• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

MoelasMan

Criar um executavel ao compilar Codigo Java.

16 mensagens neste tópico

Se alguem me pudesse ajudar a descobrir como se pode criar algo executavel em java, do genero Azureus que como ficheiro .jar e um exe se poe a correr a aplicação, ou algo assim do genero.

aguardando resposta

MM

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas IntelliJ sucka (kiddin)

um jar nao é mais do que um zip com o name .jar onde tu tens toda as tuas packages e ficheiros .class (normalmente nao se poe a sources nos jars). Se se quiser que o jar seja executavel este tem ainda de conter uma pasta META-INF com um file MANIFEST.MF que contem la dentro a informacao de onde esta a classe main.

Por isso se quiseres fazer o jar podes compactar em zip (nao em rar) e depois mudar o nome para .jar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas eu tb gostava de saber como posso criar um ficheiro executável .Eu uso o netbeans para criar os ficheiros java  e como sabem apenas posso correr os programas dentro do netbeans. O que tenho de fazer ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

e como sabem apenas posso correr os programas dentro do netbeans.

não percebi o que querias dizer com isto...

mas de qualquer forma, para criar o ficheiro jar no netbeans é bastante fácil. Basta clicar na opção "Build Main Project" e o netbeans cria um jar automáticamente na pasta dist do projecto.

para executar: java -jar nome_do_ficheiro_jar

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

e como sabem apenas posso correr os programas dentro do netbeans.

não percebi o que querias dizer com isto...

mas de qualquer forma, para criar o ficheiro jar no netbeans é bastante fácil. Basta clicar na opção "Build Main Project" e o netbeans cria um jar automáticamente na pasta dist do projecto.

para executar: java -jar nome_do_ficheiro_jar

Ah sim mas o que eu queria dizer era fazer um executável .exe , para correr uma aplicação stand alone . Conheces algum programa que possa fazer isso ? passar o *.jar para um *.exe e executar sozinho ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

já consegui fazer o executável atravès do ficheiro *.jar. Usei oJsmooth ! E bastante simples de usar e até dá pra escolher o icon a usar  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

OK primeiro existe varios programs que fazem o que queres. mas na realidade todos tem algums problemas... e perdes muito do que java trás para a mesa.

Podes ver estes programas, ou este artigo que tem muita info sobre criar executaveis, os porques, e etc... lê que vais ficar bem informado.

http://www.javalobby.org/articles/java2exe/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

já consegui fazer o executável atravès do ficheiro *.jar. Usei oJsmooth ! E bastante simples de usar e até dá pra escolher o icon a usar  :cheesygrin:

O jSmooth é apenas um wrapper, ele não compila para .exe, apenas cria um programa que faz o loading das tuas classes. Para muita gente isto basta, para outras situações não.

Ou seja ele não transforma o bytecode, simplesmente, funciona como chamar uma função. O artigo que já postai têm mais informação sobre isto, para quem quiser conhecer todos os aspectos do problema.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes sempre criar um .jar (basta zipar a estrutura de directorios que contem os .class) e adicionares um manisfest com a informação de qual a main class.

Mas isto não é um executável per se, mas sim um script com esteroides, visto que não tens código executável mas uma forma simpática de iniciar a aplicação, jvm requered.

O mais simples continua a ser criar um .bat (windows) ou uma sh (linux) que invoque o java para iniciar a aplicação (ex:java -cp <inserir aqui os .jar usado separados por ; se windows ou : se linux> package.main class parametros)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O JBuilder cria executáveis para as diferentes plataformas (Windows, Linux, MacOS).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para código nativo, independetemente da plataforma, aconselho-te o GCJ.

A compilação é nativa, ou seja, não usa nada desses truques de fazer um .jar, incluir um header e continuar a depender da JVM.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Jbuilder cria wrapper dos jar para varias plataformas, :thumbsup:, o ficheiro que o jbuilder gera nao passa de um zip com outro nome, experimente abril-lo com o winrar e vais ver os conteudos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E para quem usa o JCreator? Como fazer fazer criar um .jar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epa... eu já tentei aprender java seriamente mas desisti... epa.. mas acho que vos está aí a escapar qq coisa. Tão voces n compila o java??? O netbeans pode correr-vos o programa mas ele tem que estar em algum lado. Os IDEs o que fazem é pegar no compilador e compilar o código. A aplicação tem que estar algures... vejam onde está o output pois concerteza existe.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

com um bocadinho de ajuda neste forum e outro bocadinho noutros e com alguma peskisa na net la consegui fazer o pretendido...

Para fazer o .jar decidi faze-lo "à mão":

ora bem, criar uma pasta META-INF com um ficheiro chamado MANIFEST.MF.

editas o ficheiro e la dentro metes:

Main-Class: <path para a classe prinicpal>

exemplo:

Main-Class: br.com.javafree.exemplo.Main

(ATENCAO K TEM K CONTER UMA LINHA NO FIM SE NAO NAO FUNCIONA)

->Main-Class: br.com.javafree.exemplo.Main

->

depois de ter o manifest feito faz-se um zip dos .class e dessa pasta (META-INF) e altera-se a extensao para .jar

fika o jar feito.

Depois de testar alguns programas sem nunca me conseguir safar achei este aki que é bom e simples ( pa mim serviu ):

launch4j

http://prdownloads.sourceforge.net/launch4j/launch4j-2.1.3-1-win32.exe?download

depois de ter o jar executavel esse programa faz o resto !!

acho k me expressei bem  :thumbsup: ( normalmente nao o faço  :wallbash: )

:D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora