• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

David Pintassilgo

Circuitos integrados portugueses lideram exportações para China

1 mensagem neste tópico

Os circuitos integrados, utilizados em computadores, electrodomésticos ou telemóveis foram os principais produtos vendidos por Portugal à China, durante o ano de 2006. Estes dados fazem parte do estudo “Relações Comerciais com a China”, elaborado pelo Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia e Inovação.

No ano passado, as exportações para este país cresceram 36,25% face ao ano anterior, enquanto as importações subiram 31,3%. Os circuitos integrados representaram cerca de 36% dos produtos vendidos por Portugal para a China. Na lista dos produtos mais vendidos encontram-se também os vinhos, as conservas de peixe, águas minerais, azeite, enchidos, bacalhau e sumos de fruta.

Enquanto isso, os produtos chineses mais importados por Portugal são as máquinas, sobretudo aparelhos de som e imagem, material de informática e electrodomésticos. Os brinquedos, os candeeiros, loiças e relógios são outras das mercadorias preferidas pelos portugueses.

Dados do INE, mostram que a China tem ainda um peso reduzido no comércio internacional português, sendo responsável por 5,8% das importações e 2,6% das exportações. Porém, a economia chinesa tem sido das que mais cresceu nos últimos anos.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora