de aplicações e exemplos vem da Boeing.

12. Linux tem menos bugs do que o software proprietário o que resulta na maior estabilidade. Mais?

13. Podes partilhar todo o software com os teus amigos, pois é legal fazê-lo!

14. Linux é menos dispendioso, não só porque o sistema operativo é grátis, mas também as aplicações o são. Como o Linux não tem problemas de viroses, não há necessidade de recorrer a antivírus.

15. Tanto o Linux como o Windows tem terminais de ambiente shell ( command prompt, consolas), só que o ambiente shell em Linux é incomparavelmente superior, podendo escrever-se programas inteiros num terminal.

16. Linux pode correr dum CD, duma pen USB ou pode ser instalado num disco rígido. Windows, por omissão não tem essas opções.

17. Há grandes possibilidades de que o Windows tenha back-doors de modo que certas instituições (Governo dos EUA através das suas agências de espionagem) tenham acesso aos seus dados quando o quiserem fazer. Em Linux isso é impossível de acontecer porque o software é de código aberto e por isso se houvesse algo de errado, seria facilmente detectado e removido. Mais?

18. Tanto o Windows como o Linux tem um ambiente gráfico de trabalho, só que o Windows apenas tem um. Em Linux tens vários e podes usar o que quiseres e que mais gostares, sejam mais completos, mais bonitos, mais rápidos ou nem sequer usar um ambiente gráfico.

19. Quase todas as distros de Linux vem cheias, ou com acesso rápido a milhares de aplicações como suites de office, software edição de fotos, etc. Não só tens o sistema operativo de borla, como não tens de pagar para teres as aplicações.

20. Grande parte das distros trazem o Openoffice.org que tem a capacidade de escrever documentos e apresentações em PDF ou Flash. Com Windows terás de comprar software adicional (ou usas o Openoffice.org para windows).

21. Quase todas as distros trazem IMs como o Gaim ou o Kopete, e que se podem conectar a todos os protocolos (Yahoo, msn, ICQ, etc). Com o Windows vens limitado ao MSN, que apenas se conecta com outros programas que usem esse protocolo ou o do Yahoo. E tem publicidade intrusiva... Pelo menos, os utilizadores do Windows podem usar outros programas multiprotocolos, puxando-os à parte.

22. Copiar/cortar e colar é mais simples, basta selecionar o texto e no local de destino clicar com o botão do rato do meio. Mais fácil e rápido que o Ctrl+C / Ctrl+V do Windows e que também funciona em Linux!

23. É fácil instalar um Media Center no teu PC com o Linux. Não precisas de comprar software adicional ou instalar um sistema operativo diferente. Mais?

24. Linux já há muito tempo que tem desktops a 3D, seja o XGL ou o AIGLX ou o Metisse. E sem exigir hardware ultima geração!

25. Múltiplos "cortar e colar", basta usar o Klipper ou o Glipper que ele vai memorizando várias sessões de cópias.

26. Imensas funcionalidades existentes no Konqueror ou Nautilus que vem por omissão, como ripar CDs, espaço em disco, etc e nem por sombras vem com o Explorer do Windows.

27. Vários gestores de ficheiros que podemos usar a gosto em Linux ( Konqueror, Nautilus, Thunar, Xfe, xFfm4, etc), enquanto que no Windows apenas tem o Explorer. É certo que depois podes puxar outros comerciais e não só.

28. Practicamente qualquer distro vem já com excelentes aplicações de bases de dados como o MySQL ou o PostgreSQL.

29. Linux tem vindo a ser utilizado em clusters de supercomputadores, aliás, a maior parte dos supercomputadores no mundo usam Linux. Windows nem sonha a tal!

30. Em Linux podes ter vários utilizadores logados ao mesmo tempo, seja com ou sem GUI, bastando saltares de uns para outros com algumas teclas do teclado... Linux é multi-utilizador e multi-tarefa!

Agora quem é que tem razão??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Relativamente a estes 30 argumentos, alguns deles (muitos, mesmo) são inválidos ou manipulados de modo a tornarem-se numa vantagem em usar Linux, como por exemplo o software open-source, o GAIM e o MySQL que não são exclusivos de Linux. O que não quer dizer que o Linux não seja melhor que o Windows...

No entanto esta questão do Windows vs Linux penso que já está mais do que debatida e até já há outro tópico do género aqui no fórum. E que gerou uma discussão bem acesa, como sempre que se fala de um assunto tão sensível como este.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho que estão bem selecionadas e escritas as 30 razões. Apontam para pequenas coisas facilmente inteligíveis para o utilizador comum em vez de disparar dois ou três bitaites cheios de termos tecnicos para toda a gente ficar a olhar.

Quanto a software aberto multiplataforma, é verdade que corre no windows, mas assim só para enumerar uma pequena lista de coisas que me deram problemas no windows:

PHP

dois ficheiros php.ini??? sem comentarios...

Alguem aqui instalou módulos do PHP no windows com sucesso? eu nao conheço ninguem que o tenha feito

Python

os meus scripts disparam erros por tudo quanto é canto, nao sei bem porquê uma vez que não se tratam de problemas de módulos

tambem aqui instalar módulos é um processo muito mais aborreciso e pouco espedito

mysql

escrevam um programa que use mysql em ambiente windows... portem-no para linux... cabum! Fica dica:o mysql é baseado em ficheiros, o windows é case-insensitive...

Portem um programa escrito em linux para o windows e este corre sem qq problema

gcc

ah e tal... pode instalar-se um compilador no windows... ya, é verdade, e as bibliotecas de C para o windows? viste-as?

Isto só para dar pequenos exemplos da bosta que o windows é para quem programa. Um emaranhado de formatos fechados e de incompatibilidades, mesmo o que é compatível assume o conceito de compatibilidade assim como uma coisa para ingles ver.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A questão da instabilidade do sistema está um pouco exagerada. O sistema XP até é bastante estável.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

shumy se usares com regularidade linux vês do que se fala. É muito mais estável. A não ser que uses distros que tragam programas quase beta (ex.: última versão do Ubuntu) é que podes não notar tanta diferença.

E nesse aspectos não fala da comunidade e ajuda que é mais fácil obter quando se tem linux. Até os programas são mais fáceis de descobrir sem que ter que andar a procura no google...

PS: Acreditam que eu ainda não tinha reparado no ponto 19?  E já uso linux há bastante tempo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não me refiro a outras razões que até estão correctas.

Refiro-me ao exagero de estabilidade que difere entre estes dois sistemas.

Todo o software tem problemas. Uso windows XP Profissional no meu trabalho, e linux em casa. E o PC no local de trabalho está meses sem se reiniciar, só mesmo quando instalo algum sistema que necessite de tal. O crash de certas aplicações não influência o SO. Só mesmo quando existem problemas de hardware.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

shumy parado qualquer software é estável.

Numa utilização intensiva, abrir programas, fechar programas, instalar programas, desinstalar programas, etc etc, que é o que eu costumo fazer a diferença é abismal.

Tu não podes comparar a estabilidade de uma coisa se o que estás a mexer é quase estático, ou seja só mexer numa janela e mais nada. Numa utilização dinâmica nota-se bem (ok, eu noto bem) a diferença.

O crash de certas aplicações não influência o SO

Quando usava Windows nem sempre era assim...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Neste caso concordo com o Saco, a maior parte dos argumentos estão manipulados e fornecem informações erradas acerca do linux (o que é mau pois se alguém que nunca usou linux resolve experimentar e vai para o linux à espera de uma coisa e depois tem outra, muito dificilmente volta).

Muitos nem fazem sentido estar numa comparação entre SO's (17 por exemplo), e pelo menos para mim a quantidade de software que trás ou deixa de trazer é indiferente desde que traga o básico que me permita fazer uma tarefa, eu depois escolho o que quero (já agora se a Microsoft tentasse meter o word a vir por defeito no windows eram processados).

Outros simplesmente dizem que algo existe em linux e não em windows quando existe.

O linux é um sistema operativo muito bom.. mas não é a utopia aqui descrita.

Uma boa instalação de linux é mais estável e rápida,pelo que experimentei, que o windows,apesar disso o meu xp não deixa de ser bastante estável (e muito raramente nos 4~5 anos que o uso aconteceu de crashar o SO).

O linux também tem vírus, o linux também desfragmenta (muito menos claro mas isso devia ser dito lá em cima), o linux também crasha (a minha primeira experiencia com as drivers para a minha nvidia no Ubuntu 5.10 foram traumáticas).

A última coisa que a comunidade linux precisa é de gente a ir enganada usar um sistema operativo que ainda requer uma grande habituação e em caso de problemas (e se for um novo utilizador eles vão acontecer) esforço para não voltarem para um windows mais fácil de usar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parado! Mas sabes lá o que é que eu faço!!

Achas que ter 34 janelas abertas ao mesmo tempo é estar parado?

Clientes SQL, Browsers IE/Mozila, Outlook,Word,Exel,NetBeans IDE,Remote Desktop,Player mp3,Ferramentas administrativas de todos os tipos, Proxys,Ethereal,Cygwin,msn. Foi só para enumerar o que tenho aberto no momento deste post.

Fora o que está a correr em serviços.

Não deixa de ser verdade, mas uma verdade exagerada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acredita que já me aconteceram tantos crashes em Linux como em Windows XP, e usei o XP em 99% do tempo, por isso não falem do que não sabem. Linua também é muito porreiro, mas não é o suprassumo. Eu adoro trabalhar em sistemas GNU/Linux, adoro a liberdade de escolha, adoro a liberdade que este me dá em fornecer todo o código fonte, mas isso não significa que seja melhor em todas as situações. Experimenta entrar na área de video encoding que vês logo o Linux a ir ao fundo em termos de variedade de escolha.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acredita que já me aconteceram tantos crashes em Windows como em XP, e usei o XP em 99% do tempo[...]

XP não é windows?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acredita que já me aconteceram tantos crashes em Windows como em XP, e usei o XP em 99% do tempo[...]

XP não é windows?

Ele queria dizer Linux em vez de Windows acho eu...

É verdade que o XP SP2 está muito mais estável e não se compara às outras versões do Windows, mas continua com erros a alguma instabilidade. Os problemas com vírus e continuam também.

Eu sinceramente trabalho mais com Windows (por motivos profissionais também) mas acho uma plataforma GNU/Linux mais estável. Não sou extremista ao ponto de dizer que tudo o que é Windows é uma %$%$ porque não o é nem digo que o Linux é um mar de rosas onde nunca acontece nada porque também tem problemas. Agora é mais fácil teres problemas em Windows que em Linux por isso a grande maioria dessas razões são certas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@M.offspring.R

Queres meia dúzia de razões que chegam para afastar a maior parte dos utilizadores do Linux, mesmo lendo e relendo essas 30 razões? Penso que tu e toda a gente, já as sabe...

Com excepção de PHP e VB.NET costumo fazer a minha programação essencial (C/Haskell) em linux, só por acaso lol...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

XP não é windows?

Small typo. :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Concordo com as razões, só não percebi a 22. ;)

Sem querer entrar em argumentações desnecessárias refiro só este pequeno e muito importante aspecto: o suporte na internet.

Nem sabem a vontade que me deu, ao deparar-me com um problema de drivers da gráfica no windows, poder chegar ao "fórum Windows" e fazer um search. Mas ops, tal coisa não existe. :D

Fiquem bem :cheesygrin::P;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Concordo com as razões, só não percebi a 22. ;)

Sem querer entrar em argumentações desnecessárias refiro só este pequeno e muito importante aspecto: o suporte na internet.

Nem sabem a vontade que me deu, ao deparar-me com um problema de drivers da gráfica no windows, poder chegar ao "fórum Windows" e fazer um search. Mas ops, tal coisa não existe. :D

Fiquem bem :cheesygrin::P;)

Porque ao contrário da situação do Linux, em Windows tens suporte das empresas para os teus problemas, enquanto no Linux tens de pedir ajuda à comunidade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porque ao contrário da situação do Linux, em Windows tens suporte das empresas para os teus problemas, enquanto no Linux tens de pedir ajuda à comunidade.

E achas que me apetece pagar por uma coisa que, se eu nao consigo resolver, as casas de informática resolvem com format, e a microsoft, depois de 30 chamadas a pagar forte e feio deveria desistir de tentar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Agora fizeste-me rir...

Tu gostas dos teus foruns personalizados do linux é? Gostas de chegar a esses tais forums, clicar na procura e teres ajuda para o que queres? Tu tens esses forums pa linux, pa windows, tens o google...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas pode deixar de ter pois o Google anda em guerra aberta com a Microsoft.  :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Novell? Red Hat? Mandriva? Caixa Mágica?

http://www.novell.com/

http://www.mandriva.com/

http://www.redhat.com/

http://www.caixamagica.pt/

etc...

Telefona para a Microsoft a perguntar pelo problema que tens no teu sistema que pagas-te no mínimo 100€ (se for OEM).

Experimenta entrar na área de video encoding que vês logo o Linux a ir ao fundo em termos de variedade de escolha.

Já se sabe que quando se entra em software proprietário ou de empresas que Linux perde pois as empresas não apostam muito em Linux :P

O linux também tem vírus, o linux também desfragmenta (muito menos claro mas isso devia ser dito lá em cima), o linux também crasha (a minha primeira experiencia com as drivers para a minha nvidia no Ubuntu 5.10 foram traumáticas).

Nunca vi um virus para Linux (apesar deles existirem) e nunca precisei de desfragmentar. Em windows já tive o pc com uma fragmentação quase de 50% que o tornava quase sem utilidade.

Linux também crasha mas é muito raro crashar e quando crasha normalmente basta reiniciar o X. Quanto ao teu problema com Ubuntu é uma distro que sai uma versão final 6 em 6 meses é perfeitamente normal não estar sempre a 100% (por isso é que prefiro usar a Debian Testing)*. Para além de mais drivers proprietários muitas vezes complicam a coisa. A próxima versão do Ubuntu já trará os drivers proprietários.

A última coisa que a comunidade linux precisa é de gente a ir enganada usar um sistema operativo que ainda requer uma grande habituação e em caso de problemas (e se for um novo utilizador eles vão acontecer) esforço para não voltarem para um windows mais fácil de usar.

Os users já devem vir conscientes que Linux não é windows. O problema da maioria das pessoas é querer no mais curto espaço de tempo ter o mesmo nível de conhecimento em Linux que têm em Windows após vários anos de utilização.

______

* queres comparar os problemas de uma distro que sai 6 em 6 meses com um SO que sai após 5 anos?  :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E achas que me apetece pagar por uma coisa que, se eu nao consigo resolver, as casas de informática resolvem com format, e a microsoft, depois de 30 chamadas a pagar forte e feio deveria desistir de tentar?

Que eu saiba não tens de pagar para mandar uns emails à empresa em causa, e se não existem mais fóruns especializados em Windows, talvez é porque hajam mesmo menos problemas, e porque qualquer fórum decente tem uma secção de Windows, não é preciso haver especialização.

Experimenta entrar na área de video encoding que vês logo o Linux a ir ao fundo em termos de variedade de escolha.

Já se sabe que quando se entra em software proprietário ou de empresas que Linux perde pois as empresas não apostam muito em Linux :cheesygrin:

Estou a falar de formatos abertos e software open-source. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso de haver menos problemos é relativo, a maior parte do pessoal quando tem problemas no windows recorrer a lojas de informática.

Ora para linux não há nada disso, onde querias que o pessoal fosse buscar o suporte.

E sim (@ nazgulled), gosto de ter toda o conhecimento concentrado num único fórum no qual só tenho de fazer search.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Agora fizeste-me rir...

Tu gostas dos teus foruns personalizados do linux é? Gostas de chegar a esses tais forums, clicar na procura e teres ajuda para o que queres? Tu tens esses forums pa linux, pa windows, tens o google...

Há que ter em conta que a maioria das coisas para as quais é preciso ir a um fórum buscar ajuda em Linux, em Windows ou funcionam sozinhas ou são fáceis de instalar (como drivers e afins...).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A questão da instabilidade do sistema está um pouco exagerada. O sistema XP até é bastante estável.

Bastante estavel pode ser mas acomparando com o linux xD

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@Miguel_Silva

Please... e até pensas que o google vai remover todos os links indexados que tem que linkem pa conteúdo microsoft seja ele onde for não?

@vbmaster

What's the big deal? Tens uma dúvida pa windows, poes no google, e aparece-te dezenas de links que te ajudam e há montes de forum tecnologicos que têm areas de dedicadas para windows e resolves lá certamente a tua dúvida. Até ha sites tecnologios mais direcinados para o o Windows (msfn.org), vais aos forums deles e tens a mesma ajuda que tens nos teus forums pa linux. Mas se queres algo mesmo da microsoft, toma: http://www.microsoft.com/communities/newsgroups/en-us/default.aspx

Só não resolve problemas no windows quem não quer!! (ou se o problema for demasiado grave)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora