• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pvalentim

Instalar o XAMPP numa máquina como servidor para outras máquinas

11 mensagens neste tópico

Bom dia

Quero instalar o Xampp numa máquina com o windows 2003 server para servir outras máquinas (windows) em rede na mesma sala.

Ja alguém experimentou isto? Que configurações são necessárias fazer?

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

acho que não é necessário fazer configurações.. instalas normalmente o Xampp e depois já vai ser possível aceder ao servidores a partir de todas máquinas. (acho eu)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não conhecia. Mas parece ser só instalar.

Em termos de rede, é abrir portas se necessário.

Se é uma rede pequena não é preciso fazer muito. Vai colocando os problemas que forem aparecendo.

Se queres mais informações tens de dizer que tipo de rede vai ser. Para desenvolvimento? Para acesso público (produção)?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva

Obrigado pela resposta.

A rede é para desenvolvimento interno. Já um servidor de domínio.

Qd instalei localmente o XAMPP acedo através do 127.0.0.1 mas se vou instalar num servidor para servir os outros PC vou ter de alterar este ip.

Certo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

As outras máquinas para conseguirem aceder ao servidor têm que utilizar o ip do servidor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os endereços do tipo 127.x.x.x são reservados para uso na máquina. Não devem circulam na rede. A máquina para estar na rede tem de ter um ip configurado por DHCP ou manualmente.

De qualquer forma desaconselho a usar IP's como localização de recursos. Isto pode ser viavel para um ambiente de desenvolvimento, mas não para produção. E por vezes o que é executado em desenvolvimento é o que vai para produção dando origem a erros chatos. Como tal o ambiente de desenvolvimento deverá ser o mais parecido com o de produção.

Duas alternativas:

Ou montas um server DNS. Ou martelas (em ambiente de desenvolvimento) directamente os nomes nos files de configuração de hosts.

Em windows esse file está normalmente em  <pasta windows SO>\system32\drivers\etc\hosts

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma coisa, para instalares um XAMPP no Win2003, poderás ter de escolher outra porta sem ser a 80 se tiveres o IIS activo :)

Quanto ao acesso ao dito cujo, acedes usando o IP ou o Canonical Hostname dele ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em principio será um servidor dedicado só para o XAMPP.

Assim posso manter a porta 80?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em principio será um servidor dedicado só para o XAMPP.

Assim posso manter a porta 80?

O que interessa é não teres o IIS activado nesse PC :P
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A melhor solução ainda era instalares uma distribuição de Linux nisso, já que o servidor vai ser dedicado.

Mas se queres utilizar o Windows basta instalares o XAMPP, abrir portas se necessário, anotar o IP da máquina. Os outros só têm de ir ao browser, introduzir o IP da máquina e deve funcionar. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora