• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Warrior

Olimpíadas Nacionais de Informática 2007

127 mensagens neste tópico

Estava a olhar para o problemas. Aquilo é para fazer em quanto tempo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Quem pode participar?

Podem participar todos os jovens nascidos após 30 de Junho de 1987 e que no ano lectivo 2006-2007 frequentem o ensino básico, secundário ou equivalente. Para mais informações consulta o regulamento.

convém dizer que estudantes universitários não podem participar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois eu vi. Mas também já não sou estudante lol.

Foi só curiosidade, para avaliar o grau de dificuldade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

4 horas, se não me engano.

Os problemas normalmente são fáceis de resolver por brute force, difíceis de resolver eficientemente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Claro que vou participar, apesar de não dominar C... :biggrin:

Ainda tenho alguns meses para treinar! :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ainda vou pensar no assunto, mas se calhar não.

As da Física já me vão ocupar muito tempo, coisa que cada vez tenho menos, o que só me leva a deixar projectos para trás.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não há Python??

Agora a sério, deixem lá os concursos e vão programar ou escrever algo mais útil... (não é volleyballmaster?)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não há Python??

Agora a sério, deixem lá os concursos e vão programar ou escrever algo mais útil... (não é volleyballmaster?)

Se houvesse Python era porreiro! :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não há Python??

Lá estás tu,

Tens de reconhecer que uma possível particição em qualquer tipo de olímpiadas internacionais tem o seu peso no currículo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então se se conquistar uma medalhita.. (primeira metade) uiui..

Deve ter tanto peso como uma licenciatura..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

vbmaster: Sinceramente não sei que noção poderá ter esse peso, mas acho que o tempo que se perderia com isso, poderia ser aplicado em coisas que também pudessem ter o mesmo peso ou mais.

Agora tanto peso como uma licenciatura? Isso deverá ser para quem nunca fez uma licenciatura. Sinceramente, entre escolher alguém com uma licenciatura ou alguém com uma medalha num concurso, não é comparável uma coisa com a outra. Um concurso é relativo a um determinado tipo de problemas, bastante específico, e com limite de tempo, sendo as classificações dadas por comparação. Uma licenciatura são 5 anos (normalmente) de todo o tipo de informação, muita que muitas vezes até pensamos que não precisamos. Agora comparar uma medalha num concurso a uma licenciatura...

Espero bem que ninguém esteja a apostar a sua carreira futura num concurso como este, provavelmente passariam melhor o tempo a estudar Português, Química, Matemática, Física, etc...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

lol, claro que não substitui uma Licensiatura, apenas sublinha à empresa que te está a contratar, caso já tenhas um curso tirado, que és mesmo um mestre no assunto, ou pelo menos de confiança. Porque há muitas maneiras de se tirar licensiaturas... estas provas revelam empenho dos alunos, pois é preciso muito para se conseguir algo internacionalmente.

E sabes bem que o projecto de um simples aluno do secundário é díficil de ser reconhecido ao ponto de ter peso num currículo. Mas vou-me calar, que pode ser que um dia o facto de estar ligado à revista programar faça o currículo pesar mais umas gramas... :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Claro que vocês não devem deixar os estudos de lado, mas aconselho-vos a participar nesses concursos... aprendem bastante... e depois é sempre bom ter alguma prática para quem quer entrar  em cursos onde se programa bastante como aqui na FCUP ou UNL... que normalmente são sempre as melhores equipas nacionais em torneios universitários...Participem!!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podem sempre tentar resolver os problemas que estão lá. Não precisam de participar. Já é alguma coisa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou a pensar seriamente...Sei que não tenho muitas muitas hipóteses mas com algum treininho até lá e vale tb pela experiencia de lá...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tem muito mais peso do que imaginam.

Institutos como o MIT dão bolsas a alunos que queiram ir estudar para lá, conforme a sua qualidade. Se virem uma medalhita de ouro, por exemplo (+-25 participantes recebem medalha de ouro numas olimpíadas internacionais), têm as portas abertas.

E quem diz o MIT diz muitas empresas.

Ainda tenho aqui em casa o texto do líder búlgaro a dizer que o facto de ter ganho 2 medalhas nas IOI foi a única hipótese que teve de sair da Bulgária, ir estudar para o estrangeiro, e estar a trabalhar em NY.

Claro que ninguém aposta o futuro todo num concurso, mas quando se junta o útil ao agradável, se ganha uns prémiozitos, e ainda se tem uma hipótese destas..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estão abertas as inscrições para as ONI

http://www.dcc.fc.up.pt/oni/2007/index.cgi?page=inscricoes

Quem se inscrever diga aqui. :P

Obrigado pela informação, Warrior.

Já me inscrevi, apesar de ainda não ter dado um professor responsável, mas espero tratar disso amanhã. ;)

Olha que à escolas que apresentam uma grande reluntância em permitir que os seus estudantes ganhem prémios.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em último caso não é necessário um professor responsável.

Quem estiver nessa situação que envie um mail para o Pedro Ribeiro que ele resolve (ou procura resolver) o problema.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em último caso não é necessário um professor responsável.

Quem estiver nessa situação que envie um mail para o Pedro Ribeiro que ele resolve (ou procura resolver) o problema.

Isso era melhor para mim. Não quero pedir a nenhum professor meu, além disso nem sou da área de informática. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Há casos desses. Pede a um professor teu. É praticamente só dar os dados dele.. Mas podes enviar o mail de qualquer forma.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Há casos desses. Pede a um professor teu. É praticamente só dar os dados dele.. Mas podes enviar o mail de qualquer forma.

O Pedro Ribeiro já me tinha contactado, mas por alguma razão foram para à secção de SPAM... obrigado pelas dicas. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Pedro Guerreiro já me tinha contactado, mas por alguma razão foram para à secção de SPAM... obrigado pelas dicas. ;)

Já agora, quem te contactou foi o Pedro Ribeiro (eu) e não o Pedro Guerreiro  :P Mas ambos estamos envolvidos na organização das ONI e fazemos parte do júri.

Reparei neste tópico, pois está a fornecer visitantes ao site das ONI  :biggrin:. Qualquer dúvida que tenham, é só dizer, que terei todo o prazer em esclarecer, se tal for possível.

Cumprimentos algorítmicos a todos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora