• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Investigador português distinguido pelo IEEE

3 mensagens neste tópico

Noticia retirada de :

Diário Digital

Um investigador da Universidade de Aveiro (UA) foi distinguido pela «mais reputada» instituição internacional de engenharia electrotécnica pelos seus trabalhos na área dos sistemas de comunicação sem fios, informou aquela universidade.

José Carlos Pedro, investigador e docente do Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática da UA, foi distinguido com o título de «Fellow Member», pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), pelo seu contributo na área de «análise da distorção não linear dos dispositivos e circuitos de radiofrequência e microondas».

Segundo a universidade, ser «Fellow Member» do IEEE é «uma das mais prestigiadas honras desta instituição, sendo atribuída por convite do Conselho de Directores a um número restrito de Membros Seniores que tenham contribuído com grande relevo para as tecnologias e ciências eléctricas e de informação em benefício da humanidade e da profissão».

Para receber aquele galardão é necessário responder a critérios de grande exigência, de tal forma que, por ano, apenas um em cada mil membros votantes do IEEE ascendem a Fellow, sendo que em Portugal apenas três investigadores ostentam esse título, afirma a UA em comunicado, sublinhando que José Carlos Pedro se encontra entre os 268 novos Fellows designados este ano.

Para este título, contribuiu todo o trabalho desenvolvido pelo investigador português no campo da análise e projecto de circuitos de RF (radiofrequência) e microondas não lineares.

Trata-se de uma área de investigação científica que tem vindo a ganhar importância na concepção dos modernos sistemas de comunicações sem fios.

Entre estes, contam-se as redes de comunicações móveis de voz e dados, as redes de computadores sem fios ou os sistemas de comunicações por satélite.

De acordo com a UA, os resultados obtidos da compreensão e minimização da distorção não-linear têm-se revelado «determinantes» na melhoria da relação entre o uso do espectro de rádio e das fontes de energia disponíveis.

Ou seja, proporciona economia na ocupação do espectro e permite um menor consumo da bateria de um telemóvel, por exemplo, explica a universidade em comunicado.

José Carlos Pedro considera que a atribuição daquele título é um motivo de orgulho e um reconhecimento pelo trabalho que desenvolve desde 1992.

«Estou muito satisfeito dado que para se conseguir um reconhecimento deste nível é preciso ter realizado um trabalho integrado de alto nível durante muitos anos», afirmou, acrescentando que o reconhecimento é também pelo «esforço e dedicação» dos «bons profissionais» do grupo de investigação que lidera.

O IEEE é uma organização sem fins lucrativos, que se encontra em mais de 150 países, direccionada sobretudo para áreas como sistemas aeroespaciais, computadores e telecomunicações, engenharia biomédica, energia eléctrica e consumidores eléctricos.

Diário Digital / Lusa

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora:

Pedro Pereira Rodrigues, actualmente aluno de doutoramento do Departamento de Ciência de Computadores e investigador no LIACC, Núcleo de Inteligência Artificial e Análise de Dados (NIAAD), foi distinguido com o 1º lugar no 5º Concurso Ibero-Americano de Dissertações de Mestrado em Inteligência Artificial. A dissertação premiada, "Hierarchical Clustering of Time Series Data Streams", foi elaborada sob orientação dos Professores João Gama (FEP) e João Pedro Pedroso (FCUP).

Rita Ribeiro, aluna de doutoramento do Departamento de Ciência de Computadores e investigadora no LIACC/NIAAD, foi distinguida com o Carl Smith Award para o melhor artigo de aluno (student paper) na International Conference on Discovery Science. O trabalho apresentado foi realizado sob orientação dos Professores Luís Torgo (FEP) e Joaquim Pinto da Costa (FCUP).

Saliente-se que ambos os alunos são Licenciados em Ciência de Computadores pela FCUP. Pedro Pereira é Mestre em Informática pelo DCC/FCUP.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora